Livros: emprestar ou não?

Emprestar livros ou não? Está aí um assunto complicado. Pelo menos pra mim. Então, resolvi fazer uma lista de prós e contras sobre isso e postar aqui pra vocês. Primeiramente os prós:

  1. Encontramos alguém com quem discutir sobre o livro: Quantas vezes ficamos tão empolgados (as) com um livro e não temos com quem dividir essa animação? É bom ter alguém que tenha ficado tão animado quanto você. E mesmo que a pessoa não tenha gostado, poder conversar sobre aquela leitura é sempre bom.
  2. De certa forma, você está incentivando a leitura: No caso de alguém que não tem o hábito de ler, talvez com esse livro que você emprestou, ele (a) comece a se interessar mais por leitura.
  3. Divulgação do autor: Se não for um livro tão conhecido, você está ajudando a divulgar o trabalho daquele autor. Quem sabe a pessoa não se interessa por ler mais obras dele?
  4. Troca de livros: Você e seu amigo (a) podem sempre emprestar livros um para o outro, o que é ótimo também.

Agora, vamos aos contras:

  1. O livro nunca volta do jeito que você emprestou: É difícil encontrar alguém que tenha tanto cuidado com as coisas dos outros, incluindo livros. Sempre volta com uma manchinha ali, uma dobrinha numa página...
  2. Demora para devolver: Ok, tem gente que demora para ler, normal. Mas demorar 2/3 meses para devolver um livro é demais.
  3. Pode correr o risco de não haver devolução: Nunca passei por isso, mas meu primo emprestou um livro para um amigo e ele nunca o devolveu.
  4. Empréstimo do empréstimo: Você empresta um livro para alguém e a pessoa se acha no direito de emprestar para outra pessoa. Para mim, essa é uma das piores coisas, só perde para o item 1.

Bom, eu admito que sou muito chata para isso. Não gosto de emprestar livros. Mesmo. Eu tenho uma lista de pessoas para quem me permito emprestar (só tem 3 pessoas nessa lista até agora: a Cris, minha prima Fernanda e minha amiga Jamile), porque sei que elas vão ter tanto cuidado quanto eu tenho. Já a minha "lista do não" é muito, muito grande. Estou tentando mudar isso, mas minhas experiências com empréstimo de livros, no geral, não foram muito boas, então pra mim é complicado.

Mas e vocês, tem problemas em emprestar livros? E concordam com os meus prós e contras? Comentem me contando as opiniões de vocês.

Beijos!

19 comentários:

  1. Nossa, eu fico sempre feliz quando alguém pede algum livro emprestado, porque quer dizer que tenho ótimos títulos, mas sempre fico com um pé atrás em realmente emprestar..
    Já emprestei livros que nunca foram devolvidos, já emprestei livros que a pessoa perdeu. Também já emprestei livros que a pessoa o danificou e depois me deu um novo. Fiquei grata e tal, mas sempre sentirei falta do meu bebê <3 Porque quem ama livros é muito sentimental com os mesmos... pode até arranjar um novo, mas o primeiro é único ahahahah
    Beijos, Anna
    http://16livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um medo enorme de emprestar livros.
    Porque cuido tão bem dos meus sabe? Tenho medo de vê-los voltar mal cuidados =(
    Até hoje só emprestei um livro para um amiga e um livro para minha irmã e o único problema que encontrei foi a demora para a devolução =( hehe
    Mas acho que esse não é um item tão ruin perto dos outros =D

    Beeijos,
    http://isteh.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Emprestar livros é sempre um negócio delicado. Tenho alguns amigos "de confiança" quando o assunto é livros, mas já tive experiências bem negativas de emprestar e nunca mais ver meu livro de volta. E o pior é quando você também não tem mais contato com a pessoa, aí já pode dar o livro como perdido mesmo.

    Bj
    Livro Lab

    ResponderExcluir
  4. Eu não me incomodo em emprestar um livro, desde que já tenha lido e que tenha confiança na pessoa (e intimidade suficiente para cobrar a devolução, se for o caso).
    Acho que emprestar realmente é uma forma de incentivar a leitura. Quem realmente ama ler, não tem grana (em geral) para todos os livros de seu interesse. E pegar emprestado ou trocar é uma excelente maneira de resolver o problema.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu falei, sou bem chata pra isso.
      Mas concordo, troca de livros é sempre bom, é só saber com quem você pode fazer isso. (:

      Excluir
  5. Eu também não sou muito fã de emprestar meus livros. Realmente nunca voltam do jeito que foram. Mas dependendo da pessoa, eu empresto! Até porque também pego livros emprestado e tenho sempre o maior cuidado pra não danificar! :)

    ResponderExcluir
  6. Haha, ve uma vez que eu emprestei FMF pra minha prima e nossa! Ela demorou ANOS para ler, emprestou para uma amiga dela, carregava dentro da bolsa resultado: estragou todo! Cheio de marcas e bem acabado, eu fiquei com vontade de esganar ela. Agora sempre que ela pede emprestado eu tenho uma desculpa ^.^ , esse foi o pior caso mas já tiveram outros. Emprestei Minha Vida Fora de Série e a menina ficou com o livro o ano todo na mão e nem terminou de ler *--*. Eu fiquei tipo 'jura que você fez isso comigo?'. Eu emprestei o oitavo de Querido Diário Otário ano retrasado e a menina não me devolveu, não terminou de ler e sei que não vai me devolver.

