[Resenha] Cinquenta Tons de Cinza

Cinquenta Tons de Cinza
Autora: E.L. James
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580572186
Página: 480
Formato: 16x23cm
Ano: 2012
Gênero: Romance Erótico
Nota:★★★☆☆

Sinopse:
Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja - mas em seus próprios termos. Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso - os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família -, Grey é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Quando eles embarcam num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos.

Esse é uma resenha complicada, muito complicada. Levei mais tempo analisando e tentando tecer uma analise sensata desse livro do que o lendo. O porquê dessa complicação é o simples fato de eu não ler Romances Eróticos. Sendo assim, não tenho bases para analisar sua posição com relação ao gênero. O que me restou é analisar pela forma de narração, construção de personagens e ser uma fanfic de Crepúsculo.

Primeiro: o que me levou a ler esse livro foi o sucesso lá fora. Acho que todos se perguntam o que tem nesse livro que despertou tanto o interesse lá fora. Essa pergunta foi o me empurrou ao livro. Minha resposta é simples: não sei. Não é um favorito, mas gostei.

A narração desse livro é em primeira pessoa e é fluida, muito fluida. Antes de começar a leitura folheie o livro lá para a página 90, 100 para perceber a fluidez do texto. Sério, implorei mentalmente que fosse fluida por ser um livro grosso e com tema pesado, quando em relação aos livros que normalmente leio. Se não fosse fluida, acho que não teria lido. O porém de tudo é alguns termos. O livro inteiro é repleto de deusa interior (?) e ruborizei.

Como fanfic de Crepúsculo, tenho que admitir que prefiro esse livro. Anastacia Steele tem seus momentos Bella — cora demais, tem a autaestima na altura da sola do tênis e é desastrada —, mas não é focado na história e consegui me irritar menos com o passar das cenas. Anna é do tipo de personagem de dois momentos: ora ela é decidida e independente, ora ela é submissa. Essa troca de posição até que não foi ruim, pelo menos ela não foi totalmente submissa. Mais o que de fato me incomodou foi a visão de que a personagem é divido em três: deusa interior(sem juízo nenhum), Ana, subconsciente(sério e lógico demais). No meu ponto de vista, um personagem, mesmo confuso, dividido, é apenas um personagem num mundo tão complexo e repleto de escolhas; entretanto, na trama isso foi distorcido.

Christian Grey é um bom personagem, realmente gostei dele. Sabe aquele tipo de homem direto, digamos, objetivo? Ele realmente é assim, claro, além de bonito e sedutor. Mas o que realmente me encantou nele foi sua personalidade sombria. Ele está marcado com um passado doloroso e atormentador, cresceu e criou um império produtivo em pouco tempo, ainda muito jovem. Isso me ganhou. Tenho a necessidade de entender e saber, claro, sobre o que aconteceu no passado que o marcou tanto e criou esse desejo por castigos, poder e controle.

As cenas de sexo nesse livro predominam, tanto na duração da descrição quanto na quantidade. Os únicos livros que li com cenas eróticas foram os da série Anita Blake, que é em suma completamente diferente do que temos em Cinquenta Tons de Cinza. Enquanto em Anita temos uma narração totalmente descritiva, aquela necessidade de detalhar e ajudar na imaginação, sendo assim também nas cenas de sexo, Cinquenta Tons de Cinza tem uma descrição minuciosa e detalhista principalmente nas cenas de sexo. Sinceramente, não sei como julgar isso. Eu, feminista do jeito que me considero, não engoli o teor machista do livro, de que se Ana fizer alguma coisa de errado (vamos ter em mente que esse errado é relativo) vai apanhar, ser castigada, mesmo com seu consentimento e/ou utilizando as palavras de seguras (palavras utilizadas para determinar até onde a submissa suporta a dor), não vai de acordo com meu sentimento de igualdade e respeito entre os sexos. Tudo, ao decorrer da trama, em certos momentos, Ana se questiona sobre isso, mas nada profundo, da forma que esse assunto deveria ser tratado. Vamos contar e aproveitar pequenas pistar de que nos próximos volumes isso irá mudar.

