[Resenha] Oksa Pollock

Oksa Pollock e o mundo invisível
Autora: Anne Plichota e Cendrine Wolf
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788560280889
Ano: 2012
Páginas: 426
Gênero: Infantojuvenil
Nota: 
Sinopse:
A jovem Oksa Pollock, de 13 anos, era uma estudante que acreditava ser igual a todos os outros. Em certo momento, aflita com o início das aulas na escola nova, Oksa percebe ser a causa de fenômenos estranhos em seu quarto. Um canto da escrivaninha pega fogo, caixas explodem. Ela, que sempre sonhara ser uma ninja, descobre que possui dons sobrenaturais. Confusa e aterrorizada, evita comentar esses fatos com outras pessoas. Estes estranhos acontecimentos vêm acompanhados do aparecimento de uma misteriosa marca em sua barriga. Muito assustada, Oksa conta tudo à avó, a excêntrica Dragomira, que lhe confessa o segredo de suas origens: a família Pollock vem de Edefia, um mundo invisível, escondido em algum lugar na Terra. Oksa descobre ser a Inesperada, a única esperança dos exilados de Edefia de voltarem à terra de origem. Diante das novidades e da missão para a qual foi escolhida, Oksa não será mais a mesma. Mesmo com a ajuda de seu melhor amigo, Gus, descobre o quanto é difícil conciliar a vida escolar normal e cumprir o seu destino. Neste primeiro volume da série de sucesso na França, Oksa Pollock e o mundo invisível apresenta uma narrativa dotada de fantasia e das contradições vividas por uma jovem que descobre subitamente uma realidade que jamais havia imaginado.

Eu me vejo gostando muito mais de Oksa Pollock se eu tivesse 13 anos, pois esse livro tem tudo o que essa faixa etária gosta. O que me levou a não gostar no ponto máximo desse livro foi a narração. Em terceira pessoa, no ponto de vista de vários personagens, entretanto, Oksa não deixa de ser a principal. Majestosamente as escritoras conseguiram mudar de ponto de vista em determinado capítulo e não me perdi. Mas, não sei vocês, eu gosto de me surpreender. Esse livro é tão diferente e inovador, que não consigo tirar da mente o quão seria melhor se ele fosse narrado em 1ªpessoa. Tudo bem, me surpreendi, mas não ao máximo.

A Oksa é ótima personagem! Se todo personagem de 13 anos fosse que nem ela! Realmente gostei da personalidade dela, que presumo estar no meio-termo de determinada e forte. Quando descobre todo poder que tem e a bagunça em sua vida começa, ela esconde por muito pouco tempo e se assusta. Se bem que soltar bolas de fogo e flutuar não é nada! Apesar de toda excentricidade de sua família, ela não deixar de ter problemas e consequências modernas normais. Os pais de Oksa trabalham em seu restaurante mais que 24hs por dia e ela não deixa de sentir falta da presença deles. Sendo assim, ela passa muito tempo com sua vó, Dragomira.

Gus é o melhor amigo de Oksa. Ele é o elo da antiga vida normal de Oksa. É simplesmente indispensável à trama e indefinível. Sinceramente, não sei o que dizer sobre ele.

Existem muitos outros personagens secundários de muita importância, mas falar sobre eles é Spoiler. Mas não vou deixar o mistério infundado no ar e posso dizer que temos um professor muito inteligente, esperto e misterioso.

Por último, não menos importante, os seres nada normais! Não sei de onde veio tanta imaginação assim, porque não pude deixar de questionar no decorrer da leitura. De duendes a passarinhos estranhos e tudo mais. Vale apena ler que mergulhar neste novo mundo.

Abraços e até mais.

18 comentários:

  1. Oksa Pollock tem um bom enredo, mas concordo que é um livro para determinada faixa etária. Para quem passou da idade ou nem chegou pode não se envolver tanto. A capa ficou bem elaborada. Ainda não li, mas quero ler.

