[Dicas] – 1ª ou 3ª pessoa?


Já vi algumas pessoas de perguntando, até mesmo comentando, da dificuldade de narrar uma historia em 1ª pessoa. Como escrevo nas duas, vou explicar todo o processo.


É verdade que 3ª pessoa é mais fácil, pelo menos para escritores iniciantes. No meu caso, escrevi logo na 1ª pessoa. Complicado? Muito! Mas foi um aprendizado. OBS: Tenho medo do que escrevi! A qualidade está terrível... hehehe

Mas qual o motivo dessa dificuldade?


É muito simples, e pode ser explicado com o seguinte ditado popular:
“Quem está de fora da situação consegui entender melhor quem está dentro!” Quem nunca ouviu isso? É justamente isso. Quando escrevemos em 1ª pessoa nos conectamos muito com o personagem, o que dificulta nossa visão das coisas. Quem descreveria um fato que ocorreu com você da mesma forma que um livro? Eu não; simplificaria o máximo possível e nem daria tanta importância as descrições. Então, acabamos travando em algumas vezes.

Então, me sugere escrever em 3ª pessoa?


Depende de cada um, de sua forma de escrever e de enxergar as cenas. Mas indico escrever em 1ª pessoa porque você terá somente desafio, na maioria dos casos. Porém, também, podemos começar pela 3ª, mas terá mais um desafio a seguir: escrever em 1ª.

Como eu faço para escrever em 1ª pessoa?


Imaginação e organização são tudo para a criação de um livro! Eu procuro imaginar a cena como um narrador observador logo depois modifico para narrador participante da historia. Essa é somente uma das varias soluções, pois existem muito mais.

Essa é a ultima postagem sobre dicas. A próxima postagem será sobre como fazer uma sinopse.

4 comentários:

  1. No meu caso, eu comecei com a 1º pessoal...
    Foi meio que complicado entlepleta a personagem protagonista, que tinha uma realidade completamente diferendo do dia a dia, ela é confusa, decidida, emotiva, fala sem pensa e logo vê que falo besteira se arrependendo logo em seguida... Foi um pouco complicado o rumo da história com relação ao pensamento da protagonista. O que avia facilitado muito, foi por ser do sexo feminino.
    Bem que eu queria falar o mesmo do 2º patagonista da história... Foi mega, ultra, difícil de trabalhar a forma que ele: pesava, agia, sentia e falava. Por esse personagem ser do sexo oposto (masculino),foi um desafio que está sendo quebrado a cada capitulo!

    PS: Cris, adorei a dica, que alias eu já sigo a muito tempo... Já não vejo a hora do próximo: "Como fazer uma sinopse"...(que é a segunda coisa, que está faltando no meu livro).

    Bjsss...


    Stefani E
    Mundo da Leitura ML

    ResponderExcluir
  2. Quem com Stefani!
    É muito legal quando começamos pelo mais complicado, se conseguimos um bom resultado ai, provavelmente, nos passos anteriores não serão diferentes. Como eu disse, escrever um livro pedi, implora, exige, manda por organização e preparo. Em compensação, nada é tal prazeroso como criar outras realidade, diferente ou não da sua.
    Pode deixar.. essa postagem já está sendo muito bem elaborada. Talvez seja a mais importante,e complicada.

    ResponderExcluir
  3. Eu particularmente prefiro a escrita em 3° pessoa, pois foi com a mesma que eu comecei...
    Penso que, pelo menos para mim, a escrita em 3° pessoa, ao qual o Narrador de todos os acontecidos passados e futuros, seja de mais fácil desenrolar. Mas quando se trata de um romance, creio eu que a escrita em 1° pessoa, possa fazer toda a diferença. Pois descrevemos melhor os sentimentos que queremos transmitir para o leitor (a).
    Atualmente escrevo um livro, Romance, em 1° pessoa. Confesso que no começo, tive que procurar algumas dicas com colegas meus escritores. Mas não é nenhum bicho de sete cabeças, afinal um bom escritor escreve tanto em 1° ou 3° pessoal. Assim como um bom cantor, canta em qualquer estilo musical.

    Abração, Cris.
    Lucas Borges – Série Lyra Skanderfiel

    ResponderExcluir
  4. Gostei das suas dicas e tenho uma duvida sou uma aspirante a escritora e comecei a pouco tempo no meu futuro livro a historia tem que ser contada em vários pontos de vista de personagens seria mais fácil contar em terceira pessoa?
    obs: No momento estou escrevendo em primeira.
    Obrigada pela atenção.
    Um grande abraço Nathalie.

    ResponderExcluir

Antes de comentar:

Adoraria saber a sua opinião, então não deixe de expor sobre o post! Mesmo querendo muito saber da sua opinião, os comentários precisam ser aprovados, para evitar comentários ofensivos e desrespeitosos.
E peço também que não peça parceria nem divulgue explicitamente o seu blog, pois temos o formulário de contato que serve para tudo isso.
E se você tem um blog, coloca um link para que eu possa visitar e deixar um comentário, mas nem sempre será possível, porém tentarei ao máximo.

Então, agora, deixe-me ouvir você :)

Perfil Perfil Image Map

 
Copyright © 2016 | Junto com Cris Lima | Layout e codificação por Cris Lima | Hospedado pelo Blogger