    -> memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já emprestei um e voltou com mancha de comida, fiquei em choque, nem acreditei! hahah Depois disso que parei de emprestar a qualquer um.

      Excluir
  7. Eu me recuso a emprestar, da última vez meu O Guia do Mochileiro das Galáxias e me arrependi, esse amigo emprestou para outra amiga nossa, mas o livro voltou acabado, as páginas manchadas acho que de óleo e levemente amassado.

    Não empresto nem peço emprestado a ninguém, por mais amigo que seja. Eu tenho o maior cuidado quando leio, e sei que a maioria não tem, então deixa quieto na minha estante HAHAHA.

    Abraços :D

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Óleo?? Nem quero pensar se isso acontecesse comigo. rs
      Eu passei um tempo assim também, não emprestava de jeito nenhum. kk Mas depois resolvi fazer a listinha que citei no post. (:

      Excluir
  8. Eu não tenho problema nenhum em emprestar meus livros. A bem da verdade até hoje não tive problema nenhum com eles, sempre voltaram inteirinhos.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. RSRSR Ótima postagem!! O melhor mesmo é emprestar para alguém que ama e cuida do livro tanto quanto vc.
    Bjs
    eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! :) Sim, não basta ser de confiança, tem que ser alguém que ame livros tanto quanto você.

      Excluir
  10. Adorei o post!
    Suas dicas são úteis!
    Mas emprestar é um assunto delicado,porque se emprestar pode ser que a pessoa não devolva,acabe com o livro ou perca .Nós sabemos o quanto é difícil,encontrar alguma livros,sem falar nos preços,e se alguém pedir e não devolver,ou devolver num estado lamentável?
    Se não emprestar você é uma pessoa egoísta,que não deseja compartilhar conhecimento...
    Nossa tem que equilibrar né?
    Saber para quem você está emprestando e dar um determinado tempo para a pessoa ler.
    Quando meus livros chegam envolvo em papel contact,e eles ficam bem organizados,tenho muito cuidado para que não fiquem com as páginas amassadas ou amareladas,então se eu tenho todo um cuidado como ou saber se a pessoa para quem vou emprestar ai ter o mesmo cuidado? DIFÍCIL!!!
    Eis a questão: emprestar ou não emprestar?

    ResponderExcluir
  11. Não gosto de emprestar, sou muito cuidadosa com meus livros, mas tenho duas amigas para quem empresto sem medo porque sei que cuidam direitinho. Nesse ponto, até acho bom não ter muitos amigos viciados em leitura, pois aí não ficam me pedindo rsrs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Não! Nunca! Sai fora e passa longe! Se for pra eu emprestar livro, vou redigir um contrato cheio de clausulas e vai ter: PAGUE MULTA SE DEIXAR UM POEIRA NA CAPA e todo tipo de absurdo, pra ver se a pessoa desiste e deixa meus bebês em paz xD
    Odeio isso, não empresto mesmo :S

    ResponderExcluir
  13. Não vejo problemas em emprestar, livro é pra ser lido. Você sabe quem voce confia pra emprestar o seu livro, então é isso. Comigo isso funciona muito bem, porque normalmente s pessoas qu eu empresto os meus livros, são as mesmas que emprestam os delas, ai é que tá: cuide daquilo que nao é seu como voce cuidaria se fosse o seu! E educação é tudo, não é? Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Morro, morro de medo de emprestar os meus livros. Ok, talvez seja loucura ou sei lá o que, mas não consigo emprestar meus livros.
    Mas suas situações foram bem pensadas e esclarecedoras.

    ResponderExcluir
  15. Eu não empresto mais, eu emprestei alguns que nunca mais voltaram. ;/
    beijos

    ResponderExcluir

Antes de comentar:

Adoraria saber a sua opinião, então não deixe de expor sobre o post! Mesmo querendo muito saber da sua opinião, os comentários precisam ser aprovados, para evitar comentários ofensivos e desrespeitosos.
E peço também que não peça parceria nem divulgue explicitamente o seu blog, pois temos o formulário de contato que serve para tudo isso.
E se você tem um blog, coloca um link para que eu possa visitar e deixar um comentário, mas nem sempre será possível, porém tentarei ao máximo.

Então, agora, deixe-me ouvir você :)

Perfil Perfil Image Map

 
Copyright © 2016 | Junto com Cris Lima | Layout e codificação por Cris Lima | Hospedado pelo Blogger