A relação de Grey com Anna se estabelece com um contrato, literalmente; regras, direitos e deveres do Dominante (Grey) e da Submissa (Ana). Esse tipo de relacionamento chama-se BDSM, que é o prazer sexual através da troca de poder, que pode ou não envolver dor, submissão, claro, dominância também, tortura psicológica e outros. E todos esses termos estão num contrato, como uma transação de negócios. Acho que não precisa dizer mais para esclarecer que não tem romance meloso-mamão-com-açúcar. Demorei muito tempo para me acostumar com tudo isso.

Quando imagino Cinquenta Tons de Cinza como uma fanfic de Crepúsculo, sinto falta de alguns elementos extremamente importantes na trama. O personagem Edward, que vem a ser o Grey, tem uma base muito ligada com a família e a saga toda percebemos essa interação familiar. Já em Cinquenta Tons de Cinza não é tão profundo assim e eu queria que trabalhasse mais nos personagens, como a Mia, uma versão de Alice - que vamos e convenhamos, é a melhor personagem de Crepúsculo.

Tem uma citação do livro que achei incrível que é mais ou menos assim:
É difícil crescer numa família perfeita quando você não é perfeito.
Intrigante, não?

Sendo assim, realmente quero a continuação, Cinquenta Tons Mais Escuros, que tem data de lançamento marcada para 10 de setembro.

Para deixar um gostinho e com uma leve ideia do livro, segue um trecho.

21 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Cris! Muito em breve pretendo ler Cinquenta Tons de Cinza. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. O que me deixa mais curiosa em relação ao livro é justamente o seu questionamento, o porquê do livro ter sido um boom imenso - tirando o trabalho de comunicação/divulgação em cima dele. O tema me interessa, e é diferenciado do que já li (já que nunca li um livro de temática exclusivamente erótica).
    Gostaria bastante de ler o livro.

    bjs
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, todo mundo se pergunta o porquê do estrondoso sucesso desse livro.
      Esse é o tipo de livro que só lendo para tirar suas conclusões, pois cada um tem uma opinião diferente, claro, mas são bem vareadas.:-/

      bjs

      Excluir
  3. Ai, ai... Minha vontade de ler continua a aumentar. Pontos que você citou e disse não gostar bastante são os que me intrigam mais. Quero ler mais sobre esse tal de BDSM porque quero entender essa necessidade de castigo, de dominância, de prazer com dor. Sei lá, acho estranho, mas não fujo do assunto. Seria bom começar a entender um pouco lendo Cinquenta Tons.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo:), Babi, porque esse livro não nega detalhes de forma alguma. Chega até a ser constrangedor de tão detalhista e até explica (demostra, claro) como se estabelece esse tipo de relação.

      Beijos

      Excluir
  4. Eu não tenho vontade de ler esse livro. '-'
    Li o primeiro capítulo na net e não tive interesse em continuar. Não concordo com essa coisa de contrato e tal... :S
    Que bom que gostou. (:
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Creio que a vontade de ler este livro também é a curiosa por causa do sucesso. Vejo tanto se falar q to louca p/ler

    ResponderExcluir
  6. Cris, lá na Bienal e em qualquer site que venda livros, estão dizendo que ele faz o maior sucesso! Aí fiquei com vontade de ler e tudo o mais, só que até agora nãao comprei. Não sei se vou comprar, porque mesmo com esse tal "sucesso", acho que não faz o meu gosto literário, ainda mais porque gosto de romances bonitos, não dessa coisa "direta". Mas, se for ver pelo lado de experimentar novas coisas, acho que leria porque até hoje nunca li um romance erótico! rs

    Gostei demais da sua resenha, bem detalhista! Você escreve super bem!

    Beijos,
    Caroline do Criticando Por Aí

    ResponderExcluir
  7. eu tenho este livro e estou super anciosa para começar a ler, o que me fez querer ler primeiro foi a divulgaçãoque estavam fazendo dele que foi muito boa e a historia é diferente e chama atenção, li a resenha e vou ler o livro urgentemente

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela resenha inteligente. Li o livro em dois dias.
    Achei interessante e intrigante.
    Não é o livro mais culto do mundo. Mas é um livro divertido.
    Parabéns pelo site! :)

    ResponderExcluir
  9. Gostei da resenha...
    Mas ainda não fiquei interresada em começar a leitura
    dessa triologia !!! Não gostei muito de algumas resenhas que li,
    o tema não me despertou nenhuma curiosidade !!!!
    Apesar de todo o sucesso que ele esta fazendo....

