[Resenha] Simplesmente Ana

Simplesmente Ana
Páginas: 304
Formato: 16x23cm
Preço: R$24,90
Onde comprar:
Saraiva
Cultura
Autor: Marina Carvalho
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581631554
Ano: 2013
Gênero: Romance
Nota: ★★★★☆
Sinopse:
Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha...
Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex.
Mudar-se para Krósvia pode ser tentador — deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha —, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro.
A não ser... A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam.
Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que — ao mesmo tempo — nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta.
Simplesmente Ana foi e não foi uma surpresa, porque esperava me divertir com a história da Ana, mas não contava com gostar tanto. Foi uma bela surpresa nacional; Mariana Carvalho tem muito talento e humor.

A premissa é clichê, é comum; muitas garotas sonham em ser a filha de algum rei em algum lugar, namorar um príncipe e tudo mais. Particularmente, não tenho nada contra clichês, até porque conectar-se com eles é tão fácil, mas já falei algumas vezes que depende da forma que é trabalhado. E Simplesmente Ana é uma história clichê muito bem trabalhada.

Eu não sabia o esperar da Ana antes de ler, se ela seria do tipo “Não quero ser princesa, nem em sonho”, ou mais do tipo “Não acredito, eu sou uma princesa! Vou comprar roupas!”. Mas, e fico feliz com a posição da personagem, ela foi um equilíbrio, de uma garota que sonhava e enxergava que ser princesa era muito mais que usar grandes e caros vestidos. Apesar de tudo, ela é uma pessoa normal, estudante de Direito, que está querendo começar um namoro com um cara bonito e tudo mais. Depois de descobrir filha de um rei europeu, vemos o lado da Ana tentando se adaptar a outra cultura, outras pessoas e um novo eu.

Alexandre, Alex, é o mochinho da história, que no começo está mais para rabugento ou que para mocinho. Mas desde sua primeira faceta, eu caí apaixonada por ele, porque é um cara de 25 anos, maduro e jovem, inteligente e doce também. Como estou muito acostumada com garotos doces, sombrios ou com um quê de mal dos livros YA, ou os caras maduros que não querem se casar dos Romances Históricos, Alex foi um ótimo equilíbrio.

Eu gostei dos personagens secundários, como o pai e mãe da Ana, os funcionários do castelo e a avó de Ana. Não são personagens esquecidos e figurantes, ficamos familiarizados com eles e até podemos criar uma imagem de quem são. Mas teve uma personagem que não gostei, que foi a melhor amiga da Ana. Ela sempre ou é chata ou um pouco cruel ou muito sem noção ou muito, muito chata; não importa muito sua posição na trama, ela foi mal elaborada e falsa, mesmo que na trama não seja de fato assim, para mim ela soou falsa até a raiz do cabelo.

A narração de Marina é muito bacana, porque é fluída, leve e descontraída, cheia de humor e envolvente. Ela conseguiu me transportar para a Krósvia e me sentir um pouco Ana. Sendo assim, seus ambientes são bem descritos, mas na medida certa, aos poucos.

Recomendo o livro para quem gosta de histórias leves, mas muito boas e que não sejam superficiais. O livro é para todo o público, seja jovens ou adultos. Leiam!

Beijos :-)

6 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Já vi bastante resenhas positivas do livro .
    Fiquei com mais vontade de ler depois da tua !
    Ameiiiii
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou com esse livro aqui em casa para ler. Adoro romances assim, clichês. Com certeza vou ficar toda *-* pelo Alex hahaha.
    Adorei a sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu estou loucaaaa para ler esse livro desde que vi essa capa linda.
    Minha amiga achou o rosto da moledo parecido com o da Kristen Stewart, depois que ela me disse isso eu realmente notei que era parecido. Enfim, parece ser um livro ótimo, eu já o tenho aqui, apenas estou tentando arranjar uma brecha entre minhas leituras para lê-o, mas depois de ler essa resenha deu uma vontade enorme de começar.

    ResponderExcluir
  4. Tenho vontade de ler esse livro há muito tempo. Sua resenha, honestamente, foi a melhor que eu já li sobre ele.
    Adoro livros que envolvam princesas, reis, etc. Sou muito fã de A Seleção, inclusive hauha Mas esse livro me chamou muita a atenção porque é nacional e parece ótimo, então une o o útil ao agradável, ou algo assim.
    Beijos, Anna
    http://16livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é SIMPLESMENTE ótimo!! Já li em pdf mas gostaria de ler novamente o livro impresso. Amo romance clichê, e pra quem não leu ainda se preparem pois vão se apaixonar imediatamente pelo Alex!!
    Ótima dica!!

    ResponderExcluir
  6. Eu já tinha comentado nessa postagem a minha ansiedade pelo livro agora que eu já li vou comentar de novo u.u
    Desde que coloquei os olhos na capa deste livro na page da Novo Conceito – quando eles estava anunciando seus novos lançamentos – senti aquela atração imediata, eu precisava ler a todo custo nem que eu tivesse que pedir emprestado, sendo assim comecei a participar – e induzi meu irmão a fazer o mesmo – de promoções nos blogs e por pura sorte acabei ganhando-o no Every Little Book, um blog ao qual tenho muito carinho e sempre estou lá conferindo novidades e comentando nas resenhas maravilhosas das meninas. O livro demorou um pouco a chegar porque a Luiza, aquela fofa, o levou a bienal para que a Marina autografasse par mim, o que me deixou ainda mais ansiosa para recebê-lo, mas eu final de o recebi e o devorei em dois dias. A leitura foi extremamente rápida, ela flui de uma maneira que eu nem senti as horas passarem, as folhas passarem, quando notei já está no final do livro =/ queria uma continuação... Fiquei com aquele gostinho de quero mais.
    O Alexander vai deixar muitas saudades no meu coração, mesmo eu tendo sentido raiva dele porque ele não terminava com aquela vaca daquela namorada metida dele! Eu fiquei pensando o livro inteiro: como um cara fofo daquele fica com uma garota fútil daquela? Porque ele simplesmente não terminava com ela nunca? Senti tanta raiva!!!! Mas o perdoei depois que ele fez o certo u.u

    ResponderExcluir

Antes de comentar:

Adoraria saber a sua opinião, então não deixe de expor sobre o post! Mesmo querendo muito saber da sua opinião, os comentários precisam ser aprovados, para evitar comentários ofensivos e desrespeitosos.
E peço também que não peça parceria nem divulgue explicitamente o seu blog, pois temos o formulário de contato que serve para tudo isso.
E se você tem um blog, coloca um link para que eu possa visitar e deixar um comentário, mas nem sempre será possível, porém tentarei ao máximo.

Então, agora, deixe-me ouvir você :)

Perfil Perfil Image Map

 
Copyright © 2016 | Junto com Cris Lima | Layout e codificação por Cris Lima | Hospedado pelo Blogger