[Resenha] A Culpa é das Estrelas

A Culpa é das Estrelas
Páginas: 286
Formato: 14x21cm
Preço: R$29,90
Onde comprar:
Saraiva
Cultura
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580572261
Ano: 2012
Gênero: Jovem-adulto, Romance
Nota: ★★★★★
Sinopse: Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico.
Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.
Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.

Foi o livro que mais criei expectativas até o momento e o que mais me fez chorar, com certeza. Devo alertá-los que me faltam palavras para resenhar A Culpa é das Estrelas, a mesma coisa que ocorreu quando escrevi a resenha de Quem é você, Alasca?. John Green tem o poder de me deixar sem fala.

Acho que devo começar dizendo que esse livro tão fino e pequeno foi a leitura mais demorada da minha vida, porque toda vez que eu começava a chorar pegava outro livro para ler. Creio que essa ação tenha me ajudado muito, porque livros que me fazem parar, refletir e respirar sempre me deixa tão mexida, e demoro a começar outro livro.
“Alguns infinitos são maiores que outros... Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Eu queria mais números do que provavelmente vou ter.”
Em A Culpa é das Estrelas somos apresentados a Hazel Grace, uma garota de 16 anos que tem câncer na tireóide e pulmão e está em caso terminal, sobrevivendo apenas por causa de um tratamento teste e seu carrinho de oxigênio. Sua vida é confinada dentro de casa, deprimida, então sua mãe a convence a ir ao grupo de apoio para crianças com câncer, e lá conhecemos o Augustus Waters, que tem câncer nos ossos e teve que amputar uma das pernas. Diferentemente de Hazel, Augustus não está deprimido, ele é inteligente e alto austral, pelo menos até onde uma pessoa com câncer pode ser.
A tristeza não nos muda. Ela nos revela.
O que aproxima os dois é um livro chamado Uma aflição imperial, de uma menina com câncer e todos que a rodeia, mas o livro não tem um final e os dois saem em busca de saber o final da história. Com isso, eles fazem uma aventura até a Holanda, que é um cenário muito bonito, pelo visto.

Câncer, câncer, câncer. A Culpa é das Estrelas é um livro que tem um câncer, mas incrivelmente não vive para o câncer. Confuso? Vamos lá, tentarei explicar. Os livros de Câncer, chamados de Cancerbook, normalmente são tão apelativos e você sente pena do personagem, porque parece que a vida dele acabou. Mas, sabe, é possível viver com câncer, em muitos casos ainda é possível viver. E aqui é que está: ACEDE é um livro sobre a vida. Questionamentos, superação, conquistas, tristeza, felicidade, vida e morte. Mas (maldito ou bendito mas) falar sobre a vida é tão mais emocionante do que apelar para pobre-pessoa-com-câncer, então eu chorei e ri e continuo chorando até hoje quando me lembro do livro. Conclusão: estou chorando agora. Porque, caramba, a culpa é das estrelas e não tem como culpá-la.
“Não dá para escolher se você vai ou não vai se ferir neste mundo, meu velho, mas é possível escolher quem vai feri-lo. Eu aceito as minhas escolhas.”
E John provou mais uma vez que sabe juntar as coisas e sair de uma forma tão leve e ao mesmo tempo tão profunda. Honestamente, ele simplesmente escrever, escreve devidamente, majestosamente bem. A leitura flui, simplesmente segue, a não ser que as lágrimas e risos atrapalhem um pouco. Green provou que também sabe criar personagens apaixonantes, porque amei todos, sem exceção, e Gus e Hazel tem espaço cativo no meu coração. E, para ser sincera, eu leria até a lista de compras de supermercado do John Green.
“- Não sei no que eu acredito, Hazel. Eu achava que ser um adulto significava saber em quem você acredita, mas não tem sido bem assim para mim.”
Acho muito interessante quando um livro modifica o leitor, seja de forma duradoura ou temporária e ACEDE me deixou com uma louca vontade de viver, não sei explicar em que termos nem forma, mas tenho essa vontade de viver, de viajar, de amar, de gritar... Sei lá, qualquer coisa. E juro por Deus que queria dizer mais, falar mais, mas não consigo, e, para encerrar a resenha, vou deixar uma dica para vocês: leiam, agora... Por que ainda não começou?

