[Resenha] Estilhaça-me

Estilhaça - me
Páginas: 304
Formato: 23x16cm
Preço: R$25,40
Onde comprar:
Saraiva
Submarino
Autor: Tahere Mafi
Editora: Novo Conceito
ISBN: 97885657651520
Ano: 2012
Gênero: Distopia, Romance
Nota:★★★★☆
Sinopse: Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.
Olá pessoal, esse é a minha primeira resenha de estreia aqui no blog, então espero que gostem!
Estilhaça-me é o primeiro romance feito pela americana Tahereh Mafi e veio com tudo para ser um grande sucesso do romance distópico.
 Juliette tem uma maldição: seu toque é letal! A dezessete anos ela vive como uma excluída da sociedade, odiada pela sua família e por todos que conviviam com ela. Era uma vida solitária e amarga, mas que Juliette enfrentava dia após dia. Com o triunfo do Reestabelecimento (o novo governo global e ditatorial que deveria cuidar e proteger a população), as coisas só pioraram, e nossa protagonista se viu trancada em um porão por quase um ano sem nenhum contato com o mundo externo a não ser por uma pequena janela da sua cela e sem nenhuma interação com algum ser humano. Mas isso tudo vai mudar quando chega um novo companheiro de cela para Juliette, trazendo para ela novas emoções que ela Jamais imagina ter.
O que posso dizer de Estilhaça – me? Eu adorei! A escrita da autora é cheia de metáforas e comparações, o que pode tornar a leitura um pouco arrastada e pesada às vezes, mas essa mesma forma de escrita é o que dá mais emoção e profundidade a protagonista, fazendo nós, leitores, entrarmos de cabeça nas emoções e pensamentos de Juliette. Começamos a ver já um triângulo amoroso se formando em estilhaça-me, entre o Adam, nosso mocinho certinho, fofo e lindo; Warner, perigoso, sádico e lindo, e Juliette. E sei que eu vou contra a corrente quando digo que eu adoro o Adam, mas o Warner tem um quê de perigoso que por dentro tem um grande coração que me cativa muito, e faz eu ser fã dele.
A distopia no livro é uma presença forte e a descrição desse mundo novo é bem marcante, e faz uma alusão as consequências da ganância humana desmedida sobre os recursos naturais e sobre a própria desvalorização da vida humana na sociedade.
Não sobraram muitos animais, mas já ouvi histórias de pássaros que voam. Talvez um dia eu consiga ver um. Atualmente, as histórias têm um enredo tão desordenado que há muito pouco em que se acreditar (...)
Esse primeiro livro da trilogia é bem introdutório, mas possui informações importantes para a série que só serão explicadas mais tarde nos próximos livros. Por isso é bom ler com atenção porque você já vai captando dicas e formulando suas teorias sobre o porquê de algumas situações. Para terminar a resenha só posso dizer que eu super recomendo a leitura de Estilhaça-me para vocês, creio que não vão se decepcionar!

10 comentários:

  1. Eu sempre sou suspeita em comentar resenhas sobre estilhaça-me porque amo demais essa saga já li liberta-me, por isso eu digo prepare os corações rsrsrsr...Eu adoro a escrita de Tahereh ela é simplesmente demais em suas teorias e pensamentos com relação a que acontece com Juliette e em sua volta com nossos queridos Adam e Warner... Amos os dois de coração... Achei a sua resenha pequena, talvez porque eu escrevo resenhas grandes demais... talvez porque quando começo a escrever não consigo parar de falar kkkkk mas gostei sabe porquê? Instiga a curiosidade do leitor rsrs... Parabéns...

    Estou aqui também para convidar vocês a conhecerem o meu blog... ele tem 4 meses e estou tão feliz em entrar nesse mundo blogueiro porque tenho conhecido pessoas maravilhosas nesse mundo. Estou levando o banner para colocar em meu blog, pois quero sempre voltar por aqui... Adorei o Layout, achei diferente e original. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não gosto de escrever muito em resenhas porque acho que acaba com aquele suspense do livro, prefiro criar a expectativa mesmo. :)
      Mas tem horas que a gente gosta de ler a resenha maior para entender melhor o enredo ;)

      Excluir
  2. Estilhaça-me é um livro excelente! É realmente como você disse, bem introdutório, nos explicando um pouco desse novo mundo mas ainda assim com muita coisa a ser trabalhada nos próximos livros da trilogia, e a escrita da autora eu achei excelente, além do ótimo trabalho da NC na edição =)

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a escrita é linda, mas um pouco arrastada demais ... sem muito dinamismo

      Excluir
  3. Cris, não gostei de Estilhaça-me, até abandonei o livro. Acho que por ele se passar na maior parte do tempo em um só lugar e não ter muita ação, isso que ferrou :/

    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris, gostei muito deste livro, meu único porém eram os riscos nas palavras e ou frases. Apesar de terem tudo haver com o enredo, não gosto disto em um texto. Fora isso, estou adorando a série.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não entendo o motivo de todas as pessoas terem gostado tanto deste livro. Ele é bom, eu concordo completamente, mas não é o tipo de livro que você pire completamente para ler, não é como A Seleção que te prende do começo ao fim. Em “Estilhaça-me” eu só comecei a me interessa mesmo pela estória lá pela capítulo 20, o que não é nada agradável, porque antes disto eu pensei realmente em abandonar por está morrendo de tédio, mas uma amiga insistiu para que eu continuasse e assim o fiz até finalmente chegar a um momento em que ele começo a me agradar. O enredo é interessante, bem elaborado, tem uma proposta muito boa, mas a forma como a autora desenvolveu foi precária e extremamente tediosa, ela poderia ter acelerado mais os fatos iniciais para que assim chegasse logo a parte que realmente prendesse o leitor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, realmente não é um livro para ficar louca esperando pela continuação :P

      Excluir

Antes de comentar:

Adoraria saber a sua opinião, então não deixe de expor sobre o post! Mesmo querendo muito saber da sua opinião, os comentários precisam ser aprovados, para evitar comentários ofensivos e desrespeitosos.
E peço também que não peça parceria nem divulgue explicitamente o seu blog, pois temos o formulário de contato que serve para tudo isso.
E se você tem um blog, coloca um link para que eu possa visitar e deixar um comentário, mas nem sempre será possível, porém tentarei ao máximo.

Então, agora, deixe-me ouvir você :)

Perfil Perfil Image Map

 
Copyright © 2016 | Junto com Cris Lima | Layout e codificação por Cris Lima | Hospedado pelo Blogger