[Semana do Tigre] A Mitologia de A Maldição do Tigre

Entender a mitologia indiana, mesmo que apenas um pouco, é importante para ter maior entendimento da série A Maldição do Tigre. Colleen Hock romantizou um pouco os mitos, mas em suma não perdem a essência.

Decidida a falar e expirar um pouco do que consegui entender sobre mitologia indiana, pesquisei e copilei algumas coisas para vocês. Então, estão preparados para um pouco de aula mitológica?

A Índia é um vasto território, com uma grande população rica de misturas culturais. Ao longo da história, ela foi invadida e colonizada diversas vezes por povos diferentes; com toda presença de culturas diferentes, atualmente seus mitos variam, mudam, acrescentam e inovam de acordo à região e população. A mitologia é repleta de deuses, e quase todos os mitos se dão ao vencer uma batalhar contra demônios fortes e/ou imortais.

O mito de maior importância para a série é o da deusa Durga – também chamada de Parvati, Kali e outros nomes – que é retratada com quatros braços, seis, oito ou até dez. A ligação do mito da deusa à história se dá por ser protegida por um tigre ou leão – e mais uma vez depende da região e o povo. Devo alertar que as mudanças de nomes e forma têm relação também com a crença que os deuses reencarnavam, ou assumiam nomes e aparências diferentes todas as vezes que desciam a terra e assumiam a forma humana.

A deusa é dita como uma bela guerreira e a força e poder feminino. De acordo ao livro, Kelsey é filha da deusa, protegida pelos tigres e representação de uma jovem guerreira. De acordo às representações de Durga, a personalidade, história, criação e estado matrimonial, também muda, mas continua bela e importante no desfecho das batalhas contra demônios.

Para entender um pouco mais de Durga, leiam o seguinte parágrafo que retirei do Wikipédia:

A Grande Deusa Durga é dita ser requintadamente bela. Sua imagem é extremamente brilhante (devi), com três olhos como lótus, dez poderosas mãos, cabelos exuberantes com formosos anelados, um vermelho-dourado brilhante de sua pele e um quarto crescente em sua testa. Ela usa um brilhante traje azul marinho que emite raios. Seus ornamentos foram lindamente esculpidos em ouro, cravejados de pérolas e pedras preciosas. Cada deus também lhe deu a sua arma mais poderosa, o tridente de Rudra, o disco de Vishnu, o raio de Indra, kamandal de Brahma, gada de Kuber, etc. Himalaia presenteou-lhe com um feroz leão dourado. Sobre o fim do 8 º e início do 9 º dia de lua, Chanda e Munda vieram para lutar contra a deusa. Ela virou azul de raiva e a deusa Chamunda saltou para fora do seu terceiro olho. Esta forma é uma das mais poderosas, com 3 olhos vermelhos, preenchidos de sangue, língua e pele escura, que finalmente matou os demônios gêmeos com sua espada. Esta forma da divina deusa é adorada durante o sandhikshan do festival de Durga Puja, como sandhi / chandi puja. Finalmente no décimo dia da lua, a deusa Durgha matou Mahishasura com o seu tridente.

Ugra Narasimba
Ao longo dos livros, não apenas tem foco em Durga, ainda temos: Hanuman, Ugra Narasimha e outros que já não me recordo seus nomes; Shiva, Parvati (reencarnação de Durga) e Indra são os principais deuses do terceiro livro, A Viagem do Tigre. Quem quiser ler a história romântica e complicada dos três, clica aqui para primeira parte e aqui para a segunda e boa leitura. Realmente é uma história fantástica.

Para finalizar, a primeira parte da profecia de Durga:

Para proteção, busque seu templo
E apodere-se da benção de Durga.
Vá para oeste e procure Kishkindha,
Onde os símios governam a terra.
Um golpe da gada no reino de Hanuman;
E procurem o galho que está confinado.
Perigos espinhentos estendem-se acima;
Perigos deslumbrantes acham-se abaixo,
Estrangulam, capturam aqueles que você ama...
E os aprisionam em correntes salobras.
Lúgubres fantasmas frustram seu caminho
E guardiões aguardam para barrar sua passagem.
Cuidado quando eles começam a perseguir
Ou aceitar seu estado de determinação.
Mas tudo isso pode ser repelido
Se serpentes encontrarem o fruto proibido
E a fome da Índia satisfizerem...
A fim de não ver todo o seu povo perecer.

"Comecei a tremer incontrolavelmente. Aquilo era demais para absorver de uma só vez. Mensagens em cavernas secretas, ser a favorita de uma deusa indiana e partir em uma aventura na selva com um tigre? Eu me sentia assoberbada. Minha mente gritava: Não é possível! Não é possível! Como foi que fiquei presa nessa situação bizarra? Ah sim. Eu me voluntariei."

Por hoje é isso e espero que gostem dessa pequena explicação sobre a complexa e rica mitologia indiana, da qual nem a metade sei, mas tentei explicar e demonstrar o universo da trama.
Beijos e até mais.

7 comentários:

  1. Tenho sérios problemas com vários nomes para um mesmo personagem, no caso da deusa Durga, deu um nó na minha cabeça, li duas vezes o post p entender sou meio lesado HAUAHUAHUA.

    Adorei a ~~aula~~ sempre bom conhecer novas culturas.

    Abraços

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente vários nomes para um personagem é complicado, mas até de seu para entender tudinho, principalmente por que os livros são longos e muito bem preparados.

      Excluir
  2. Eu preciiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiisooooo ler esses livros *_*
    Apaixonada por profecias e por histórias assim. Morrendo de ansiedade aqui.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post,interessante os livros que oferecem um pouco mais de cultura aos leitores.
    Adoro ler livros nesse estilo,realmente podemos conhecer um pouco sobre a cultura indiana(já admirava antes,porque assisto a filmes indianos).

    ResponderExcluir
  4. A cultura indiana é muito diversa é muito peculiar, como adorar a vacas, mas esta serie de livros parece sensacional, e seria muito bom aprender mais um pouco desta cultura tão diversa!

    ResponderExcluir

  5. valeu:-bd
    queria saber mais um pouco

    ResponderExcluir
  6. Eu amo a saga do tigre e simplesmente amei isso aqui ,tudo que tem a ver com meus livro favorito,só não gostei muito da dura no último livro,mais não se pode ter tudo ,eu amei isso ,aliás eu ja sabia disso tudo,mais amo ver várias coisas bjs

    ResponderExcluir

Antes de comentar:

Adoraria saber a sua opinião, então não deixe de expor sobre o post! Mesmo querendo muito saber da sua opinião, os comentários precisam ser aprovados, para evitar comentários ofensivos e desrespeitosos.
E peço também que não peça parceria nem divulgue explicitamente o seu blog, pois temos o formulário de contato que serve para tudo isso.
E se você tem um blog, coloca um link para que eu possa visitar e deixar um comentário, mas nem sempre será possível, porém tentarei ao máximo.

Então, agora, deixe-me ouvir você :)

Perfil Perfil Image Map

 
Copyright © 2016 | Junto com Cris Lima | Layout e codificação por Cris Lima | Hospedado pelo Blogger