[Dicas] Como escrever um livro de ficção



Quebrei minha cabeça para selecionar as dicas mais importantes. Escrever não é uma tarefa fácil, somente dou dicas, mas não posso “ensinar”. Por isso que demorei a postar essa postagem.

O que é ficção?


Algo criando da mente humana, seja diálogos, cenas, seres, mundos, personagens, enfim, o que vier a cabeça.

Tipos de Ficção

Acredito ser o gênero de livro que mais vende no mundo. Têm varias subclassificações. Classifico da seguinte maneira: Romance, Literatura Fantástica (juntamente como suas subdivisões), Ficção Cientifica, Chick Lit... Considero todas elas como ficção, porem cada uma usa o cria sua característica, mas não deixa de ser algo criado, por mais que seja baseado em fatos reais.

Qual a diferença de escrever um livro “real” para um de ficção?

Algumas pessoas acham difícil escrever ficção; outras discordam. A ficção exige mais organização. Assim como na postagem de como começar a escrever, temos que nos preparar. Ficção exige que o autor passe verdade no que escreve, como se fosse real, fazendo o leitor imaginar a cena assim como ele.
Quer criar outro mundo? Imaginei-o, dê vida, primeiro. E por assim vai.
Exemplo:
O escritor quer criar um mundo distante, onde tenham criaturas horrendas.
Desenhe (mesmo que você não saiba, pois o que importa é você entender o desenho) a cidade, alguns pontos importante, ruas, quadras, casa, floresta... Tudo que ela tenha. Quando você for escrever, dificilmente, irá se perder. No me caso não desenhei, usei o mapa de NY hehehe.
Então, a diferença nada mais é que a organização. Um livro com lugares, fatos, seres real não pedi tamanha imaginação. A ficção pede, mas lhe dá assas para imaginar, criar e voar.

Espero que tenha ajuda de alguma fora. Alguma duvida? Basta comentar ou preencher o formulário de contato ou me mandar um email. ^^

Próxima postagem:
1ª ou 3ª pessoas?

38 comentários:

  1. Nossa!!! Uma das maneira que eu encorporo o meu personagem: é desenhando e criar um outro mundo que está perto da nossa realidade!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse post com dicas para escritores! Eu também costumo fazer um esboço primeiro com algumas características dos persoagens e dos locais onde a história vai se passar.
    Vou aguardar os próximos posts com mais dicas!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  3. Importante as dicas ofertadas, principalmente para quem pensa em escrever um livro.
    Obrigada!
    cheirinhos
    Ruddy

    ResponderExcluir
  4. Gostei das dicas. Estou escrevendo e não consigo passar para o papel tudo o que tenho em mente, mais vou desenhar rsrs acho que vai dar certo :)

    ResponderExcluir
  5. jovem voçê acha que um livro de ficção vai te ajudar a ter uma visão diferenciada do mundo contemporâneo? eu penso que irá a te ajudar a ser cada vez mais alienado(a).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os realmente alienados são aqueles que não conseguem pensar "Fora da caixa", como o camarada acima. A ficção nada mais é do que um reflexo da mente humana, remete o leitor ao interior do autor e nos dá um vislumbre de como ele vê o mundo e o absorve. Quem lê "A metamorfose" de Kafka e acha que conta apenas a história de um homem que se transformou em um inseto, na realidade não está lendo um livro, apenas está o decodificando. Essa é a diferença entre um leitor e um analfabeto funcional.

      Excluir
  6. Eu adoro ler ficção!!
    Ah, veleu pelas dicas...Vou tentar me 'alienar' um pouco mais imaginando meu livro. (meus desenhos são pessimos)
    bjus, estou adorando o site.

    ResponderExcluir
  7. Oi sou escritor. Estou no inicio de tudo. Estou escrevendo o meu primeiro livro. Gostei do seu post. Minha historia é de ficção. Já estou acabando. Que pena que demora para editar.
    Tenho um blog também. É www.wictorpa.blospot.com

    ResponderExcluir
  8. A pessoa anônima que escreveu sobre a alienação possivelmente nunca considerou escrever um livro. Isso fica mais claro quando ele escreve você com ç.
    Acredito que todos os gêneros da literatura são importantes, pois atraem leitores que, por sua vez, passam a ler mais.

