[Vida de Leitor] – Lendo tarde da noite


Eu já disse que não existe melhor horário do que a madrugada? Não!? Eu amo o silêncio que se instala em minha casa, e com isso mergulho ainda mais no livro. Isso seria ótimo se eu não precisasse acordar cedo!

Só mais um capítulo, eu juro! Ah, só mais esse e vou dormir. Essas são celebres desculpas frases de quem está preso em no livro (literalmente preso, amarrado) na hora de dormir. De capítulo em capítulo, você termina o livro e o dia amanhece. Entretanto, você tem vida fora dos livros e ela começa bem cedo.

Leitor-da-madrugada-que-tem-que-acordar-cedo sofre. Largar o livro? Nem pensar! Perder o horário? Não devo, mas tenho que continuar a leitura. Vamos e convenhamos, quem nunca perdeu o horário por causa de um livro e deixou de ir à escola, trabalho, médico e por aí vai?

Um caso comum...
Maria, uma leitora normal, está lendo um livrinho muito bom. Já são 22hs e ela dorme às 21hs. Já deveria está dormindo, mas o livro está instigante, mesmo que o sono esteja crescendo.
— Eu juro, só mais esse capítulo e vou dormir — ela múrmura fitando o nome do capítulo. Sentindo os olhos se esfarelarem de sono, ela recomeça a leitura.

A falha esperança de Maria desmancha-se na metade do capítulo, ela percebe que, daí para o final, mais interessante vai ficar. Maria vai lendo, lendo, lendo, lendo. A luz do seu abajur não é mais a única. O Sol nasce. Maria se desespera e larga a leitura. Ela tem que estar no trabalho ás 10 da manhã.

Resolve dormir um algumas horas, a fim de recuperar um pouco suas energias. Quando o horário de costume do seu levantar chega, o despertador alarma uma, duas, trezes vezes, mas ela não consegue acordar. Depois de muito tempo, ela desperta ainda sonolenta e olha para os grandes e assustadores números: 11:44.
Ela está mais do que atrasada.

Levanta rapidamente e se arruma mais rápido ainda. Consegue, com muita agilidade, chegar ao trabalho às 13. A recepção do seu chefe não é nada acolhedora e compreensível, se é que existe compreensão para tão alto.

— Por qual motivo, Maria, você não estava aqui no horário que deveria estar? — seu chefe se supera; sua voz consegue ficar mais assustadora que seu rosto.

— Eu estava lendo um romance e não consegui parar e... me desculpe.
Tudo bem, não era é primeira vez que Maria não conseguiu interromper a leitura. Já chegou atrasada várias vezes, mas, nessa, ela extrapolou os limites.

— Romance, Srta. Maria? Devo lhe dá um grande presente. Está despedida! Agora você pode ler quantos livros você quiser — seu dedo aponta para a porta de saída, que é a mesma da de entrada, mas ela só consegue nomeá-la como porta de saída. Do seu emprego.

Maria, ainda assustada e perplexa, sai da sala tentando processar seu novo status:
Desempregada e ainda não sabe o final do livro.


Tudo bem, temos que apelar para a responsabilidade. Sempre. Porém é tão complicado interromper a leitura nas melhores partes que chega a machucar. A verdadeira luta não é com o chefe, o professor ou o horário; a luta que temos que travar a cada livro incrível é com nossa incontrolável e compulsiva vontade de terminar a leitura.

Me embolo de um lado, me atrapalho de outro, perco noites, mas ganho momentos de leituras prazerosas. Nunca me aconteceu nada do tipo, o que agradeço profundamente. Mas as leituras viciantes valem nosso emprego, trabalho de escola/faculdade, responsabilidade? Acho que não! Então, aprenda a ler com o barulho desconcentrante do mundo a luz do sol.

Bem... falar é fácil, muito fácil, fazer que é realmente a parte complicada.

Vocês leem até tarde, perdem o horário e já perdeu noites? Você já se enrolou em situações constrangedoras por causa de um livro, como nossa Maria? Contem-me!

