[Resenha] Em Chamas

Em Chamas

Autora: Suzanne Collins
ISBN: 978-85-7980-064-1
Ano: 2011
Páginas: 416
Formato: 13,7x20,7
Série: Jogos Vorazes
Nota: ★★★★★ 


Contém spoilers do primeiro livro. Caso ainda não tenha lido, aconselho a não ler essa resenha.
Sinopse:

 Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os jogos completam 75 anos, momento de se realizar o terceiro Massacre Quaternário, uma edição da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta, então, se veem diante de situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas próprias vidas, terão que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.

Comentário: 

Apesar de ter marcado Jogos Vorazes como meu livro favorito, Em Chama é o livro da trilogia que mais gostei. Atribui à colocação do primeiro livro devido a todo suspense e aquela sensação de viver um mundo novo. Já o motivo pelo qual eu gostei de Em Chamas foi que ele me surpreendeu.

A narração não difere da do primeiro livro e só temos o ponto de vista da Katniss. Depois de vencerem os Games, Katniss e Peeta têm que realizar um tour da vitória em toda Panem. O tour pode ser mais difícil do que os próprios jogos, pois é mais uma forma do governo mostrar o quanto está no poder. Hei, olhem para os vencedores que mataram os seus filhos! Estão no poder e que a sorte sempre esteja ao seu favor! Mas esse poder começa a mostrar brechas. Uma revolta se inicia e Katniss está no centro de tudo. Em Chamas temos muito de Gale no início do livro. É um bom personagem, eu gosto, entretanto, eu amo o Peeta.

Descobrimos mais sobre Gale neste livro e Katniss está divida, ou mesmo tempo que não. Sem sombras de dúvidas, a escolha de com quem Katniss irá ficar não é o tema importante da trama. Nunca foi.

Um terrível acontecimento nos faz lembrar as páginas de Jogos Vorazes. Como um golpe do presidente Snow — ele finalmente mostra suas garras nada pequenas —, Katniss e Peeta estão de volta ao jogo, apenas um irá sobreviver e um quer salvar o outro. Pausa para chorar litros. Esses momentos Katniss e Peeta deixam de ser apenas um jogo aos poucos. Sinceramente, esse Jogo é pior do que os outros. Dessa vez é vencedor contra vencedores. Todo mundo já ganhou o Game uma vez, tirando Peeta. E como matar as mães, pais, avós? É uma tortura psicológica ainda pior.

Temos novos personagens, mas só vou destacar o que mais gostei e que é fundamental no livro. Finnick Odair. Não me recordo qual o destrito dele, mas acho que é o quatro — um dos tributos profissionais —; é bonito, forte e muito habilidoso. Não se enganem quanto a ele, Finnick pode surpreender demais.

A cada página lida, meu coração se apertava ainda mais. Eu não consegui ver uma saída para a trama e doía só em pensar no final. Em Chamas chegou a ser mais angustiante e ansiosamente necessário do que o primeiro.
Postagem da categoria Especial de Aniversário, um mês de postagens interessantes e divertidas, fugindo da rotina do blog. Clique aqui e leia as outras postagens.

9 comentários:

  1. A cada resenha que leio, tenho mais vontade de ler. Acabei achando interessante e gostando. Até as capas, que a primeira vista não tinha gostado, estou gostando. E semana passada fui a livraria e peguei um marcador de Em chamas, pois ainda não tinha.

    ResponderExcluir
  2. esse livro naum me chama atenção embora uma resenha interessante naum faz meu estilo !

    ResponderExcluir
  3. Depois de ter lido em um outro blog que Em Chamas deveria ser denominado "Massacre Quaternário" isso me assustou completamente, ainda mais do que esse livro já me assustava... Eu realmente pensava em dar uma chance, acho que depois de ler algumas resenhas, de saber realmente o que passa nesse livro não posso tê-los em mãos. Ele parece mais um pesadelo. Muito medo. A resenha ficou realmente boa, mas meu santo realmente não bateu com essa série.

    ResponderExcluir
  4. Cris, estou louca para ler EM CHAMAS, mas estou esperando meu aniversário chegar pra ganhar o Box da trilogia. Então a curiosidade da leitura vai ter que esperar :/

    Beijos, Caroline, do http//criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Espero que seu aniversário esteja próximo, pois eu não consigo me imaginar com um intervalo de leitura de 2 dias com Em Chamas!
    Obrigada pelo comentário!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Cris!
    A trilogia anda abalando e quero muito ler todos. Soube que esse é realmente o melhor dos livros. Parabéns pela resenha.

     

    Passando para  desejar
    um final de semana carregado de amor e afeto.


     


     “Dá-me Senhora mãe de
    Deus...


    Um pouco da tua força...para a minha fraqueza.


    Um pouco da tua coragem...para o meu desalento.


    Um pouco da tua compreensão...para o meu problema.


    Um pouco da tua plenitude...para o meu vazio.


    Um pouco da tua rosa...para o meu espinho.


    Um pouco da tua alegria...para a minha tristeza.


    Um pouco da tua sabedoria...para a minha ignorância.


    Um pouco do teu amor...para o meu rancor.


    Um pouco do teu filho Deus...para teu filho pecador.


    Com todos esses "poucos"


    Senhora eu terei 
    TUDO.”


    FELIZ DIA DAS MÃES!!


     


    Carinho não tem preço, doe-se. Blogueiras Unidas  1275!


    Luz e paz!


    Cheirinhos        


    Rudy


    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente preciso ler esse livro, não vejo a hora de fazer isso. Sou fã dessa trilogia e gostei muito da sua resenha :)

    AbraçosCaique Fortunatohttp://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Que bom que gostou, Caique!
    Leia mesma, é uma maravilha.

    ResponderExcluir
  9. Rudy, obrigada por comentar, querida.
    Obrigada por me desejar um bom final de semana, espero que o seu também tenha sido.
    Bjs

    ResponderExcluir

Antes de comentar:

Adoraria saber a sua opinião, então não deixe de expor sobre o post! Mesmo querendo muito saber da sua opinião, os comentários precisam ser aprovados, para evitar comentários ofensivos e desrespeitosos.
E peço também que não peça parceria nem divulgue explicitamente o seu blog, pois temos o formulário de contato que serve para tudo isso.
E se você tem um blog, coloca um link para que eu possa visitar e deixar um comentário, mas nem sempre será possível, porém tentarei ao máximo.

Então, agora, deixe-me ouvir você :)

Perfil Perfil Image Map

 
Copyright © 2016 | Junto com Cris Lima | Layout e codificação por Cris Lima | Hospedado pelo Blogger