    ResponderExcluir
  9. Olá,queria receber dicas de como escrever um livro como Eragon (com lutas de espadas,seres magnificos,essas paradas kkk,)sou considerada uma otima escritora pela minha professora de redação e amooo ler!)Dicas por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Estrelada eu quero te dar umas dicas : antes de você começar a escrever esse livro de ficção meio medieval leia mais livros sobre esse gênero literário , isso tlvez lhe ajude mais nesse seu livro , não esqueça de detalhar os lugares e personagens e outra pense e repense na história . Se não der um pouco de preguiça escreva primeiro no papel , de pois passe para o computador . DICA DE LIVRO : Rangers ,ordem dos arqueiros

      Excluir
  10. Eu escrevo ficção fantasia e estava querendo passar a escrever ficção cientifica.Obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
  11. vlw me ajudou muito eu vou começar a fazer meu primeiro livro, uma pergunta se eu quizer só escrever sem desenhar eu posso tambem

    ResponderExcluir
  12. De fato, mesmo a mais fantasiosa das histórias precisa "parecer" real, concreta, paupável, para poder passar verossimilhança e vender.

    Sem isso, a história fica fraca, mal embasada, parecendo não ter nexo ou sentido algum!

    Isso é bastante comum entre iniciantes, especialmente de contos fantásticos, e é um mal que precisa ser evitado.

    Mas aí é com prática, prática e mais prática.

    Sucesso para o seu site, Cris!!

    ResponderExcluir
  13. Olá Cris, teu blog é sensacional, sou escritor desde os quinze anos, já tenho quase trinta livros publicados pelo clube de autores, são livros de humor, romances, que falam sobre o meio ambiente, criticas sociais e crônicas, visite o meu blog para conhecer: http://www.deocleciohc.blogspot.com, é uma pena que escrever no Brasil é dificil, as pessoas pregam a cultura da ignorância, o que prejudica toda a nação, mas um dia nós chegaremos lá, mostrando para todos o nosso pensamento.
    Parabéns pelo blog.
    Abraço.

    Clécio

    ResponderExcluir
  14. Hummm ajudo muito sabe eu vou escrever um livro de ficçao mas nao estava conseguindo colocar tudo em ordem pq ja me veio varias historias e elas se misturam e eu fico confuso, agora com essa de desenhar, entao acho q fica mais facil.

    ResponderExcluir
  15. Muito obrigada! Estou ansiosa para colocar tudo em prática (=
    hehe Amei tudo, muito útil.

    ResponderExcluir
  16. muuito essa postagem eu quero criar uma ficção ecolocar em um livro mas tenho problemas pra começar o livro,essa aparentemente é mminha maior dificuldade,como vc faz.

    ResponderExcluir
  17. gostei muito da dica :)
    e o que vc me diz quanto à criação de nomes de personagens? estou tendo dificuldade para isso. Já pesquisei e tal, mas não encaixa na personalidade do meu protagonista.

    ResponderExcluir
  18. Cris, estou tendo uma dúvida e acho que você pode me ajudar. Tenho escrito vários livros, nos quais eu mesclo um mundo de ficção com o mundo real. Necessito agora publicá-los. Porém tenho dúvidas em que categoria eles se enquandram. Ora acho que é ficção científica, ora realidade fantástica. Alguem me disse que é romance. A ficção se enquadra no romance? Minhas histórias retratam uma ficção possível de se tornar realidade. Seria místico, esotérico? Obrigado antecipadamente.
    Gilmar

    ResponderExcluir
  19. Olá Cris sou uma garota de 12 anos quero começar a fazer meu primeiro livro, que séra de ficção mas não sei nem por onde começar séra que você poderia colocar m,ais dicas?
    Beijos
    Karina

    ResponderExcluir
  20. Oi, meu nome é Letícia e tenho 12 anos.Começarei a escrever um livro de ficção sobre um menino que pode ver uma fantasma.Tenho todas as ideias na cabeça mas falta colocar no papel.Meus personagens são mais velhos que eu um pouco e o livro fala muito da vida do menino.Você poderia me dar algumas dicas da vida de alguém que está no 8º ano e tem 13 anos?
    Agradeço muito

    ResponderExcluir
  21. Olá, eu tenho 12 anos e vou fazer um livro sobre um menino que pode ver uma fantasma.O meu problema é que meus personagens tem 13/14 anos e o livro vai falar muito da vida do menino.Você poderia me dar algumas dicas?
    Agradeço a atenção,
    Letícia

    ResponderExcluir
  22. Eu já tive varias ideias. Um vilarejo com um segredo, depois eu pensei em uam historia com elementos (fogo,terra, agua e ar), depois sobre um menino que é acusado de matar um vampiro e acaba indo para uma prisao para vampiro muito perigosos chamada de TriStar. Agora estou tentando escrever uma historia com o mesmo assunto dos livros de Percy Jackson e os olimpianos. Mas parece que eu nunca me interesso pelo que eu escrevo e mudo de historia.