Seção do blog Bibliotecando com a Cris, onde se comenta de forma divertida, coisas que só acontecem com quem ama ler. A cada quinzena um tema novo. Para acompanhar os outros posts, clique aqui.

18 comentários:

  1. Não, nunca me aconteceu nada! Meus pais sempre regulavam o horários de dormir, aí cresci e a responsabilidade bate na porta, não é?

    Adorei seu conto, foi bem engraçado. Não se esqueça de escrever mais. Adorei a seção, é diferente, divertida e a cara de muita gente.

    ResponderExcluir
  2. Quem é amante de livros, sabe como é díficil largar uma boa madrugada de prazer que uma boa leitura tem. Atrapalha mesmo, mas é parte dessa grande paixão que se estabelece. Já deixei de assistir aula e fiquei lendo secretamente :x

    ResponderExcluir
  3. É muito triste ter que dormir e deixar o livro de lado, pois você sabe que no outro dia o trabalho vai ser pesado. Isso já aconteceu comigo muitas vezes.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Cris, ler de madrugada realmente é uma maravilha! Certamente meu horário preferido para ler. Aquele silêncio gostoso, o único som sendo o farfalhar das páginas... Realmente perco a noção do tempo! hahahaha Mas sou responsável demais, e quando preciso acordar cedo e vou deitar tarde nem consigo dormir direito, fico o tempo todo acordando dos meus cochilos para olhar a hora e não me atrasar! Graças à Deus a situação aí da Maria nunca conteceu comigo! Mas algo que já fiz foi ler escondida! Ixi, na escola fazia muito disso... Colocava a mochila na frente e escondia o livro atrás hahahaha Nunca deixei de copiar nada nem de prestar atenção, mas morria de medo dos professores mais irritadinhos virem reclamar comigo. Já pensou se tomam de mim meu "bebê"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim! Pelo visto, todo mundo já fez uma loucura por causa de um livro não é?
      Ai, ai, se o professor te visse lendo... Na verdade ele deveria ficar feliz, mas sabemos que não seria isso. :P

      Excluir
  5. HAHAHA Quem sempre?! Faço isso demais, justamente pelo silêncio da madruga, não tem carro passando nem niguém p atrapalhar apenas eu e o livro, claro que com uma boa música acompanhando.

    ResponderExcluir
  6. Madrugada é o melhor horário para ler, pelo menos na minha opinião. Minha casa é super barulhenta, minha mãe é histérica rsrs Então quando todo mundo está dormindo, é o momento em que eu finalmente fico em paz para ler. Leio tb durante o da e tal, mas não é a mesma coisa, não mergulho de cabeça na leitura, sabe? *-*

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  7. Eu vivo fazendo isso.Adoro.
    Só que da uma preguista depois.O melhor é que fico lendo e o Note
    ligado no Gtalk, contando e debatendo as historias com minhas amigas.
    Espero fazer isso pro resto da vida.É muito gratificante.
    Boa Semena.

    Mariana - World of Tori Vega.
    @mariworldoft_

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bom?
    Muito obrigada por comentar lá no blog.
    É muito bom dar uma passada no seu blog.
    Infelizmente isso também acontece comigo, ler de madrugada é o melhor, mas o acordar no dia anterios não dá.
    Já fiquei até 3 horas da manha uma vez e chorando muito kkkk
    Foi um bom livro.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Haha! Adorei o post! Também sou dessas que gosta de ler de madrugada. Quando morava com meus pais, várias vezes tinha que colocar lençóis na frente da porta pra esconder a luz da luminária que usava pra ler de madrugada. Uma vez tive que me trancar no banheiro, porque simplesmente não PODIA parar de ler! UHUSAHS É incrível o que um bom livro pode fazer com a sanidade de uma pessoa, não?
    Natália Maia - viciadasemlivros.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus, Natália! Teve que se trancar no banheiro? É, os livros podem fazer a sanidade das pessoas irem para o espaço, ou para as páginas. Só faltou dizer que livro foi esse, para que eu possa conferir.

