[Resenha] Guardians - Volume 2


Guardians - Volume 2

Autora: Luciane Rangel
Editora: Lexia
Formato: 16x23cm
Ano: 2011
Páginas: 392
ISBN: 978-85-63557-36-0
Resenhista: Cris Sanlin


Sinopse:

Pouco a pouco, as verdades escondidas pela antiga geração de Guardiões vão sendo reveladas. Mas, quando o grupo atual parecia estar se organizando para finalmente lacrar a barreira, mais uma das sórdidas armadilhas de Kuro consegue, afinal, desestabilizar o grupo, pondo tudo a perder. Agora, os Guardiões encontram-se separados, com quatro deles – incluindo a antiga Guardiã Sofie Gautier – presos no Mundo Youkai. Portanto, mais do que nunca, o grupo que permaneceu na dimensão humana precisa unir suas forças para resgatar seus companheiros e finalmente lacrar a barreira. Porém, além dos acontecimentos que incidem contra eles, o tempo é curto e, se não correrem, logo poderá ser tarde demais.
Todos lutam por aqueles em quem acreditam.
E você? Está lutando por quem?

Comentário:

Depois de conhecer Luciane Rangel na Bienal do Livro Bahia e comprar o resto da triologia Guardians, trago a resenha do segundo livro.

O primeiro volume já foi resenhado, acredito que no início do ano. Assim que terminei o livro, corri para o computador e entrei no twitter e, por falta de sorte dela, Luciane estava online. Literalmente, eu coloquei o livro no seu pescoço e gritei pelo resto. Nesta época eu estava roendo as unhas por causa de algumas continuações e, definitivamente, ler Guardians naquele tempo não foi uma boa ideia. Sabe quando terminamos o livro e viramos a próxima e a encontramos em branco, depois você vai para a capa do fundo e tenta ver se tem alguma informação? Tinha me acontecido o mesmo em dois livro, Crescendo - Hush, Hush e Guardians. Percebem o quanto eu estava louca pelo resto?
Assim que Luciane lançou o segundo, um pouco mais calma, esperei para que ela lançasse o terceiro antes que a cena se repetisse novamente. Aí comprei os dois. Posso contar uma coisa? Foi a melhor coisa que fiz!

Mas vamos a resenha do volume 2...

A história é narrada em terceira pessoa e em foco de vários personagens, até os vilões. Para quem ler o blog há muito tempo, sabe que amo histórias assim, pois esclarece muito mais. Mas nos outros livros, você sabe quem é o personagem principal, em Guardians é difícil, pois você se apaixona por todos e não tem personagem em foco demais. Isso é bom, mas tem um lado ruim. Quando tal cena com tal personagem acabava (naquela hora que não deve acabar!!!), você ia para o outro capítulo e... e... começava uma cena com outro personagem e quando termina de ler essa cena, querendo a continuação também desta e ás vezes é outra cena ou continuação da primeira, pela qual você volta a roer as unhas. Enfim, para ler Guardians é preciso, sem exceção, ter nervo de aço e sangue de barata para essas coisas. Hei, mas não é nada que faça você se perder na história, até mesmo por que Luciane é um pouco humana e você encontrava, em alguns capítulos seguintes, a continuação. 

Maria ama João; João ama Joana, Joana ama José; José ama Maria... Quem gosta de histórias assim? Temos diversos relacionamentos e muito bem feitos. Você fica na dúvida de para quem torcer... realmente é impossível!

Quem leu o primeiro deve ter achado a Anne fraquinha (Shermmie a chama assim), pois, do nada, aparecem dois estranhos, dizendo que ela é uma Guardian e tem que salvar o mundo, a tirando do seu mundo isolado, onde ela é protegido de tudo, até dela mesma. Anne tem que se adaptar a todos, a treinamentos e olhares feios, como o de Sofie, uma mulher que esconde segredos que nesta trama serão todos desvendados. Neste volume, Anne passa por tanta situações terríveis, muito terríveis, que você não a ver como uma fraquinha, mas como uma mulher forte, ainda que não tenha se dado conta. Esse processo de amadurecimento e sofrimento de Anne é muito elaborado e você só se dá conta porque na própria trama se comenta isso. Depois você olha para trás e nota tudo e concorda com a narradora. E, ainda no primeiro, surge a pergunta: Anne realmente é uma Guardian? Vou responder que sim, pois não considero um spoiler depois que a autora divulgou um booktrailer com o desenho de tal cena. E não achem que esse é o mistério da trama, pois ainda tem a pergunta sobre a mãe e o pai de Anne.

No segundo volume temos: amor e morte, onde acabo gostando da pessoa que quero matar para fazer uma vingança; amor homossexual, onde enfrentam dificuldades impostas pela sociedade e pelas suas próprias mentes; amor e ódio (não seria essa a palavra); mentiras, segredos e obsessão.

Estou louca para ler o último livro, mas tenho tantos para ler e já passei o segundo na frente. Assim que der, vou tirar uma tarde só para dar um ponto final nessa história.

Nota de 1 à 5:

5 - um talento nacional!

9 comentários:

  1. Uau!!! Que super resenha Cris!!! Estou super empolgada para começar a ler esses livros....eles estão na minha pilha de leitura!! Bjim!! Camila. http://www.camilaprietto.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Você realmente tem que ler, Camila.
    Sabe o que é engraçado, não conheço ninguém que não diga que está atolada em leitura. Consequência de amar os livro!

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha, Cris!
    Vejo todos os blogs falarem muito bem dessa triologia.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Não li nada da série Guardians ainda, estou participando do book tour, mas ainda não chegou minha vez. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Vai chegar e você vai ver o quanto é boa.
    Mariana, se falam é por que realmente é boa, não é?

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Amei a capa! Bem diferente, criativa, estilo desenho japonês, muito maneira! E a resenha também, é maravilhosa, gostei bastante!

    ResponderExcluir
  7. Japonês mesmo... o livro é recheado de desenhos estilo japonês.

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro Mangá!
    Sinto falta de livros nacionais nesse estilo.
    Vou ler essa série.

    ResponderExcluir
  9. Puxa vida, mesmo com tantos comentários bons, Guardians é o tipo de livro que não me chamam atenção, sei lá acho muito apelativo histórias desse tipo, pessoas que tem que salvar o mundo e tal não faz o meu estilo de leitura .-.

    ResponderExcluir

Antes de comentar:

Adoraria saber a sua opinião, então não deixe de expor sobre o post! Mesmo querendo muito saber da sua opinião, os comentários precisam ser aprovados, para evitar comentários ofensivos e desrespeitosos.
E peço também que não peça parceria nem divulgue explicitamente o seu blog, pois temos o formulário de contato que serve para tudo isso.
E se você tem um blog, coloca um link para que eu possa visitar e deixar um comentário, mas nem sempre será possível, porém tentarei ao máximo.

Então, agora, deixe-me ouvir você :)

Perfil Perfil Image Map

 
Copyright © 2016 | Junto com Cris Lima | Layout e codificação por Cris Lima | Hospedado pelo Blogger