[Resenha] As Vantagens de Ser Invisível

As Vantagens de Ser Invisível
Formato: 14x21 cm
Nº de páginas: 223
Preço: R$29,50
Onde comprar:
Saraiva
Cultura
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
ISBN: 9788532522337
Ano: 1999 Edição brasileira: 2007
Gênero: Jovem-adulto
Nota: ★★★★☆

Sinopse:
Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras - são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude.
Oi galera!

Sei que demorei de postar novamente, mas é que com a correria da universidade, provas e tudo mais acabei me perdendo um pouco, mas já estou me organizando quanto a isso pra não passar tanto tempo sem postar.

Bem, nesse 2º post eu falaria de um outro livro (que ficará para a próxima resenha), mas a Cris me pediu pra falar sobre o livro "As vantagens de ser invisível" já que eu falei sobre o filme. Primeira coisa a dizer: entrou na minha lista de livros preferidos. Adorei a forma com que o autor aborda todos aqueles temas que eu citei na resenha do filme e principalmente a linguagem. O livro é dividido em 4 partes mais o Epílogo, sendo que é organizado em cartas que o Charlie escreve para um "amigo". Por isso, a escrita é bem jovial e, no geral, de fácil leitura e interpretação. Porém, quem já leu o livro e/ou viu o filme sabe que ele é um garoto complicado e creio que isso se reflita na sua forma de escrever. Em muitos capítulos ele vai e volta num assunto, assim: ele fala de uma coisa, depois de outra. No final, volta àquele primeiro assunto e finaliza o capítulo (a carta) com um comentário sobre ele. Por exemplo, na parte 2, pág. 82, ele começa o capítulo com:
"Sam e Patrick viajaram com a família para o Grand Cannyon ontem."
Depois ele fala sobre algumas outras coisas, inclusive do aniversário (que é no mesmo dia do Natal e isso é um detalhe importante). Então finaliza a carta com:
"Espero que Sam e Patrick telefonem no meu aniversário. Eu me sentiria muito melhor."
Não sei se outras pessoas se confundiram um pouco nesses momentos, mas eu fiquei um pouco confusa com esses "vai-e-vem".

Ah, esse detalhe do livro escrito em cartas me encantou totalmente! Apesar de algumas serem bem grandes para cartas, foi perfeito pra mim, porque podia ler uma ou duas entre uma aula e outra, por exemplo. Já antes de dormir, dizia que ia ler só uma carta, mas nunca conseguia. Vocês devem passar por isso também.

Bom, posso afirmar que esse livro me emocionou muito, do começo ao fim. É muito profundo e te faz refletir sobre coisas que acontecem com você ou com alguém a sua volta, conhecido ou não. No meu caso, o que mais me fez pensar foram dois momentos em especial: um ocorrido com a irmã do Charlie e, principalmente, um relacionado à tia dele, a "tia Helen". Fiquei pensando em como certos acontecimentos podem afetar a vida de uma pessoa e, acreditem, me senti mal por isso, mesmo não tendo nada a ver com a minha vida em particular, mas por saber que coisas assim acontecem realmente. Mas não vou falar muito para não entregar o que acontece.

Por fim, tenho que fazer um elogio (que vai mais para o filme na verdade): o filme é totalmente fiel ao livro. Óbvio que tem algumas coisas que não foram utilizadas no filme, mas no geral, o filme é o livro e eu adorei isso.

22 comentários:

  1. Desde ler sobre o filme, estou com super vontade de ler a obra original. O fato de ser escrito em cartas (por mais longas que sejam), dá certa leveza à história.
    Quanto aos fatos que acontecem e afetam a vida de todo mundo, fiquei mega curiosa. Mas mesmo sem saber o que é, concordo.
    Espero ter a oportunidade de ler este livro (e ver o filme, posteriormente) logo.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu baixei o filme dele faz um tempo, mas ainda não o assisti porque quero ler o livro antes! Mas, como você disse que é bem fiél, não sei mais o que vou fazer rs

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como eu falei: no geral, o filme é fiel. E pra mim, por mais fiel e perfeito que o filme seja, não se iguala ao livro. Por isso eu prefiro ler o livro primeiro para depois ver o filme (apesar de que nesse caso acabei fazendo o contrário) e sempre aconselho que façam isso. :)

      Excluir
  3. desde que ouvi fala sobre o filme que cresceu em mim uma curiosidade enorme . parece ser curioso e intrigante

    ResponderExcluir
  4. Baixei o filme ontem, porque foi quando chegou o livro, vou ler primeiro para depois assistir, mas já gostei um pouco, através desta resenha.. Mesmo tendo alguns pontos negativos, o livro parece muito bom, e espero gostar quando ler, beijos!

