Vamos falar sobre... e-books?

Por um tempo me mantive observando, analisando e refletindo sobre a questão dos e-books no Brasil. Não é de agora que começaram as vendas de e-readers e e-books no país, mas a chegada da Amazon e do KoBo ao Brasil deu um salto nas vendes. A questão de toda a minha dúvida é se devo começar a efetivamente me tornar uma leitura um pouco mais digital.

Muitos pensam que em alguns anos os livros impressos se tornaram relíquias, peças de colecionador. A ideia de algo parecido parece ótima, mas acredito que só chegaremos neste estágio daqui a muitos anos. Tenho essa concepção com base na apreciação material que temos pelas coisas, consequentemente os livros também. Talvez esta não seja a realidade de alguns países – como os EUA que têm as vendas de e-books em números gigantescos – mas no Brasil esses números não são tão altos e cobiçamos tocar, cheirar e colecionar livros. Quem não sonha com uma pequena biblioteca particular ou mesmo apenas uma estante recheada de livros? Por exemplo, tenho uma estante cheia de livros e sonho com uma biblioteca particular, se possível não tão pequena assim. Mas para ter uma recheada precisamos de quê? Livros impressos.

Defini um sinal de quando devo mudar meu discurso a favor dos e-books no momento que me contentarei em ter meu livro favorito apenas em e-book. Numa situação hipotética: compro um e-book do livro A e do B; o livro B, após a leitura, me marcou profundamente, já o A me forneceu um bom momento de leitura. Provavelmente comprarei o livro impresso B.

Mas não pensem que sou contra aos e-books ou coisa do tipo. Não, tenho e-books na minha conta do Kindle, daqueles de fazem promoção de $1, 2, 3, ou até alguns grátis. É aqui que entra outra grande questão: os preços altos. Honestamente, nunca, nem em um milhão de anos, deixarei de comprar um livro físico por causa de R$5, 10. É muito comum encontrar o e-book de um livro impresso que custa R$30 por R$ 25, 20. Para mim, é muito melhor levar o impresso. Então, a questão do preço é algo que precisa ser revisto, repensado, recalculado para o e-book ser uma ameaça ao livro impresso.


Os e-readers: qual escolher, qual é melhor para determinada função?
Esta pergunta ainda me corroí, porque estou em dúvida entre o Kobo e o Kindle. Enquanto o Kobo não tem a restrição de comprar apenas no site da marca, no Kindle só podemos comprar na Amazon, mas só tenho e-books de lá. Ainda estou pesquisando, perguntando sobre os dois e-readers para escolher o melhor para as minhas necessidades, não deixando de lado outras opções como o Cool-er.

Desde berço tenho este traço de esperar um pouco, analisar primeiro, pensar mil vezes antes. Ainda não quero me precipitar com os e-books; são muitas dúvidas e quase um mercado novo que precisa ser solidificado. Espero as posições das editoras com esta nova forma de leitura, claro, o do mercado também.

Para quem gosta de e-books e preços baixos, a editora Novo Conceito reduziu os preços dos e-books, tem muito livro por menos de R$10 por lá. Cliquem aqui e vejam as ofertas, que só valem até dia 25 de janeiro.

Vocês já compraram alguns e-readers? Estão acostumados a ler vários e-books? Não deixem de comentar e darem uma passada no fórum do blog.

17 comentários:

  1. Nossa, que legal foi este seu post! Não sei muito bem o que falar dos e-books...não tenho um e-reader e por isso, no momento, não é viável adquirir. Há ainda o fato do prazer que tenho em pegar um livro, folheá-lo e também cheirá-lo..rsrsr
    Mas não descarto a ideia de futuramente participar desse novo jeito de leitura!

    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Gisele!
      Pelo visto, temos a mesma linha de pensamento.

      Excluir
  2. Acho muito legal essa tecnologia e tal, mas acho que nunca vou conseguir usá-la, pois preciso sentir o cheirinho de livro novo, tocá-lo, ter em minha estante, acho que nunca vou conseguir abrir mão disso. Mas o post é muito legal mesmo. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não iria tão longe e dizer que não conseguiria usá-la, mas eu certamente não conseguiria parar de quer ter mais livros físicos, de vê-los na minha estante.
      Bjs

      Excluir
  3. Olá jessica, eu estou aqui para perguntar se eu, posso fazer parte do seu blog ou seja ser um postador? Eu estou cursando desde 2012 o curso de história na UFPA.
    Eu posso postar assuntos relacionados com a história do brasil e história geral.

