[Entrevista] Luciane Rangel

Podem me bater, pois tem meses que não faço uma entrevista. Já tem mil pessoas que falei que depois mandava a entrevista e isso se perpetua até hoje. Mais estou lutando para colocar a coluna ativada novamente. Então, quem eu deveria começar a entrevistar? Luciane Rangel, autora de Guardians, onde o volume 1 já foi resenhado no blog.

Vamos conferir?


1 – Quem é Luciane Rangel?

Bem, tenho 28 anos, moro no Rio de Janeiro (Baixada Fluminense), sou formada em Direito, mas não exerço. Fiz Magistério no Ensino Médio e trabalho como professora de Educação Infantil, além de cursar Letras - Português/Japonês na UERJ. E sou escritora, autora da saga Guardians, publicada pela Editora Lexia em 3 volumes.

2 – Em que momento resolveu ser escritora?

Na verdade, foi tudo ocorrendo aos poucos. Comecei escrevendo fanfics de anime, depois passei pras originais, sem qualquer pretensão de algum dia lançar um livro. Com o relativo sucesso de Guardians na internet, meus leitores me deram muito apoio e incentivo para transformar a história em livro, e foi aí que tudo ocorreu.

3 – Como surgiu a ideia para criação da triologia Guardians?

Na verdade, Guardians não foi feito pra ser trilogia, nem ao menos para ser um livro. Comecei a história apenas para postar na internet, com as ilustrações da minha amiga Ana Claudia. Postávamos os capítulos mensalmente em um blog e alguns sites e comunidades de fanfics. Não lembro exatamente como surgiu a história, acho difícil definir ao certo de onde vem uma inspiração. O enredo foi se construindo aos poucos.

4 – Algum personagem de Guardians foi inspirado em alguém? Foi difícil criá-los? (gente, os personagens são tão bem criados e tinha que perguntar.)

Sim! A Shermmie é uma "brincadeira" com minha amiga desenhista e leonina Ana Claudia Coelho. A Hikari também é uma pequena homenagem a outra amiga, minha primeira leitora (desde os tempos das fanfics) Karina (também "Kari-chan"). Os demais são todos puramente fictícios.

5 – Foi difícil conseguir uma editora para seus livros? Conte-nos como tudo aconteceu.


Quando decidi publicar, enviei o arquivo pra várias editoras por demanda, a procura da que oferecesse o melhor preço por um bom trabalho. Demorou um pouco, mas encontrei a Lexia, onde fui super bem tratada desde o início e correspondeu às minhas expectativas.

6 – Como anda a aceitação do público com sua história?

Graças a Deus, a aceitação vem sendo ótima. Acho que até rola um certo preconceito por parte de quem ainda não leu. Pela capa, muitos julgam se tratar de uma história infantil ou algo que só pode ser apreciado por fãs de mangá. Mas todos que leram, até o momento, elogiaram bastante. Guardians tem recebido ótimas resenhas em blogs literários, além de comentários empolgados dos leitores em geral, o que me deixa muito feliz.

7 – Qual importância que os blogs literários têm na literatura nacional?

Atualmente, tem uma importância quase vital junto a essa nova geração de leitores. Em especial para os autores independentes, como eu, que pagam para se publicar e não tem nenhuma outra mídia para divulgar seu trabalho.

8 – Pretende escrever mais alguma história? Se sim, pode nos adiantar do que se trata?

Se Deus quiser, pretendo escrever várias ainda rs. Estou trabalhando em um novo projeto, mas muito devagar devido à falta de tempo. No fim do ano, quando tiver férias na faculdade e no serviço, vou tentar me dedicar um pouco mais a isso. Espero conseguir publicar o novo livro ano que vem. Mas como nada é certo, acho que é meio cedo pra falar sobre isso. Vou guardar o mistério por mais um tempinho ainda rs.

9 – Vai estar na Bienal do Livro Bahia? Se sim, onde, dias e horários.

Sim, estarei! E estou muito feliz com a oportunidade de poder conversar pessoalmente com leitores da Bahia e, claro, conhecer ao menos um pouquinho desse estado que sempre fui louca para visitar (uma pena que não dará tempo de passear muito). Estarei nos dias 28, 29 e 30 no stand da editora Todas as Falas, que ficará dentro do stand da Secretaria de Cultura da Bahia. Estarei lá junto a outros autores do Selo Brasileiro: Ana Paula Bergamasco, Marcos Bulzara e Janaina Rico.

10 – Deixe um recado para terminar.

Agradeço a querida Cris pela entrevista e pelo apoio que sempre deu ao meu trabalho e aguardo o pessoal da Bahia lá na Bienal =) Beijos a todos!

Bem, gente, amei entrevistar a Luciane, por mais que sempre nos falamos pelo twitter (e olha que descobri coisas que nem sabia). Ela estará na Bienal da Bahia e passarei no stand para conhecê-la pessoalmente, além de comprar o resto da minha triologia.

7 comentários:

  1. ótima entrevista, ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro da autora Luciane, mas quem sabe em breve ...

    Se puder, segue meu blog?
    temainconstante.blogspot.com
    beijos :*

    ResponderExcluir
  2. Você tem que ler, Franciele!
    Estarei seguindo seu blog em instantes *-*
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ah... todos os blogs falam tão bem desse livro! Quero ler!
    Gostei bastante da entrevista!

    ResponderExcluir
  4. Ótima entrevista.
    Ainda não me deu muita vontade em ler essa série, não sei se é o tema ou o que, mas não me deu.
    Quem sabe um dia eu leia.

    ResponderExcluir
  5. Você deveria tentar, Paula, pois o livro é realmente maravilhoso; abordando um tema diferente e gostoso de ler.
    Fica a dica.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista com a Luciane!!! Ela é mega simpática e os livros dela são td de bom!!! Parabéns e sucesso sempre! Bjo!

    ResponderExcluir

Antes de comentar:

Adoraria saber a sua opinião, então não deixe de expor sobre o post! Mesmo querendo muito saber da sua opinião, os comentários precisam ser aprovados, para evitar comentários ofensivos e desrespeitosos.
E peço também que não peça parceria nem divulgue explicitamente o seu blog, pois temos o formulário de contato que serve para tudo isso.
E se você tem um blog, coloca um link para que eu possa visitar e deixar um comentário, mas nem sempre será possível, porém tentarei ao máximo.

Então, agora, deixe-me ouvir você :)

Perfil Perfil Image Map

 
Copyright © 2016 | Junto com Cris Lima | Layout e codificação por Cris Lima | Hospedado pelo Blogger