[Reflexão] Livros Jovem-Adulto

Estava pensando com meus capotes (Salvador entrou no clima da Era do Gelo) e cheguei à reflexão sobre os livros Jovem-Adulto. Eu gosto de YA(abreviação de Jovem-Adulto em inglês). Vocês gostam? Creio que muitos devem amar. Mas estou tendo atritos com o gênero, não generalizando, é claro.

Explicando para quem não sabe e está na dúvida sobre a literatura Jovem-Adulta, fiz a síntese:
Young-Adult, no inglês, que significa, Jovem Adulto, é a literatura de entretenimento voltada para o publico jovem, classificada como (em média, pois varia muito) 16 a 22 anos.
Há um tempo atrás livros direcionados ao publico jovem era menor do que temos hoje. O gênero cresceu e cresce até hoje. Quem nunca ouviu falar de YA? Acho que ninguém. Esse crescimento é bom, ótimo na verdade, mas nós, leitores apaixonados por livros, nos tornamos exigentes, pelo menos até certo ponto. Minha única exigência é: inovação co-existindo com criatividade.

Posso fazer a lista dos clichês do gênero, ou melhor, vou fazer uma bem pequena:

  • Garota-sem-graça que é apaixonada pelo cara mais bonito do colégio e ele também é loucamente apaixonado;
  • Personagem que tem que salvar o mundo da destruição. Nunca é um adulto, case nunca tem um adulto, apenas garotos e garotas de 15 a 17 anos;
  • Garoto/garota novo(a) na escola e isso é o papo do momento. Adivinhem! Claro, ele/ela sempre se interessa pelo(a) nada-popular;
  • A loira popular que tem a personalidade de bruxa, daquela de verruga e grande nariz, mas se esconde em corpo de modelo;
  • Menina nerd que passa o livro todo atrás do líder da natação, do basquete, enfim, líder de qualquer esporte, e descobre que o cara não presta e o melhor amigo – que sempre esteve ao lado dela, aconselhando-a — é o grande amor de sua vida;
  • Garota-sem-graça-e-lerda que chama a atenção do anjo, vampiro, monstro e sei lá o quê.

Sério, gente, cansei de tudo isso. Tenho a sensação de que esse incrível gênero virou fabrica de clichês, onde quase nenhum autor consegue ser original o bastante para inovar e fugir das mesmas histórias. Se tiver apenas um, dois, três desse clichês acima, eu leio, sem barreiras; o que ocorre é a sopa de clichês em apenas uma história.

Estou no momento da leitura madura, não necessariamente o personagem, mas a trama em si. Ou então que seja inovador, que nunca tenha lido nada do tema. Então, quando a autora tem aquela sacada, cria uma história maravilhosa, é improvável que eu não mergulhe de cabeça.

Mas e vocês? O que acham da literatura voltada para o publico jovem?

18 comentários:

  1. Eu até gosto às vezes de ler algo desse gênero, mas realmente como falou tem vezes que é "sopa de clichês". Não só nesse gênero, mas em outros, tem muito livro publicado assim. :/

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito desse gênero, que é um dos meus preferidos. Realmente os livros estão ficando um pouco cansativos, por isso sempre antes de ler eu procuro saber da reputação da obra e isso tem dado certo, só tenho lido variados e ótimos livros YA.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Caíque? Que bom, você tem encontrado livros bons! =D7

      Excluir
  3. Foi justamente por essa falta de diversidade que eu parei de ler Jovem-adulto. É mais do mesmo, fica chato demais! >_<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Janaina. Fica chato pelo falta de novidade nos livros. :-/

      Excluir
  4. Eu adoro YA, mas realmente tem livros que são feitos totalmente de clichês. E um deles, que mais irrita é: "garota que está passando por vários problemas, mas se recusa a contá-los aos pais, namorado, amigos, qualquer um... e fica se achando heroína, que poderá resolver tudo sozinha".

    Caraaaaa, isso me tira do sério. É só em livro que a garota, por exemplo, tá sendo assediada por um assassino e esconde isso de todos. Pq tipo, para que pedir ajuda a um adulto, né?

    Eu ainda gosto muito de YA e infelizmente não consigo ficar sem ler, mas tem sido bem difícil encontrar um enredo super original =/

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kel Costa, nesses livros que a garota está sendo assediada é até normal. Tipo, na vida real as meninas escondem dos pais mesmo, por medo, vergonha e tudo mais. Tira do sério mesmo, mas ocorre assim mesmo na vida real.