      Excluir
  10. Sou do seu time!! também amo ler na madrugada aliás até estudar eu prefiro... eu na epoca q ia fazer vestibular só estudava de madrugada minha mãe enlouqucia... quando passei em uma universidade Federal e fui morar fora... precisava me controlar no vicio da madrugada pois comecei a trabahar pela manhã... mais mesmo assim and fico até 1h da manhã mesmotendo q acordar super cedo... Adorei seu conto, viu?

    ResponderExcluir
  11. Hahaha, eu fui dormir tarde esses dias porque tava lendo. >< Fiquei com uma dor de cabeça horrível no colégio, mas foi bom ler. :P
    Realmente não vale, tem que ter responsabilidade.
    Ontem treinei minha concentração enquanto esperava no dentista. O barulho dos carros na rua foram os piores, mas consegui ler um capítulo. õ/ rs.

    ResponderExcluir
  12. Essa história me é familiar kkkk Tenho esse costume de ficar até tarde lendo e no outro dia dar trabalho pra acordar. Já virei muitas noites lendo um livro, inclusive, já li livros inteiros em uma madrugada kkkk Mas é verdade o que dizem, que o melhor horário pra ler, escrever o refletir é de madrugada. O silêncio e a tranquilidade parecem nos ajudar bastante na hora do raciocínio rs Beijos

    ResponderExcluir
  13. Sempre leio livros de madrugada, sou daquelas que não larga a leitura até terminar o livro...
    E já paguei mico lendo livro, como começar a rir sem parar dentro do Ônibus lotado.. Quando percebi já estava todo mundo me olhando e entre tantos outros micos !!!!!

    ResponderExcluir
  14. eu ja virei a noite lendo rsrsrse uma vez eu tinha prova no dia seguinte e peguei um livro a tardinha so para dar uma olhada e estudar depois , mas a leitura tava tao empolgante que nao parei e quando fui ver ja tava de manha e com o despertador tocando, mas pelo menos o livro eu ja tinha lido todo, o problema foi.
    eu nao estudei,tava com fome pq nem jantei, com sono, e para piorar a prova rsrsr o bom foi que tirei a media né rsrsrate hj tem vezes que eu viro a noite lendo, mas quando nao tenho nada para fazer no outro dia, mas aprendi uma lição:
    nem sempre o mordomo é o culpado. rs

    ResponderExcluir
  15. Como a vida é cruel, todos preferimos ler de madrugada mas sempre temos escola ou trabalho de manhã.
    Sempre amei ler de madrugada, o silencio plena na sua casa e na rua. Uma vez tentei ler quando minha mãe tinha chegado do trabalho, pra que? A mulher não parava de grita um minuto e a cada minuto me chamava, impossível ler.
    Por isso amo as sexta-feiras e sabados, consigo ler o quanto eu quiser sem nada para atrapalhar.

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho o costume de dormir cedo, mas quando estou lendo isso é quase impossível! E quando se está lendo o tempo voa!!
    kkkkk E é sempre assim: "só mais esse capítulo" e acabo lendo outro, outro e mais outro... :p

    ResponderExcluir

Antes de comentar:

Adoraria saber a sua opinião, então não deixe de expor sobre o post! Mesmo querendo muito saber da sua opinião, os comentários precisam ser aprovados, para evitar comentários ofensivos e desrespeitosos.
E peço também que não peça parceria nem divulgue explicitamente o seu blog, pois temos o formulário de contato que serve para tudo isso.
E se você tem um blog, coloca um link para que eu possa visitar e deixar um comentário, mas nem sempre será possível, porém tentarei ao máximo.

Então, agora, deixe-me ouvir você :)

Perfil Perfil Image Map

 
Copyright © 2016 | Junto com Cris Lima | Layout e codificação por Cris Lima | Hospedado pelo Blogger