Dia Nacional do Livro: Livros que marcaram minha vida

Eu simplesmente amo a ideia de que no calendário nacional existe o dia do livro. São leitores espalhados por todo o Brasil lendo (comemorando este dia), dividindo essa paixão por livros.
Amo livros, de uma forma geral. Mas sempre têm aqueles que nos marcam, que são especiais. Então, hoje, dia nacional do livro, vou homenagear esses livros.



1. A Droga da Obediência

Primeiro livro lido por vontade própria. Todo primeiro livro marca um leitor, pois pode estar dentro daquelas páginas o que definirá você no futuro. Ou seja, o livro tem que encantar você o bastante para que quando termine, corra atrás de outras leituras.
Esse livro marcou minha adolescência; estava com 12,13 anos quando me deparei com uma trama de adolescentes espiões, então isso me atraiu. Secretamente, toda criança pré-adolescente quer trabalhar desvendando crimes, não é?

2. Jogos Vorazes

Li esse ano e me marcou profundamente. É o livro que faz você refletir sobre suas ações, sobre política, desigualdade social e crueldade humana. Sabe aqueles filmes e livro em que o vilão é um ser do mal, vindo de outro planeta/dimensão ou demônios? Jogos Vorazes não precisou deles, apenas utilizou nossa natureza, a maldade em cada pessoa e criou uma realidade monstruosa e cruel. Existe uma fase antes e pós-Jogos Vorazes em minha vida.

3. A Maldição do Tigre

Eu amo essa série, amo de paixão! Ela é toda trabalhada em mitologias e lendas, no estilo fabulas: moral da história. O universo da trama é único e muito rico de ensinamentos, principalmente sobre a cultura híndi, da qual me apaixonei. Já chorei bastante com o recente lançamento nos EUA e realmente me deixou marcas na minha vida de leitora.

4. Academia de Vampiros

Faltam-me palavras para dizer o que me fez gostar de AV, mas posso simplificar com uma só palavra: tudo. Gosto bastante de livros sobre vampiros, mas teve aquela época em que só saiam livros deste tipo e comecei a cansar e largar esse tipo de leitura. Daí, vindo de uma ultra recomendação, que levei dias ouvindo, resolvi comprar e Richele Mead trouxe de volta minha paixão por vampiros.

5. A Mediadora

Meg Cabot marcou minha vida adolescente com Suze e Jesse, sem sombras de dúvidas. Suze foi minha primeira heroína, destemida, engraçada e mal humorada. Jesse foi minha primeira (das muitas) paixões literárias, do jeito que uma garota de 15, 14 anos gostaria de achar um garoto, não é? Com essa série iniciou meu amor pela escrita da Meg e vai durar por muito tempo, o amor pela escrita e personagens também.

Pronto, esses são os 5 livros(séries) que marcou a minha vida, mas nosso vou deixar de listar outros livros (ou séries) que têm um espaço no meu coração.

6. Instrumentos Mortais
7. Perfect You
8. Dearly, Departed
9. Destino
10. Glimmerglass

Então, quais foram os livros que marcaram vocês? Não deixem comentar e homenagearem esses livros tão especiais!

Feliz dia Nacional do Livro!

7 comentários:

  1. O primeiro livro realmente marca a gente, para sempre.
    Os livros que marcaram a minha vida é Harry Potter, com certeza, Jogos Vorazes e Intrumentos Mortais. Os três são os queridinhos na minha estante.

    ResponderExcluir
  2. Nossa parabéns pelo post,uma bela homenagem sua.Li: Jogos Vorazes, A Maldição do Tigre, A Mediadora,instrumentos mortais e destino.
    Harry Potter e O Pequeno Príncipe marcaram minha infância e adolescência

    ResponderExcluir
  3. Nossa! A maioria dos livros que marcaram a sua vida também marcaram a minha. Também comecei a me interessar por leitura com A Droga da Obediência, que foi um livro que li com a mesma idade que vc! Desses todos o único que eu não li, mas que agora já está na lista, é A Maldição do Tigre. E acrescentaria Harry Potter, que esse realmente fez e faz parte da minha vida. Mas os outros são sensacionais! Não tem como não gostar da Mediadora, de VA e de Jogos Vorazes!!

    ResponderExcluir
  4. Não curti a serie Academia dos vampiros, li os dois primeiros livros a história não me encantou. A trilogia jogos vorazes me marcou muito amei os três livros.

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana esse post! Meu primeiro livro lido foi O ratinho e a lua! E marcou muito porque foi o início dessa grande paixão por livros! Outro que li quando criança foi o Bom dia todas as cores. Todos os dias eu ia na biblioteca e pegava o livro pra levar pra casa, sabia de cor mas não me cansava! É muito bom relembrar isso. Minha infância foi maravilhosa na companhia de meus livros e muito do que sou hoje foi graças as minhas leituras! :) Depois o que ficou marcado foi Harry Potter. Cheguei a ler alguns livros em 2/3 dias de tanto que amava (e amo até hoje). hehe

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o post!
    O primeiro livro que li foi O ratinho e a lua e marcou muito porque foi o início da minha grande paixão por livros (ainda o tenho guardadinho até hoje)! Outro marcante foi o Bom dia todas as cores. Todos os dias eu ia a biblioteca pegar esse livro e levava pra casa. Sabia todo o texto de cor, mas eu não o conseguia largar! Minha infância foi maravilhosa na companhia dos meus livros e foi a época em que li mais, pois a biblioteca do colégio era bem recheada! :D
    Depois veio Harry Potter. Cheguei a ler alguns livros em 2/3 dias, de tanto que amava (ainda amo *-*)! Simplesmente não dava pra parar de ler!! hahaha

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post!
    O primeiro livro que li foi O ratinho e a lua e marcou muito porque foi o início da minha grande paixão por livros (ainda o tenho guardadinho até hoje)! Outro marcante foi o Bom dia todas as cores. Todos os dias eu ia a biblioteca pegar esse livro e levava pra casa. Sabia todo o texto de cor, mas eu não o conseguia largar! Minha infância foi maravilhosa na companhia dos meus livros e foi a época em que li mais, pois a biblioteca do colégio era bem recheada! :D
    Depois veio Harry Potter. Cheguei a ler alguns livros em 2/3 dias, de tanto que amava (ainda amo *-*)! Simplesmente não dava pra parar de ler!! hahaha

    ResponderExcluir

Antes de comentar:

Adoraria saber a sua opinião, então não deixe de expor sobre o post! Mesmo querendo muito saber da sua opinião, os comentários precisam ser aprovados, para evitar comentários ofensivos e desrespeitosos.
E peço também que não peça parceria nem divulgue explicitamente o seu blog, pois temos o formulário de contato que serve para tudo isso.
E se você tem um blog, coloca um link para que eu possa visitar e deixar um comentário, mas nem sempre será possível, porém tentarei ao máximo.

Então, agora, deixe-me ouvir você :)

Perfil Perfil Image Map

 
Copyright © 2016 | Junto com Cris Lima | Layout e codificação por Cris Lima | Hospedado pelo Blogger