[Dicas] Como aprender a ler?


Estou criando essa nova pagina para dá dicas a escritores.
Logo quando comecei a escrever, escrevia sem rumo. Não sabia como funcionava o processo editorial, nem dicas preciosas e nem truques de narração. Vários sites/blogs dão dicas, dicas boas, mas quero ajudar o máximo possível.


Hoje, posso me considerar alguém que detém de certo conhecimento, não conheço tudo, mas conheço muito mais do que a uns meses atrás. Esse conhecimento foi lendo, pesquisando e lendo novamente.

A primeira postagem é como aprender a ler.

No Brasil, somos acostumados a não gostar de ler. Não quero entrar nos motivos políticos, que infelizmente, estão presentes. Desde muito jovem, as escolas nos fazem ver a leitura como algo chato e entediante. Forçam o aluno a ler um livro, que durante anos nem praticam a leitura. Claro, existem suas exceções, mas são raras. Por isso que trago essas dicas. Dicas que, na minha opinião, são fundamentais. Mas devemos por em mente que lemos o tempo todo: quando estamos em uma rua e queremos saber o nome dela, quando pegamos um onibus e quando fazemos provas.

Para que lemos? Somente para sonhar com vampiros e anjos? Não! Lemos para conhecermos, seja um mundo irreal a teses cientificas. Só é um leitor assumido que ler livro da Meg Cabot, Paula Pimenta e Nicholas Sparks? Não. Os livros têm gostos para todos! Os que gostam de ficção, romance, história, ciência, geografia, aventura, ação e tantos outros. Escolha seu tema e vão aparecer vários livros. Escolha o que mais lhe chamar a atenção.

Para quem não tem o habito de leitura, de livros, deve escolher um livro mais fino. Pois livros grossos despertaram preguiça no leitor. Começando pelos mais finos, e quanto mais você estiver conectado com gênero, maior a quantidade de paginas para ser lidas.

Começou um livro fino, mas mesmo assim não pegou o hábito de leitura? Os temas que gostamos nem sempre são para serem lidos. Procure tentar fazer isso com outros temas.

Lendo muito?

Cris, já estou lendo muito, mas estou afim de escrever, em ajuda? Claro, mas só nos próximos posts.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Creio muito que você está certicima no caso dos leitores Brasileiros... Eu era um deles para ser correta comigo mega, eu assumo que eu achava que os livros era uma perda de tempo e que eles não pensavam nas árvores que morriam sobre os livros... Minha opinião mudou sobre os livros mais sobre as árvores NÃO!

    Graças a minha professora de Protuguês eu começei a ler...

    Primeiro livro? House of Night "Marcada" viciei... (Risos)

    Me acostumei mais com a leitura de ficção, Românce, ação, aventura e sobrenaturais (estranho né?).

    E agora estou escrevendo um livro sobre todos esses aspécto.

    Cris você despertou meu passado mais sombrio sobre os livro... Mais também fez me lembrar se não fosse a minha Profº eu nunca iria apoiar os livros.

    Cris deu uma vontade de dizer: Você tem um maravilhoso talento para ser uma escritora das mais boas!

    Eu amei a forma que você foi bem realista sobre os dias de hoje... Não sei mais nada a dizer sobre o seu "Meme".

    Ele foi maravilhoso!!!!

    ResponderExcluir
  3. Stefani,
    Fico feliz que voce passou a ter o habito de leitura.
    Realmente, a realidade dos brasileiros, com relaçao a leitura, é feia.
    Já li Marcada e adoro!!!
    Adoro livros de ficção, Românce, ação, aventura e sobrenaturais.
    Lhe apoio no seu livro! Sempre pode contar com minha ajuda.
    Não sei que lhe dizer. Espero ter o talento que voce diz, mas só os leitores podem dizer.
    Fico feliz que tenha gostado da postagem!

    ResponderExcluir
  4. Cris!
    Gosto muito de todas as dicas que dá, é importante ajudar a quem gosta de escrver e não sabe o caminho das pedras...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Cris!
    Estou gostando muito de suas dicas.
    Sabe, eu descobri o maravilhoso mundo da leitura há um ano.
    Antes eu nem tocava nos livros aqui de casa.
    E agora????
    Bem... Eu vivo com um livro na mão.
    E estou até escrevendo Fanfics. Isso deve ser o começo néah!
    Bjus

    ResponderExcluir

Antes de comentar:

Adoraria saber a sua opinião, então não deixe de expor sobre o post! Mesmo querendo muito saber da sua opinião, os comentários precisam ser aprovados, para evitar comentários ofensivos e desrespeitosos.
E peço também que não peça parceria nem divulgue explicitamente o seu blog, pois temos o formulário de contato que serve para tudo isso.
E se você tem um blog, coloca um link para que eu possa visitar e deixar um comentário, mas nem sempre será possível, porém tentarei ao máximo.

Então, agora, deixe-me ouvir você :)

Perfil Perfil Image Map

 
Copyright © 2016 | Junto com Cris Lima | Layout e codificação por Cris Lima | Hospedado pelo Blogger