[Resenha] O que aconteceu com o adeus

O que aconteceu com o adeus
Páginas: 424
Formato: 16x23cm
Preço: R$43,90
Onde comprar:
Saraiva
Submarino
Autor: Sarah Dessen
Editora: iD
ISBN: 9788516081720
Ano: 2012
Gênero: jovem-adulto, Romance
Nota: ★★★★☆
Sinopse:
Dois anos, quatro cidades diferentes. A vida de Mclean anda assim. Mclean não se importa com isso. Cada nova cidade é a oportunidade de mudar e de tentar ter outra persona. Cada local diferente traz uma oportunidade para ela se reinventar. A garota insolente e alegre. A rainha do drama. A menina disposta a agradar a todos. Desde o divórcio complicado dos pais, ela e o pai se mudam muito, deixando o passado infeliz para trás. Mas o que ocorre aqui em Lakeview, onde ela vem criando raízes,fazendo amigos e apenas tentando ser alguém que ela não é há muito tempo: ela mesma? Teria Dave algo a ver com isso? Ele é a pessoa mais sincera que a Mclean já conheceu. Mclean precisa de tempo, antes que esteja na hora de mudar-se novamente. Tempo para conhecer Dave de perto...ou para confirmar que perdeu a fé nos relacionamentos entre as pessoas.
Este é o meu terceiro livro da Sarah Dessen, que é considerada uma das melhores escritoras de livros jovens adultos. Quanto mais eu leio seus livros mais entendo o porquê.

O que aconteceu com o adeus é uma história de múltiplas personalidades em apenas uma pessoa, ou melhor, várias pessoas dentro de uma única. Quem nunca desejou ser outra pessoa? Ser a prestativa, que ajuda a todos; ser a líder de torcida; ou ser a garota rebelde. Mclean pôde ser todas elas, uma vez que o trabalho do seu pai- recuperar restaurantes da falência- requer que ele viaje muito. Depois de uma separação pública e sofrida dos seus pais, Meclan opta pela vida de viajante com seu pai. E assim, em cada cidade que passou, em cada escola que frequentou,  ela foi uma garota diferente,  com nomes diferentes. Mas quem é a verdadeira Mclean? Talvez em Lakeview, com a ajuda do doce e inteligente Dave ela possa descobrir.  

Certa vez comentei aqui que Sarah Dessen e Elizabeth Scott escrevem histórias que conversam entre si. A diferença clara e nítida entre elas é o ponto de vista narrativo. Apesar das autoras escreverem em primeira pessoa de forma bem fluída, Dessen tem um ponto de vista mais adulto. Com isso o romance demora muito a acontecer, e nem clareza sobre ele temos. Então não vamos refletir sobre o livro pelo ponto de vista romântico,  e sim psicológico.  

Adorei todos os personagens! Dessen sabe criar personagens envolventes, sejam eles principais ou não. E se envolver muito com os personagens é muito bacana, se torna mais real a história na nossa cabeça. Por exemplo: quase sempre as melhores amigas são personagens malucas e sem noção, enquanto as principais são mais sérias. Muitas vezes tenho a sensação de que as autoras criam personagens secundários de maneira tão longe da maioria das pessoas para nos identificarmos com os principais. Pelo menos comigo, esta ocorrência me distancia da obra, por um todo. Se você pretende ler, prepara-se para gostar de todos.  

Como comentei um pouco aí em cima, o romance frustra bastante,  uma vez que fiquei o livro todo esperando, esperando e esperando. Eu sei que todo livro da Sarah é assim, mas a esperança é a última que morre, sempre fico esperando que tenha mais romance. Mas não pense que a falta do forte romance atrapalha o livro, porque entender o motivo da distância da Mclean com a mãe foi muito bem trabalhado, assim como a busca dela para saber quem era, todos os locais em que viveu e todas as garotas que foi não foi apagando a verdadeira Mclean.

Recomendo para que procura um jovem-adulto original,  com foco em drama familiares e auto descobertas.

Um comentário:

  1. Cris, não sei e o leria agora. Achava que o livro seria um pouco mais "divertido", etc, mas pelo visto não é tudo isso não. Vai ser difícil e arriscar agora :C

    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir

Antes de comentar:

Adoraria saber a sua opinião, então não deixe de expor sobre o post! Mesmo querendo muito saber da sua opinião, os comentários precisam ser aprovados, para evitar comentários ofensivos e desrespeitosos.
E peço também que não peça parceria nem divulgue explicitamente o seu blog, pois temos o formulário de contato que serve para tudo isso.
E se você tem um blog, coloca um link para que eu possa visitar e deixar um comentário, mas nem sempre será possível, porém tentarei ao máximo.

Então, agora, deixe-me ouvir você :)

Perfil Perfil Image Map

 
Copyright © 2016 | Junto com Cris Lima | Layout e codificação por Cris Lima | Hospedado pelo Blogger