[Dicas] Como escrever um livro – Preparação



Primeiro passou ler muito. Quando você ler um livro, seja qual for o gênero, você aprende muito. Têm certos truques que você só pega com a leitura.

Você, autor, antes de escrever tem uns passos a seguir, tais como:

Escolher o tema do seu livro, forma de narração e outras obras do tema;



Pesquisar tudo que necessita. Logicamente, enquanto escrever pesquisas iram surgir, mas são pesquisas especificas, ou seja, nada como cidade onde a historia se passa e entre outros. No caso do local ser fictício, deve-se estruturar antes de escrever;

Estruture os personagens, ou seja, crie os perfis deles. Escreva o perfil de cada, podendo conter: nome completo, nome dos pais, altura, características físicas e pessoas, enfim, tudo o que você achar necessário. Mas para que tudo isso? É normal, principalmente em historias com vários personagens, esquecer de algumas coisas. Quando outros personagens vão surgindo, vai criando outros perfis;

Aprender, pelo menos o necessário, da gramática. Eu não estou livre de erros de português, mas também sei escrever, acredito, bem. Pesquise regar, conceitos e truques, assim ao longo da historia você não precisará voltar para concertar as coisas.

E a vírgula?

A vírgula é para simbolizar a pausa. A vírgula muda com o narrador, pois cada um quer dar um sentido no texto. A vírgula em um local errado pode perder todo o sentido da frase.
Vejam as dicas dessa postagem para o uso da vírgula.

http://www.mundoeducacao.com.br/gramatica/uso-virgula.htm

E o ponto-e-vírgula?

http://www.mundovestibular.com.br/articles/106/1/QUANDO-SE-UTILIZA-O-PONTO-E-VIRGULA/Paacutegina1.html

Espero que tenha ajudado vocês, de alguma forma, mesmo que seja pequena.

Próxima postagem será sobre como escrever um livro de ficção.

17 comentários:

  1. Adorei as dicas que divulgou aqui no seu blog Cris!! Achei super bacana a sua ideia de colocar informações a respeito da preparação de um livro. Realmente antes mesmo de pensar em um título, coisa que só penso depois, eu já me foco na descrição e características dos personagens e ambiente onde a história vai se passar.]
    Tenha um ótimo final de semana.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem? Sou do blog Menina Fofoqueira. Somos blogs parceiros na lista 5 do booktour da Underworld!
    To passando em todos os blogs da lista 5 e to dando um oi e seguindo. "Oi" hehehe, você é de qual estado? cidade?
    Sou de Salvador BA,
    beijinhos
    Emile Brito;)

    ResponderExcluir
  3. Oie Cris!!!
    Td legal!???
    Bem, sou Dani, estamos no mesmo grupo do book tour da Underworld e tô passando por aí e conhecendo os outros blogs...
    Adorei o post! Bastante necessário!!!

    Beijos^^
    Daniii
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
  4. Sou Renata, do blog Tecer Girassois. Estamos todos do grupo 5 iniciando a nossa viagem aos blogs parceiros.
    Estamos muito contentes com esta ação da Editora Underworld. Um Tour Literário.
    Gostei muito sobre a sua abordagem acerca de produção literária, dicas para escrever um livro. Eu atualmente preciso tb de dicas de como abordar as editoras para conseguir que o livro seja publicado.
    Pretendo visitar-lhe mais.
    Abraços
    Aguardo sua visita.
    Renata
    www.tecergirassois.blogspot.com
    @replithgirassol
    tecergirassois@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Jéssica!

    Estamos no mesmo grupo do Book Tour da Underworld! Muito legall!

    =***
    It Cultura

    ResponderExcluir
  6. oi! -q
    to vendo que todos Book Tour da Underworld passaram aqui tbm.. tbm sou do seu mesmo grupo *o*
    adoreeei seu blog. podemos ser parceiras e tal, oque acha? *-*
    qualquer coisa meu email; laryssa.pink1@hotmail.com
    ja estou te seguindo, quero sua vizita tbm ein. beijinhos :*
    http://addictiveworld.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. OI!
    Agora q eu vi q estamos em dois book tour juntas então vi fazer uma visita. Já estou seguindo!

    Bjo
    Pri
    Entre Fatos e Livros
    http://fatoselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Cris!
    Vim devolver sua gentileza!
    Seu blog é lindo! Já estou seguindo! *-*
    Super Beijo!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Vim visitar seu blog, estamos no Book Tour da Underworld. Já estou seguindo!
    Beijos

    http://kellenbaesso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Acho super bacana ver dicas assim para quem um dia pretende escrever um livro, eu fico na parte so LER mesmo, mas quantos mais livros forem escritos melhor para pessoas como eu \o/
    beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oie !

    Tem selinhos pra você lá no blog !