    ResponderExcluir
  23. Eu adorei as dicas, eu estou tentando escrever um livro de ficção mas não consigo colocar as coisas que estão na minha mente no Papel , não sei por que, mas sempre acho que esta tudo errado, que ninguém ira conseguir entender a história, eu já estou na página 170 eu mostrei essas páginas para alguns familiares mas acho que eles não gostaram, Eu irei criar um site quando ele estiver pronto e colocar ele Online e asso, que eu coloca-lo Online eu venho aqui e coloco o Site para você ver se ele esta bom . Obrigada por ler isto que eu escrevi espero que goste do livro quando ele estiver Pronto.
    Assinado: Vitoria Santos.

    ResponderExcluir
  24. ESTOU ESCREVENDO UM LIVRO E UM DOS PERSONAGENS(O PRINCIPAL) BASEIME EM MIM MESMO. JÁ HOUVI VARIAS CRITICAS QUE DEVO ESCREVER ALGO BASEADO EM UMA HGISTÓRIA REAL. MAS EU ME SINTO FELIS COM O MEU MUNDO. ESTOU EM CASA NELE. E OS PERSONAGENS-PARA MIM- SÃO TODOS REAIS.

    ResponderExcluir
  25. Nossa! Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  26. adorei o post e queria algumas dicas para romance ok?

    ResponderExcluir
  27. Adorei. Sempre pensei em escrever um livro, mas nunca tive ideias para. Por favor, agora que estou com várias ideias na cabeça, esperem pelo meu livro A Verdade Após a Guerra. Bjos, Kathelyn.

    ResponderExcluir
  28. Adorei tambem, tenho 13 anos e eu sepre pensei em escrever um livro de fantasia e ficção adora ler ainda mais livros de orcs, elfos, fadas e tudo mais amei o site

    ResponderExcluir
  29. vlw.. vou começar a organizar minhas ideias... quero criar um mundo q nem o Rick Riordan criou... ele me faz acreditar no que ele escreve... eh o máximo, suas dicas vão ser de grande ajuda, Obrigado

    ResponderExcluir
  30. haha somais o C.S. Lewis e o Ruel Tolkien!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  31. Oi , gostei da dica, escrevi um livro do genero religioso, mas agora estou com umas idéias que entendo ser ótima de genero ficção. já tenho até o título do livor e alguma detalhes . mas me empaque.
    Olhando seu blog percebi o que realmente faltava: dar vida ao senário para ser tornar "real", isso abriu minhas idéias.
    Olha gostei muito , parabéns  e obrigado.

    ResponderExcluir
  32. Eu gostei muito dessa postagem, já erá algo que eu fazia porque eu trabalho com desenhos e estou tentando escrever um livro só que eu acho mais fácil desenhar ai sempre faço desenho pra aguçar minha criatividade mas parabéns com sua dica agora sei que estou indo no caminho certo.

    ResponderExcluir
  33.  "CRIS" adorei suas dicas, estou pensando escrever um livro!! Gostei do seu post..Vou começar ,espero que dê tudo certo!!! Até a proxima.

    ResponderExcluir
  34. achei muito legal essas dicas ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii de +

    ResponderExcluir
  35. Eu escrevo ficção por natureza.Minha história se passa no futuro em um planeta habitado por seres humanos que podem controlar os quatros elementos com dons que herdaram dos pais ou as máquinas com a sua tecnopatia.É sobre uma garota que depois da morte do pai precisa vir a Terra para encontrar o irmão que fugiu pra cá e é ajudada por dois garotos.Mas ela descobre que terá de vencer um mau ancestral a terrível Morgana que tem uma aliança com o rei do submundo vestroniano e pode transformar simples mortais do bem em criaturas horríveis que trazem mau ao mundo.

    ResponderExcluir

Antes de comentar:

Adoraria saber a sua opinião, então não deixe de expor sobre o post! Mesmo querendo muito saber da sua opinião, os comentários precisam ser aprovados, para evitar comentários ofensivos e desrespeitosos.
E peço também que não peça parceria nem divulgue explicitamente o seu blog, pois temos o formulário de contato que serve para tudo isso.
E se você tem um blog, coloca um link para que eu possa visitar e deixar um comentário, mas nem sempre será possível, porém tentarei ao máximo.

Então, agora, deixe-me ouvir você :)

Perfil Perfil Image Map

 
Copyright © 2016 | Junto com Cris Lima | Layout e codificação por Cris Lima | Hospedado pelo Blogger