    ResponderExcluir
  2. Dragomira KKKKK parece aqueles nomes que a gente inventa quando vai xingar alguém RS
    Realmente, parece que você gosta muito da ficção, e eu até que estou começando a me interessar por alguns livros do gênero RS
    Ainda não li o livro, na verdade, nunca nem ouvi falar, mas gostei da resenha que você fez. Não vou dizer que eu estou louca para lê-lo, mas despertou o meu interesse.
    HA Oksa é um nome estranho, mas, pelo que você descreveu, ela parece ser uma garota bem interessante HAHA Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, estranho é pouco! Demorei metade do livro para me acostumar com Oksa.
      Dragomira não, nem em pesadelos, o tipo de nome que eu ia querer.

      bjs

      Excluir
  3. AH! Eu gosto de livros narrados na terceira pessoa, mas concordo que alguns ficam bem melhores se narrados em primeira. Talvez esse seja um deles. ;D

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi falar do livro, mais nunca li, depois de ler aqui sobre fiquei com grande vontade ler.
    Antigamente eu tinha uma resistência com livros lançados na terceira pessoa, mais agora passei a gostar ou já me acostumei algo assim.

    ResponderExcluir
  5. Como você disse, acredito que se eu também tivesse meus 13 anos ao ler esse livro, gostaria um pouco mais! :C


    Beijos,
    Caroline, do http//criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Cris! Legal a dica!
    Seguindo aqui! Convido-a para seguir:
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. No lançamento de Oksa foi o maior bafafá, né? Acho que por esse motivo que ainda quero ler. Mesmo achando que não faz o meu estilo preferido de leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo. A editora fez muita divulgação.
      Vale apena ler, pois é inovador e até divertido.

      Excluir
  8. Oi Cris!
    Aceito sim a parceria! Seu blog é um charme!
    Me envie um banner tamanho pequeno. Assim que colocar o meu aqui, retribuo.
    Ah, já estou seguindo.
    Siga: www.livroserabiscos.com
    http://www.facebook.com/pages/Livros-e-Rabiscos/292129120834448#
    Twitter: @Vini_Rabiscos

    ResponderExcluir
  9. Oi Cris,

    Não irei mentir, tenho muita vontade de ler esse livro. Mas é uma vontade estranha, assim, que não me move a comprá-lo sabe? Leria só se ganhasse numa promo, ou pegasse emprestado, sei lá... Como vc disse lá em cima, a faixa etária a qual ele foi dedicado está muito longe da minha, talvez seja por isso mesmo o motivo rsrs
    Mas repito, tenho vontade de ler :p

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, Deus, como eu sei. Você tem vontade de ler, mas não compra por dezenas de motivos e um deles é ter tantos outros para compra.
      Vou torcer por você comprar ou ganhar, Kel!

      Excluir
  10. sabe, eu ja tinha visto o livro, mas a capa nao tinha me chamado atenção,mas eu tih aquela vontade de ler rs, adoro quando o o utor tem aquela imaginação e neste tm ate passarinhos estranhos rsrs eu vou ler, mas nao promero gostar né. rs

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bom?
    Já li o livro , e adorei ..
    Até fiz resenha lá no meu blog .. Vê lá !
    Maravilhosa resenha.
    Voltarei em breve.
    Poliana Araújo
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu acho essa capa INCRÍVEL, quero muito ler, mas agora não da para comprar =[ Pois é .... mas eu conheço várias pessoas que leram e gostaram!

    ResponderExcluir
  13. Prefiro livros narrados em primeira pessoa... Talvez seja o costume. :S rsrs. E não curto muito essas coisas sobrenaturais. mas o livro parece ser legal. ^~'

    ResponderExcluir
  14. Gosto mais de 1ª pessoa também. Não sei, mas não quero ler esse livro. Não fui com a cara da história, não.

    ResponderExcluir
  15. Diferente de você não ter gostado muito eu achei que o livro parece realmente ser muito bom, achei isso principalmente depois que li uma resenha ao qual ele foi comprado com Harry Potter. Amo livros que envolvem magia e como sinto muita falta de Harry Potter então vou correr para Oksa Pollock e o Mundo Invisível.

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    http://worldbehindmywall.fanzoom.net/

    ResponderExcluir

Antes de comentar:

Adoraria saber a sua opinião, então não deixe de expor sobre o post! Mesmo querendo muito saber da sua opinião, os comentários precisam ser aprovados, para evitar comentários ofensivos e desrespeitosos.
E peço também que não peça parceria nem divulgue explicitamente o seu blog, pois temos o formulário de contato que serve para tudo isso.
E se você tem um blog, coloca um link para que eu possa visitar e deixar um comentário, mas nem sempre será possível, porém tentarei ao máximo.

Então, agora, deixe-me ouvir você :)

Perfil Perfil Image Map

 
Copyright © 2016 | Junto com Cris Lima | Layout e codificação por Cris Lima | Hospedado pelo Blogger