[Dicas] Como se apresentar para uma editora?

Como o processo de criação de um livro não é fácil, ainda temos o de conseguir uma editora. Essa, talvez, seja a parte mais complicada na realização do sonho do escritor. Se você tem um original em seu computador, apodrecendo em teias digitais, mesmo que um ótimo original, sem leitores ele não é nada.
Então, devido as minhas horas (digamos 25hs por dia) lendo sobre cada coisinha que uma editora requer na hora de aceitar um original, reproduzo a minha forma de pensar para vocês.

Antes de mais nada, devemos pensar nisso como uma entrevista de trabalho. Se erramos na primeira vez, é bem capaz de termos aquela impressão para os chefes para toda a vida. Então, temos que caprichar na primeira impressão. Mas como caprichar na primeira impressão com meu original? Na sinopse, onde o leitor terá o primeiro contato da historia do seu livro. Crie uma sinopse envolvente, instigante, que faça os leitores terem vontade de ler. Acreditem, até o avaliador dos textos precisa se prender a historia, pois quando a sinopse nos chama atenção, ler o livro na mesma empolgação é o esperado. E como sabem, o estado de humor de uma pessoa é um elemento fundamental para gerar uma opinião. Nada melhor do que deixar a todos se roendo para ler, não?

A revisão é outro ponto muito importante. Quando um livro está bem revisado – ressaltando que não falo de algo profissional, mas quanto menos erros tiverem, mais pontos positivos serão somados – passa a imagem de cuidado, carinho e dedicação a seu livro. E para alguém apostar em outra, antes temos que demonstrar que acreditamos em nós e amamos o que fazemos, amostramos. Só assim alguém fará o segundo passo, pois o primeiro é sua conta. Sendo assim, nada de abreviações de MSN, coloque o máximo de sinais necessários e frases sem sentidos.

Crie uma autobiografia curta, mas que passa as informações necessárias para deixar o leitor sabendo sobre quem é você.

Procure saber do perfil da editora. Muitas editoras seguem suas linhagens editorias, onde cada uma escolhe seu gênero. Escolha as que mais se enquadram no seu tipo de livro e manda o original!

Queridos, espero que tenha ajudado de alguma forma.

Próxima postagem:
Não consegui uma editora... e agora?

P.S Faça uma bela autobiografia. Infelizmente eu não sei falar de mim. Essa, com certeza, é a coisa mais complicado para mim na hora de me apresentar a uma editora.

6 comentários:

  1. Obrigado pela bela resumida, isso poderá me ajudar futuramente.
    Estou esperando a próxima postagem.

    Ralf
    meus-erros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Agora eu não sei mesmo, se isso é uma boa coisa ou uma má coisa, Cris... Pois o sonho de cada escritor é ter seu livro publicado, nê? Mas essa parte da Editora da um pouco de medo (um frio na barriga)!!!

    UI!

    Ps: Está cada vez mais de dificio de acompanhar o Blog, por falta do meu not:(

    Bjsss...Cris...

    Isso será realmente uma grande ajuda daqui a 2 ou 1 ano a frente.

    ResponderExcluir
  3. Preciso fazer essa autobiografia. E não faço ideia do faço? ;/

    ResponderExcluir
  4. :-bd Valeu!Me ajudou muito com meu projeto do livro,A CAVERNA!

    ResponderExcluir
  5. Você já apresentou algum original seu para alguma editora?

    ResponderExcluir
  6. Amanda, já tem um tempo que apresentei um original a duas editora. Foram épocas diferentes; na primeira eu não sabia como fazer e recebi um grande não, já na segunda, com todo conhecimento sobre como se apresentar, recebi um sim, mas neguei a proposta de publica por achar inviável. Até hoje, nunca mais me apresentei, esperando concluir meu novo livro.

    ResponderExcluir

Antes de comentar:

Adoraria saber a sua opinião, então não deixe de expor sobre o post! Mesmo querendo muito saber da sua opinião, os comentários precisam ser aprovados, para evitar comentários ofensivos e desrespeitosos.
E peço também que não peça parceria nem divulgue explicitamente o seu blog, pois temos o formulário de contato que serve para tudo isso.
E se você tem um blog, coloca um link para que eu possa visitar e deixar um comentário, mas nem sempre será possível, porém tentarei ao máximo.

Então, agora, deixe-me ouvir você :)

Perfil Perfil Image Map

 
Copyright © 2016 | Junto com Cris Lima | Layout e codificação por Cris Lima | Hospedado pelo Blogger