    ResponderExcluir
  10. Olá
    amei o blog
    terminei de ler o livro hoje, e fiquei em dúvida se gostei ou não. Certamente irei demorar um cadinho para fazer a resenha, porque não sei o que achei do livro.
    bjos

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler esse livro, porém, é mais pelo fato da história ter sido uma fanfic (já que tb escrevo fics e publiquei um livro dessa forma) do que pela fama que ele ganhou pelo mundo rs
    Confesso que tb não estou acostumada com esse gênero, o máximo que tenho de contato com ele é quando leio IAN e mesmo assim nem se pode chamar o gênero de IAN de erótico totalmente... Mas enfim, o que importa é que quero ler rs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  12. Quero muito ler esse livro, porém, é mais pelo fato da história ter sido uma fanfic (já que tb escrevo fics e publiquei um livro dessa forma) do que pela fama que ele ganhou pelo mundo rs
    Confesso que tb não estou acostumada com esse gênero, o máximo que tenho de contato com ele é quando leio IAN e mesmo assim nem se pode chamar o gênero de IAN de erótico totalmente... Mas enfim, o que importa é que quero ler rs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Cris, sua resenha ficou bem escrita, e por mais que ainda não li o livro, entendo sua preocupação em fazer uma análise a cerca do gênero.
    Penso em ler o livro, mas não estou com desejo rápido, hehehe
    bjos

    ResponderExcluir
  14. Olha, gostei mesmo da sua resenha, ainda não li, mas já vou ler com outro olhar sobre o livro!!
    BEijos!

    ResponderExcluir
  15. Quem ler um capitulo soh nao vai entender nada, mas nada mesmo, da proposta do livro. Se joguem, e entendam como fica estabelecida a relacao de Steele e Grey. Tb tenho alma feminista e me choquei com o lance da submissao, mas ao longo do livro nota-se que a tal submissao nunca ultrapassa o "quarto vermelho" onde rolam as aventuras sexuais do casal, fora dele, Steele eh bastante atrevida e independente, tentando sempre deixar claro que eh bem dona de si. Conclui o que eu jah desconfiava, acredito que entre 4 paredes, havendo consentimento, prazer e satisfacao para ambos lados, vale tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente essa é a proposta da autora. O pesa é que ocorre certa dominância fora do quarto, a necessidade de "bater" caso faça algo de errado. Isso não foi aceitável para mim.

      Excluir
  16. É um livro, teoricamente, adulto e mostra Christian Grey como um Dominador e quer Anastasia ou apenas Ana, como sua submissa.Gostei da resenha está na lista

    ResponderExcluir
  17. Se querem ler um livro de história erótica e bem construído, leiam "A História de O".

    ResponderExcluir
  18. Eu amo 50 tons de cinza foi o primeiro livro que li que envolvia BDSM, eu tinha um certo preconceito com esse novo jeito de fazer sexo, eu pensava o que todo mundo pensava: !como alguém gosta de ser espancado na hora do sexo?" mas depois de 50 tons parei de pensar totalmente assim, vi o quanto a ligação de um Dom com uma sub é extremamente intenso, mas ainda sim acho que 50 tons está mais em volta do romance do que realmente no BDSM, eu fui saber mais sobre ele depois que li Luxuria, lá tive uma noção melhor do BDSM

    ResponderExcluir

Antes de comentar:

Adoraria saber a sua opinião, então não deixe de expor sobre o post! Mesmo querendo muito saber da sua opinião, os comentários precisam ser aprovados, para evitar comentários ofensivos e desrespeitosos.
E peço também que não peça parceria nem divulgue explicitamente o seu blog, pois temos o formulário de contato que serve para tudo isso.
E se você tem um blog, coloca um link para que eu possa visitar e deixar um comentário, mas nem sempre será possível, porém tentarei ao máximo.

Então, agora, deixe-me ouvir você :)

Perfil Perfil Image Map

 
Copyright © 2016 | Junto com Cris Lima | Layout e codificação por Cris Lima | Hospedado pelo Blogger