    ResponderExcluir
  5. Comecei a ler o livro mas como não acho que era a leitura ideal para aquele momento, acabei deixando de lado.
    Ainda pretendo ler em algum momento mas não sei quando.
    Sei que todo mundo fala bem mas não sei se irei gostar :(

    Beijos,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo. É um tipo de livro que você tem que estar preparado pra ler em determinado momento. rs
      Passo por isso também, de achar que posso não gostar mesmo que tanta gente goste. Mas só lendo pra saber, quando tiver vontade, leia sim. ;)

      Excluir
  6. Baixei o filme, não sabia que vinha de um livro. Ainda não assisti, mas já estou curiosa! Acho que será minha próxima aquisição literária... rs

    ResponderExcluir
  7. Eu amo os dois! Livro fofo, filme mais fofo ainda *-*
    Muito legal esse livro. Só achei estranho que foi carta do começo ao fim. Imaginava se no final não mudaria e etc.... Sei lá, vai que ele passa a narrar a vida sem carta? Mas não aconteceu. Mesmo assim, e por isso, o livro é mais bacana ainda!

    ResponderExcluir
  8. Sou suspeita para dizer que estou louca pelo livro e filme. Acho que nunca li nenhum livro escrito por cartas.
    Apesar de personagens deprimidos me deprimirem, estou tão interessada.

    Parabéns pela resenha, Iman.

    ResponderExcluir
  9. Ah sou louca por este livro! Já vi o filme e adorei, chorei muito, imagine no livro. Espero ter a oportunidade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  10. Tô louca pra ler!! Amo livros assim que se desenrolam por meio de cartas ou diários... me identifico! hahaha Também quero ver o filme, mas só depois de ler o livro, acho que dá pra "comparar" melhor assim! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca li livros em que a história é contada por cartas, mas adorei! Eu também prefiro, mas infelizmente nesse caso não deu pra ler antes. :/

      Excluir
  11. Oi Iman, gostei da resenha.
    A história do livro,Charlie, o personagem principal conta sua rotina e suas experiências como adolescente.
    A vida de Charlie,pensamentos e sentimentos tornaram o livro mais interessante.
    Aborda assuntos polêmicos como: álcool, drogas, aborto,sexo e pedofilia
    Realmente o livro também foi emocionante,os atores queridinhos que o protagonizavam realizaram uma bela atuação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! (:
      Com certeza! A forma dele se expressar que tornou o livro e o filme interessantes.
      Sim, gostei bastante da atuação de todos. E apesar de ser fã da Emma e de ter me surpreendido bastante com a atuação do Logan, o que mais me chamou atenção foi o Ezra, ele realmente incorporou o Patrick.

      Excluir
  12. Assisti o filme e me apaixonei pela história e estou feliz em saber que ele é fiel ao livro, agora tenho que ler ele.

    ResponderExcluir
  13. Nossa...achei a história super legal!!!!!!
    Esses dias eu fui com a minha amiga em uma livraria pra ela poder comprar o livro, mas quando o vi não me interessei muito, mas lendo a resenha vou ter que pedir emprestado o dela..rsrsrs
    E ainda bem que tem o filme tb!!!!!!!

    bjus

    ResponderExcluir
  14. Não tem como não dar 5 estrelas para esse livro né? Apaixonante!

    Bjs!
    http://newromantic.net

    ResponderExcluir
  15. Eu adorei o livro e o filme, o livro por ser escrito em formas de cartas me ganhou desde o princípio, eu senti como se eu fosse uma amiga intima do Charlie e ele estivesse compartilhando comigo os seus segredos mais íntimos. O livro é super tranquilo de se ler, tem horas que você fica com pena do Charlie, tem horas que você fica triste por ele, tem horas que você fica feliz, e tem horas que você torce por ele e pra que ele fique bem, e não é isso afinal o que a amizade é na realidade? Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu comentário Cissa!
      Foi esse sentimento que tive e vi muita gente comentando coisas do tipo também. Além disso, tinha vontade de cuidar do Charlie, fazê-lo se sentir bem. É como você falou, é isso que é amizade. :) Beijos!

      Excluir
  16. Eu amei o livro logo de cara pelas sinopses, e quando comecei confesso que me apaixonei pelo livro! Se você optar em ver o filme primeiro desista, eu sempre acho melhor ler antes de ver, pois o filme não é mais um obra "por cima", já o livro, vai tão afundo nos sentimentos de charlie que cheguei a me emocionar (como no filme também). Adorei sua resenha, bjs

    ResponderExcluir
  17. Acho que sou a única pessoa do mundo que ainda não leu e nem viu o filme =/ mas já ouvi falar muito bem do livro, ele parece algo bem agradável de ler, eu sinto que ele vai me prender do começo ao fim principalmente porque o protagonista é um colegial e eu amo livros que envolvem esse mundo escolar, amo os conflitos internos da adolescência, as descobertas que fazemos nesta fase e tal.

    ResponderExcluir

Antes de comentar:

Adoraria saber a sua opinião, então não deixe de expor sobre o post! Mesmo querendo muito saber da sua opinião, os comentários precisam ser aprovados, para evitar comentários ofensivos e desrespeitosos.
E peço também que não peça parceria nem divulgue explicitamente o seu blog, pois temos o formulário de contato que serve para tudo isso.
E se você tem um blog, coloca um link para que eu possa visitar e deixar um comentário, mas nem sempre será possível, porém tentarei ao máximo.

Então, agora, deixe-me ouvir você :)

Perfil Perfil Image Map

 
Copyright © 2016 | Junto com Cris Lima | Layout e codificação por Cris Lima | Hospedado pelo Blogger