[Especial] Literatura Distópica


Não é novidade que as distopias vivem um grande momento na literatura mundial. Esse gênero não é novidade e existem muitos livros e filmes antigos sobre o tema. Mas hoje ela reina de uma forma especial.
Talvez seja o reflexo da sociedade distópica que atualmente vivemos, que impulsiona autores a escreverem críticas e alertas. Normalmente embalam o fim do mundo à um recomeço opressor.
Apesar de terem elementos em comuns, as distopias podem se desenrolar de maneiras totalmente diferentes. Nada de nostalgia como em outros temas. A Distopia abre portas para diversas formas de imaginação, basta criá-la.


Mais o que realmente é distopia?
Distopia é o inverso de Utopia, que é a sociedade perfeita. Sendo assim, distopia é a sociedade imperfeita, com desigualdade social e política, poder concentrado na mão da elite e opressão. Pode sim ou não ocorrer no futuro, embalado de muita tecnologia (Cyberpunk).

Recomendo a leitura de duas distopias distintas: A Sociedade e Jogos Vorazes (leiam as resenhas dos livros para se informar um pouco mais das histórias).


Em A Sociedade – Destino temos uma Utopia. Sim, uma utopia! Uma sociedade perfeita e muito bem esquematizada. Tecnologia de ponta e tantas comodidades. O único problema é que você não pode nada. São apenas peças vivendo uma vida de acordo a escolha da sociedade. Em Destino não existe a palavra escolha; existem as palavras regras e ordem. Vamos ver o lado bom? Ninguém passa fome nem frio. Você apenas não decide o que comer, beber, vestir, se relacionar, no que trabalhar.

Já em Jogos Vorazes, você está abandonado à própria sorte. E que a sorte sempre esteja ao seu favor! Pois é, essa frase não é apenas para os Hunger Games, é para a vida. Enquanto você morre de fome e frio, o Capitol, come até não suportar mais, faz adaptação extraordinárias. Sem nem contar que sua morte nos Hunger Games pode servir de diversão para todo um país.
Fica uma dúvida: é melhor não ter o poder da escolha ou não ter opções?
Percebem a diferença de cada livro?

Sem sombras de dúvidas, Distopia se transformou em um dos meus gêneros queridinhos. É distopia?  Passa para cá!

Mais livros distópicos

Postagem da categoria Especial de Aniversário, um mês de postagens interessantes e divertidas, fugindo da rotina do blog. Clique aqui e leia as outras postagens.

3 comentários:

  1. Confesso que até gosto de distopia, de descobrir o que escrevem a cerca disso. Eu li Utopia de Thomas More, é bem interessante. Desses mais 'novos" quero ler Estilhaça-me.

    ResponderExcluir
  2. Ouvi falar pela primeira vez em literatura distópica em um blog e fiquei bastante curiosa para saber do que se tratava (apesar de ter incluído Feios em minha estante no skoob). Então, vi esse post que esclareceu minha dúvida! E com certeza de outras pessoas que não conhecem esse termo! :) Beijo

    ResponderExcluir
  3. Ouvi falar pela primeira vez em literatura distópica em um blog e fiquei bastante curiosa para saber do que se tratava (apesar de ter incluído Feios em minha estante no skoob). Então, vi esse post que esclareceu minha dúvida! E com certeza de outras pessoas que não conhecem esse termo! :) Beijo

    ResponderExcluir

Antes de comentar:

Adoraria saber a sua opinião, então não deixe de expor sobre o post! Mesmo querendo muito saber da sua opinião, os comentários precisam ser aprovados, para evitar comentários ofensivos e desrespeitosos.
E peço também que não peça parceria nem divulgue explicitamente o seu blog, pois temos o formulário de contato que serve para tudo isso.
E se você tem um blog, coloca um link para que eu possa visitar e deixar um comentário, mas nem sempre será possível, porém tentarei ao máximo.

Então, agora, deixe-me ouvir você :)

Perfil Perfil Image Map

 
Copyright © 2016 | Junto com Cris Lima | Layout e codificação por Cris Lima | Hospedado pelo Blogger