      Excluir
    2. Acredito ser mais uma jogada do escritor para enrolar a história, prolongá-la bem mais.

      Kel, é verdade, menina. Dá uma vontade louca de matar, não é?

      Excluir
  5. Eu gosto muito de YA, mas realmente tem tantos clichês. Cris, na verdade, eu até gosto de clichês, quando bem trabalhados, eu amo mesmo. Claro, tem alguns que não dá, mas outros que amo.

    bj

    ResponderExcluir
  6. Você é de Salvador??? Sou de Feira de Santana... pertinho de você.
    Ri muito com a sua seleção de histórias clichês...rsrs Realmente é sempre assim... não só nos livros como na maioria dos filmes também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Manuela!

      Sim, sou de Salvador. É verdade, bem perto daqui.
      É, os filmes também não são diferentes.

      Excluir
  7. Às vezes, gosto de clichês, mas "perdem a graça" com o tempo... :S
    Já ouviu falar de "Os Guardiões", da autora nacional Liana Zecca? Li uma resenha falando tão bem dele. E a história parece ser envolvente e NADA clichê. (:

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente sou uma grande fã de clichês, com exceção de alguns, claro. Coisas como a menininha correndo atrás do garanhão AFF não suporto. Mas de uma forma geral, eu gosto dos clichês. Gosto do cara muito apaixonado, porém tímido, que só declara o seu amor no final da história. Gosto da mocinha que tem que salvar o mundo, mas não gosto quando tudo gira em torno dela, acho que pra uma história ser realmente boa e bem feita tem que ter o envolvimento de todos os personagens, tipo, todos tem que ter a sua importância, mas tem autores que escrevem histórias onde todo o enredo gira em torno da principal, ou seja, os demais personagens parecem está ali só pra criar fala, porque no fim de tudo não representam nada. Acho que o que muda ai é como o autor lida com os clichês. Às vezes um romance previsível pode apresentar muito mais do que um casal apaixonado e lutando pra ficar junto. Acho que dá pra entender. Não importa se é clichê ou não, se o autor souber focar a história em outros pontos, pode ser que o resultado seja muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palmas para você. Também amo clichês e concordo totalmente com você, Sei que as vezes aquela coisa toda completamente previsível é completamente sem graça.Mas como você disse se o escritor souber expandir as coisas , explorar outros personagens , ir mais fundo nos problemas apresentados , nem que o problema seja uma bobagem como a confusão do primeiro amor , " Meu amigo ou o Cara bonitão ?" Até daí podemos tirar algum ensinamento, curtir e aproveitar a história. Amo o gênero Jovem Adulto e gosto dos clichês que muitas da vezes aparece, mas aquele clichê que mesmo sendo um clichê te surpreende.

      Excluir
  9. rsrs eu gosto de ler alguns Young-Adult, alguns me tiram de serio de tanto cliche, mas quando nao tem nada para fazer eu pego e leio, ja sabendo dos cliches rsrs apenas um que deu uma pequena mechida que foi diarios do vampiro, que envez de nerd a personagem pricipal era uma lider de torcida, loira,bonita e fazia o que queria, pelo menos no começo pq depois ela muda para caramba rsrs, to mundando um pouco minha leitura agora, tipo algo com uma historia mais envolvente de misterio tipo do outor harlan coben que eu leio sem parar rsrs

    ResponderExcluir
  10. Haha, vou ser sincera, eu gosto MUITO de ler clichês, sério ... é algo tão leve e mesmo você sabendo como vai ser e terminar, você da risada de tudo!

    ResponderExcluir
  11. Eu sempre acho que td historia deve ter nem que seja um pouco de clichê, mas nada muito exagerado...

    ResponderExcluir

Antes de comentar:

Adoraria saber a sua opinião, então não deixe de expor sobre o post! Mesmo querendo muito saber da sua opinião, os comentários precisam ser aprovados, para evitar comentários ofensivos e desrespeitosos.
E peço também que não peça parceria nem divulgue explicitamente o seu blog, pois temos o formulário de contato que serve para tudo isso.
E se você tem um blog, coloca um link para que eu possa visitar e deixar um comentário, mas nem sempre será possível, porém tentarei ao máximo.

Então, agora, deixe-me ouvir você :)

Perfil Perfil Image Map

 
Copyright © 2016 | Junto com Cris Lima | Layout e codificação por Cris Lima | Hospedado pelo Blogger