    Beijos
    http://amandatavora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei as dicas, principalmente porque eu morro de vontade de escrever um livro um dia, a criatividade eu sei que eu tenho!
    Beijos ;*
    http://lalalajustme.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oii Cris, estamos ambas participando do Book Tour da Bianca Briones! Eu vou te enviar o livro, beijocas :*

    http://myevery-thing.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oie !

    Tem mais selinho para você lá no blog (:

    Beijos
    http://amandatavora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Aeew Cris. Aqui estou eu para comentar sobre esse, lindo e sério, post.

    Sim, ele é sério, pois: Ele vem abordando uma das coisas que muitos escritores têm e não tem em mente. Como assim?
    Muitos dos escritores lêem frequentemente para assim poder melhor descreve seus personagens, monta seus cenários, e ter uma boa estruturação de sua gramática, antes mesmo de começar escrever à sua história. Entretanto, tem muitos que não se preocupam com isso, eles apenas vêem seus livros como algo APENAS comercial, uma coisa que dará dinheiro (Quando era para eles vêem os livros como Filhos ou até mesmo parte deles pelo carinho entregue na hora da escrita). Creio que hoje no Brasil, que por sinal ainda é um dos Países que pouco se ler, vem crescendo muito em termos de livros bem escritos.

    Maaaaas, eu ainda costumo dizer que em nosso País, os escritores não escrevem o que queremos ler e sim o que eles querem que nós leiamos. Porém, vejo uma melhor significante desde a parte dos escritores que finalmente abriram suas mentes e escrevem sobre temas que gostamos de ler aos leitores que parecem que pouco a pouco estão quebrando esse Tabu: “Não devemos ler livros Brasileiros. Ora bolas”. E sabe por que isso? O Brasil é um país que exige muito de seus livros. Pois querem sempre o livro rebuscado demais, isso causa uma canseira no leitor que nem um professor veria aquele livro como algo gosto de ler. Uma leitura rebuscada causa certo enjôo em quem está lendo-o. Se pegar um livro de fora, os livros são gostosos de ler, são livros, pelo menos alguns, que vêm com uma linguagem simples, divertida e que nos prende à leitura.

    Então “queridos escritores do Brasil” vemos procurar antes de começar a escrever um livro. Ler. Ler. Ler. Ler e cima disso procurar sempre nos atualizar, como disse a Cris, em nossa gramática, porém, mantendo uma linguagem SIMPLES ao texto. SOMOS LEITORES E NÃO CRÍTICOS LITERÁRIOS E MUITO MENOS PROFESSORES DE PORTUGUÊS OU REDAÇÃO! Pensem nisso!

    Quanto à citação acima sobre os escritores que vêem seus livros apenas algo comercial, digo: Não esqueçam. Mesmo sendo livros, só vende aquilo que é bom; Então se você não ler, não tem uma boa gramática, logo, seu livro não será comercializado nem pelos seus Pais."

    Parabéns pelo Post love.
    Beijokas,
    Lucas Borges!

    ResponderExcluir


  16. Cris. Adoro o seu blog. Amei a postagem: “escrevendo um
    livro – preparação”. Gostaria que depois você falasse algumas dicas sobre como
    continuar motivado na hora de escrever. Eu, por exemplo, estou escrevendo um
    livro mas chega determinado momento em que estou com ideias mas não tenho
    vontade (ou motivação) para colocá-las no papel. Então, o que deveria fazer?


    ResponderExcluir
  17. Francisco, o que lhe aconselho é parar o projeto por um tempo. Descanse a mente, faça outras coisas e escreva sobre coisas diferentes. Isso vai lhe ajudar bastante.
    Só não vale escrever por obrigação, sem motivação, não é?
    Pausando o projeto por um tempo você terá a mente aberta, a história vai crescendo em sua criatividade, e no final das contas você sentirá falta de escrever.
    Bloqueios de criatividade e motivação são horríveis no começo, mas no final lhe dão uma motivação a mais.
    Espero que tenha lhe ajudado.
    Sinta-se a vontade para retornar e retirar suas dúvidas, caso eu saiba como ajudá-lo.

    ResponderExcluir

Antes de comentar:

Adoraria saber a sua opinião, então não deixe de expor sobre o post! Mesmo querendo muito saber da sua opinião, os comentários precisam ser aprovados, para evitar comentários ofensivos e desrespeitosos.
E peço também que não peça parceria nem divulgue explicitamente o seu blog, pois temos o formulário de contato que serve para tudo isso.
E se você tem um blog, coloca um link para que eu possa visitar e deixar um comentário, mas nem sempre será possível, porém tentarei ao máximo.

Então, agora, deixe-me ouvir você :)

Perfil Perfil Image Map

 
Copyright © 2016 | Junto com Cris Lima | Layout e codificação por Cris Lima | Hospedado pelo Blogger