[Resenha] The Ghost and the Goth

The Ghost and the Goth
Idioma: Inglês
Formato: Paperback
Nº de páginas: 281
Preço: $8.73
Onde comprar:
Book Depository
Autor: Stacey Kade
Editora: Hyperion Books
ISBN: 9781423124870
Ano: 2011
Gênero: Jovem-adulto, Romance
Nota: ★★★★★
Sinopse:
Depois de um encontro com um ônibus, Alona Dare, vai de rainha do baile para a Rainha dos Mortos. Ela está presa como um fantasma na terra dos vivos, sem nenhum sinal de luz, grande e brilhante para levá-la para um lugar melhor. Para piorar a situação, a única pessoa que poderia ser capaz de ajudá-la é Will Killian, um antissocial e perdedor total. Mais do que tudo, Will não gosta da sua rara capacidade de comunicar com os mortos, especialmente a ex-garota mais popular de Groundsboro. Ele não tem vontade de ajudá-la a atravessar para o outro lado, ainda que "iria" trazer-lhe um pouco de paz e tranquilidade para sua vida. Eles podem deixar sua desconfiança mútua - e atração-quase - para trabalhar em conjunto?

The Gosth and the Goth, primeiro livro de uma trilogia, estava na minha lista de desejo assim que li em alguns blogs estadunidenses resenhando o livro. Só no final do ano passado consegui ler e adorei cada parágrafo do livro.

Alona Dare era popular, tinha um namorado e vários amigos; sua vida social era completamente animada, porém não totalmente perfeita. Mas depois de ser morta atropelada por um ônibus, sua vida se transforma totalmente e ela percebe o quanto sua vida era uma mascara para ela própria: sua melhor amiga fica com seu namorado na frente de todos um dia depois da sua morte; seus amigos não eram tão seus amigos assim; sua escola segue em frente normalmente; a única pessoa com quem consegue conversar é Will, o garoto mais esquisito da escola.

Will Killian não sobrevive sem música. Para onde ele vai, fantasmas falando, pedindo, reclamando e incomodando com sua fala desenfreada, o seguem, e a música é a única forma de abafar o barulho. Como se tudo já não fosse ruim o bastante, ninguém acredita que ele vê e enxerga fantasmas e foi diagnosticado com esquizofrenia, para melhorar sua imagem social. Mas as coisas começam a mudar, pois o diretor da escola está perseguindo-o e retirou a sua música; a garota que foi alvo de sua fantasia morreu e solicita sua ajuda. E tem a massa negra, que é possivelmente seu pai morto, que quando aparece causa um grande estrago.

The Gosth and the Goth (A Garota Fantasma e o Góticotradução livre) é narrado em 1ª pessoa do passado, sob o ponto de vista de Alona e Will. Stacey Kade foi uma surpresa, porque sua narração é jovem, fluída, gostosa e contém um forte traço de humor, o que suavizou umas cenas de terror.

Eu gostei de Alona e foi muito bom a escolha da autora ser a bonita, líder de torcida, loira e popular garota. Nós, leitores de YA, temos, normalmente, aversão a esse tipo de personagem, uma vez que essas garotas são aquelas que humilham nossas personagens principais, que são tímidas, bonitinhas e nerds. Foi bom fugir desse estereótipo. E Alona tem vários problemas, principalmente com os pais, que estão separados e sua mãe está passando por difíceis momentos.

Will é um falso gótico na verdade, pois tudo não passa de uma fachada para se encobrir e chamar menos atenção dos vivos e principalmente dos mortos. Will também tem outros problemas, principalmente com seu psicólogo, que está espera uma brecha para mandá-lo para um manicômio, e tem o diretor da escola, que o considera um mentiroso. E, com certeza, adorei o Will, ele é apaixonante!

Para quem ainda não sabe, comecei a amar fantasmas por causa de Meg Cabot (assim como me viciar em Romance Histórico por causa da Cabot também), na famosa série A Mediadora, com as aventuras de Suze, uma garota capaz de enxergar e falar com fantasmas, e Jesse, o fantasma com mais de 150 anos com quem ela divide o quarto. The Gosth and the Goth fez um ótimo dialogo com A Mediadora, mas não pensem como uma adaptação, fanfic ou versão; o leitor que gostar de qualquer uma das duas séries possivelmente gostará da outra.

The Gosth and the Goth não é um livro feito para surpreender, lhe marcar profundamente e mudar sua visa de mundo. É um livro leve, cheio de humor, para jovens, feito para agradar e divertir. Recomendo para quem gosta de um bom YA, histórias de fantasmas e romances engaçados. Tem um nível de inglês fácil e não tenho nenhuma informação sobre direitos de publicação no Brasil, mas quem tem um nível entre básico e intermediário consegue ler perfeitamente.

Beijos e até mais :-)

9 comentários:

  1. Parece um bom livro. De fato a protagonista foge bastante dos padrões para o estilo, o que é um fator positivo na minha opinião. Achei a história interessante e divertida.
    Não sou muito fã deste estilo, mas confesso que fiquei animada com esta leitura.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha, adorei também o livro, já comprei o meu hahah
    Mas conhecendo o BD só vai chegar daqui uns dois ou três meses :(
    Beijos, Anna
    http://16livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom, Anna!
      Normalmente chega em um mês para mim... nunca tive nenhum trabalho com o BD.
      Espero que você goste tanto quanto eu!

      Excluir
  3. Oi, Cris!
    Quando eu vi a sinopse desse livro, fiquei morrendo de vontade de lê-lo, parece muito bom MESMO. Eu nunca li histórias com fantasmas e acho que essa é uma boa opção. ^^ Além do mais, adoro livros levinhos!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo, Jana! The Gosth the Goth é um leve e apaixonante, um YA que ao mesmo tempo é comum e diferente. Vale mesmo.

      Excluir
  4. Nossa, que legal! Nunca li nenhum livro com fantasmas... Mas sei lá, não me bateu uma vontade de ler, só achei interessante mesmo por se tratar de algo que eu nunca tenha lido antes. Não acho que eu leria... Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Diálogo com A Mediadora?:P Preciso de mais alguma coisa para ler?
    Adorei, adorei a resenh, Cris! Sou louca por fantasma e até hoje não superei a saudade de Jesse, então esse livro pode ser tão, tão bom.
    Pena que não tenho um inglês assim tão bom... mas vou ver o que faço!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, é incrível e realmente mata um pouco a saudade de Jesse e Suze. Não sei se você sabe, mas ouvir dizer que Meg confirmou o 7º livro de A Mediadora!
      Tirando tudo isso, o livro é encantador e leve mesmo. A leitura fluí é de um inglês. Faça o teste, não é tão difícil ler em inglês assim.

      Excluir
  6. Eu vi a resenha desse livro em algum lugar e eu gostei bastante. Mas eu não leio muito bom em ingles, acho que demoraria séculos para terminar.
    beijos

    ResponderExcluir

Antes de comentar:

Adoraria saber a sua opinião, então não deixe de expor sobre o post! Mesmo querendo muito saber da sua opinião, os comentários precisam ser aprovados, para evitar comentários ofensivos e desrespeitosos.
E peço também que não peça parceria nem divulgue explicitamente o seu blog, pois temos o formulário de contato que serve para tudo isso.
E se você tem um blog, coloca um link para que eu possa visitar e deixar um comentário, mas nem sempre será possível, porém tentarei ao máximo.

Então, agora, deixe-me ouvir você :)

Perfil Perfil Image Map

 
Copyright © 2016 | Junto com Cris Lima | Layout e codificação por Cris Lima | Hospedado pelo Blogger