    ResponderExcluir
  4. ebooks é uma boa opção , mas eu ainda prefiro os livros fisicos mesmo , senti o cheirinho das paginas

    ResponderExcluir
  5. Bom, mesmo com preços baixos e-books não são opção para mim. Gosto mais de livros físicos, senti-lo, cheira-lo, vê-los na estante e admira-los. Não conseguimos fazer isto com um e-book, por isso prefiro livros físicos.

    ResponderExcluir
  6. Tenho meu NOOK há mais de um ano e fui pegar gosto por ele somente na última semana. Confesso, porém, que prefiro o impresso. Tem mais gosto de livro e isto me encanta.
    Mas tecnologia está aí para colaborar. Ou seja, se for melhor para a pessoa ler um ebook, bom para ela. Se não for, continue com o tradicional livro impresso. Acredito que é só questão de opção.
    Quanto ao preço, concordo plenamente. São caríssimos, as vezes mais do que o livro impresso, o que não faz o menor sentido, já que a editora não gasta com papel, tinta, etc.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que a leitura no Kindle, pode ser um pouco desconfortável como quando estamos a muito tempo na frente do Pc e nossos olhos doem, e tbm sou muito a favor dos livros impressos, defendo o uso do Kindle, comente em casos escolares que se tem que carregar muitos livros, em vez de levar 10 livros na mochila vc leva um kindle de menos de 500 gramas!

    ResponderExcluir
  8. sempre é bom senti o cheirinho dos livros pega e poder arruma na estante todos bem lindinhos

    ResponderExcluir
  9. Acho uma alternativa mais prática, rápida, que interage muito bem a era de tecnologia que vivemos, mas também prefiro os livros "reais", guardados na minha estante, porém com o avanço das coisas acredito que em breve terei de me adaptar a essa nova forma de leitura!

    ResponderExcluir
  10. Não tenho mimimi por ler e-books mas eu realmente preciso de um e-reader (não sei se kobo ou kindle). Não gosto do Cool-er, design menos bonito, memória interna de 128 MB (no modelo que vi) e mais caro (599 com desconto) que o Kobo Glo que tem muito mais funções que ele. Claro que gosto de livros em papel mas é muito mais prático carregar 100 livros no aparelho que ter em casa. Eu quero em papel os preferidos mesmo.

    O preço dos e-books está muito longe de ser o dos sonhos mas em alguns casos a Amazon sai em vantagem. Em outros lugares tem e-book com preço de livro físico e eles acham que sou trouxa pra comprar.

    Érica Martins
    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post.
    Também concordo que alguns ebooks estão com preços muito salgados, e nestes caso, prefiro muito mais comprar o impresso mesmo.

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Acho que ultimamente leio mais livro digital que físico...ou talvez não, Mas a maioria é digital. Amo o físico, mas comprar tá fooooo né =/
    O digital é mais pratico.

    ResponderExcluir
  13. Acho que não troco os livros impressos por ebooks. Tenho todo o "ritual" de pegar, cheirar, assinar o nome... *-* hahaha Desde criança meu sonho foi ter minha biblioteca particular... um dia eu chego lá!

    ResponderExcluir
  14. Também já pensei sobre a questão dos e-books,sinceramente prefiro livro impresso.
    Por quê? O prazer de ter o livro em mãos e sentir o cheirinho de novo,folhear,emprestar,colocar na estante...
    Também leio e-books,principalmente porque alguns livros não são fáceis de encontrar,mas às vezes a leitura torna-se cansativa
    Atualmente, estão tomando fôlego as vendas de e-readers e e-books no país,mas não significa que os livros deixarão de existir (já existem desde a Antiguidade), e tem a questão do poder aquisitivo,dos analfabetos digitais...

    ResponderExcluir
  15. Ainda prefiro livros físicos, também não sou contra livro digitais mas ter meus livros na mão é muito bom.

    ResponderExcluir

Antes de comentar:

Adoraria saber a sua opinião, então não deixe de expor sobre o post! Mesmo querendo muito saber da sua opinião, os comentários precisam ser aprovados, para evitar comentários ofensivos e desrespeitosos.
E peço também que não peça parceria nem divulgue explicitamente o seu blog, pois temos o formulário de contato que serve para tudo isso.
E se você tem um blog, coloca um link para que eu possa visitar e deixar um comentário, mas nem sempre será possível, porém tentarei ao máximo.

Então, agora, deixe-me ouvir você :)

Perfil Perfil Image Map

 
Copyright © 2016 | Junto com Cris Lima | Layout e codificação por Cris Lima | Hospedado pelo Blogger