10 comentários:

  1. Oi, Cris adorei a resenha,emocionante!!!Fiquei Fã do John Green.
    Na minha lista Quem é você,Alasca?.
    Na expectativa para assistir o filme que já está sendo negociado.
    O livro trata de um tema delicado:o câncer, de forma suave,doce, divertida e até mesmo engraçada. Hazel atualmente tem 16 anos, mas desde os 13 tem um câncer no pulmão e nessa condição ela precisa andar sempre com um tanque de oxigênio,por onde vai.Apesar de achar que sua filha está enfrentando essa situação numa boa e tentando levar uma vida normal,porque até faculdade Hazel frequenta,está preocupada com afilha achando que ela esta com depressão,então decide que a filha vai participar de um grupo de apoio.
    Hazel não está aceitando muito bem essa ideia,até que conhece Augustus,um garoto que já teve a doença.John Green nesse livro consegue tratar de um assunto tão triste e delicado, e nesse caso de uma adolescente que está começando a viver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É justamente isso, Vanessa. A Culpa é das Estrelas é um livro que merece ser lido e relido várias vezes.
      Sou fã do John desde Quem é você, Alasca?, mas ACEDE o imortalizou na minha lista de desejo!

      Excluir
  2. Ainda não li o livro mais to querendo ler ja que todos estão falando tão bem dele!
    O livro parece ser realmente legal, apesar de a historia parecer ser bem triste...
    Adorei os quotes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é triste, mas faz rir e chorar ao mesmo tempo. Leia mesma, é tão bom!
      As citações são perfeitas!
      Bjs

      Excluir
  3. Oi Cris!
    A cada resenha que leio fico cada vez mais entusiasmada a ler mas ainda não pude comprar. Eu sou fraca com livros que abordam doenças como o câncer mas também aprendo muito com eles!
    Adorei a resenha!

    Beijos.
    Páginas na Estante
    @pginasnaestante

    ResponderExcluir
  4. Realmente um dos livros mais lindo que já li.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Nossa Cris, tava precisando mesmo ler uma resenha desse livro!! Eu já litem algum tempo e esses dias eu tava no tumblr e o pessoal lá é viciado em John Green né... e ai eu pensei, ah! Saudades desse livro, saudades da história, saudades Hazel, Augustus...!! e ai então lendo a resenha eu meio quee voltei n tempo e agora estou lembrando dos detalhes e tudo! estou sem tempo pra ler e ele tá emprestado. beijos. e ah, o livro é mesmo maravilhoso!

    ResponderExcluir
  6. Sempre vejo resenhas positivas sobre esse livro, então não tem como dizer que eu não tenho vontade de ler o livro. Estou super curiosa mesmo em relação a ele. Será minha próxima aquisição com certeza.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Pensei realmente que este fosse um livro deprimente e que me faria querer pará-lo imediatamente (principalmente depois que uma amiga me explicou um pouco dele), mas estava tremendamente enganada. “A Culpa é das Estrelas” não é de todo feliz quando vê que seus personagens favoritos são portadores de doenças terríveis, mas também não é terrivelmente triste. Ao longo do livro eu ri com as brincadeiras de Hazel e Gus, seus flertes e suas personalidades, consegui me apaixonar a cada segundo por cada um daqueles personagens e torce tremendamente para que um milagre aconteça, mas como eu não estava assistindo um filme de sessão da tarde o Green despedaçou meu coração com o final do livro =/

    ResponderExcluir

Antes de comentar:

Adoraria saber a sua opinião, então não deixe de expor sobre o post! Mesmo querendo muito saber da sua opinião, os comentários precisam ser aprovados, para evitar comentários ofensivos e desrespeitosos.
E peço também que não peça parceria nem divulgue explicitamente o seu blog, pois temos o formulário de contato que serve para tudo isso.
E se você tem um blog, coloca um link para que eu possa visitar e deixar um comentário, mas nem sempre será possível, porém tentarei ao máximo.

Então, agora, deixe-me ouvir você :)

Perfil Perfil Image Map

 
Copyright © 2016 | Junto com Cris Lima | Layout e codificação por Cris Lima | Hospedado pelo Blogger