[Resenha] Dezesseis Luas

Dezesseis Luas - Beautiful Creatures
Páginas: 490
Formato: 23x16cm
Preço: R$29,90
Onde comprar:
Submarino
Saraiva
Autor: Margaret Stohl e Kami Garcia
Editora: Galera
ISBN: 9788501086914
Ano: 2010
Gênero: Sobrenatural, romance
Nota:
Sinopse:
Ethan é um garoto normal de uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos e totalmente atormentado por sonhos, ou melhor, pesadelos com uma garota que ele nunca conheceu. Até que ela aparece... Lena Duchannes é uma adolescente que luta para esconder seus poderes e uma maldição que assombra sua família há gerações. Mais que um romance entre eles, há um segredo decisivo que pode vir à tona.
Dezesseis Luas fala sobre um tema que eu, particularmente, não vejo muito em livros, bruxas. É claro que tem um monte de livro por ai no mercado que fala sobre magia e sobrenatural, mas eu sinto que as bruxas não são o enfoque da trama, então foi uma experiência positiva encontrar um livro que desse esse maior enfoque. Nesse primeiro volume (porque, claro, é uma série. Que livros não tem continuação hoje em dia?) conhecemos a história de Ethan, um menino que tem uma vida aparentemente normal e tranquila em uma cidadezinha ao sul dos Estados Unidos e que não via a hora de se mudar e ver os lugares que só conhece pelos livros.
Mas tudo muda quando uma menina nova chega à cidade. A menina é Lena, sobrinha do Velho Ravenwood que nunca era visto fora de casa a tempos. Ethan se sente atraído por Lena Ravenwood na hora e começa a perceber que essa menina pode ter alguma ligação com os sonhos malucos que ele anda tendo.

O diferencial desse livro está em duas coisas, primeiro: O livro é narrado por um menino, o Ethan.
Segundo: O livro fala de bruxas mesmo, com livros, poções, profecias e etc. E também mostra o lado supersticioso de uma pequena cidade que se mantém de tradições.
Fora isso, é o clichê que se vê na maioria dos romances sobrenaturais (se você já leu Interligados, crepúsculo e afins sabe do que eu estou falando), só que na visão do menino. A menina bonitinha, mas diferente, chega a cidade e chama a atenção de todos, ai o protagonista se apaixona por ela no primeiro "oi", simples assim, não tem uma paquera, um envolvimento, uma conversa, nada! Simplesmente acontece, e confesso que isso é algo que me irrita. Outro ponto é mocinha totalmente apática, não fazia nada para tentar mudar a profecia que ameaçava mudar a sua vida drasticamente, só ficava sentada esperando, esperando, esperando...
Enfim, a Lena foi uma decepção para mim. Ethan é um protagonista mais ativo e, graças a isso e ao tema eu não larguei o livro. A escrita das autoras é fácil e objetiva então isso ajudou bastante o desenrolar da história. O enredo era bem interessante, mas a falta de sagacidade da protagonista atrapalhou. Claro que teve umas personagens que agitaram as coisas e no final eu me surpreendi com o desenrolar das coisas.
Eu recomendaria esse livro? Não. Mas como já saiu a adaptação do livro, que tal vocês darem uma chance a adaptação para ver se gostam ou não? Então é isso pessoal, espero que gostem e comentem o que acharam do livro!

8 comentários:

  1. Eu achei tão diferente quando comecei a ler e lá estava um garoto narrando tudo! Poxa, eu nunca tinha lindo um livro com esse ponto de vista, eu até pensei que todo o romance iria para um lado meio chato porque oa garotos nunca são tão romanticos quanto as garotas, mas o Ethan é um cara perfeito! Quero um namorado assim aushauhsauhsauh
    Sinceramente, eu não achei nada chichê, achei realmente muito original e único cada acontecimento ali até mesmo o romance. Isso eu devo discordar com você. Essa é uma das minhas séries favoritas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que isso vai de opinião, não consegui ver a originalidade da série, mas com certeza o Ethan é um fofo, e o fato de ele narrar é muito bom para a série. Bjos

      Excluir
  2. Provavelmente não vou ler, porque assistir ao filme e não encheu meus olhos. Quem sabe não encontro o livro numa super promoção, né? :-/
    Sua resenha desmotivou... mas quem sabe?
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é um pouco diferente do livro, mas se você já não gostou do filme, é um fato complicado.... Mas tenta dá uma chance sim

      Excluir
  3. Oi, Isabela!
    Nunca me interessei em ler a série! :/ Gostei da sua resenha por você realmente dizer o que achou do livro. Gostei da sua opinião. Sempre que não gosto de um livro, tento então ver o filme pra ver se consigo me interessar. Quem sabe dou uma chance?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de ser bem sincera ao falar de um livro, acho muito chato essa coisa de dizer que todos os livros são lindos e maravilhosos. E como um blog é um espaço democrático acho que todos podem dar sua opinião.
      Mas vê se dá uma chance ao filme

      Excluir
  4. Não tenho interesse nessa série, por não curtir essa temática, :\
    Mas já tinha lido outros comentários negativos.
    Abç!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que eu não tinha visto nenhuma resenha negativa antes de ler o livro, então enquanto eu estava fazendo a resenha me senti uma alienígena... rsrs

      Excluir

Antes de comentar:

Adoraria saber a sua opinião, então não deixe de expor sobre o post! Mesmo querendo muito saber da sua opinião, os comentários precisam ser aprovados, para evitar comentários ofensivos e desrespeitosos.
E peço também que não peça parceria nem divulgue explicitamente o seu blog, pois temos o formulário de contato que serve para tudo isso.
E se você tem um blog, coloca um link para que eu possa visitar e deixar um comentário, mas nem sempre será possível, porém tentarei ao máximo.

Então, agora, deixe-me ouvir você :)

Perfil Perfil Image Map

 
Copyright © 2016 | Junto com Cris Lima | Layout e codificação por Cris Lima | Hospedado pelo Blogger