[Resenha] Por isso a gente acabou

Por isso a gente acabou
Páginas: 368
Formato: 15,7x21,6
Preço: R$44,00
Onde comprar:
Submarino
Saraiva
Autor: Daniel Handler
Editora: Seguinte
ISBN: 9788535920239
Ano: 2012
Gênero: Romance, YA
Nota: ★★★★★
Sinopse:
Por isso a gente acabou trata, com a comicidade típica do autor, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. Min Green e Ed Slarteron estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação. Imerso neste universo adolescente, o leitor conhecerá a divertida personalidade de Min, uma garota apaixonada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, e as idas e vindas deste romance, desde o dia em que os dois conversaram pela primeira vez até o instante em que tudo acabou. A artista Maira Kalman, autora de diversas capas da revista The New Yorker, ilustrou cada um dos objetos da narrativa, trazendo cor e descontração a esta história dolorida.
No ano de seu lançamento, Por isso a gente acabou foi muito comentado, principalmente elogios, e rapidamente desejei lê-lo. Era uma promessa de uma leitura original, trabalhando um velho clichê. Pronto, livro lido.
E a verdade é que, porra, eu te amei demais.
Encerrar uma história, um relacionamento, não é fácil. Todos passarão, passam; é quase como uma das regras da vida: você vai nascer, morrer e terá uma desilusão amorosa – não nessa ordem, claro. Nesse livro, temos um romance que começa no final: uma reconstrução do começo explicando o fim. Pronto, esta é outra parte da premissa; a segunda parte é a forma irônica de como o casal que tem tudo para dar errado realmente fracassa. O diferencial de Por isso a gente acabou é que a garota inteligente não dá certo com o cara popular, enquanto em outros livros e filmes a trama termina em pizza.

Min é uma garota inteligente apaixonada por filmes, que quer ser diretora. Alguns filmes foram citados durante a trama e quis assistir todos eles, mas como não sou cinéfila, não desconfiei que eles fossem fictícios e fiquei pesquisando sem achar nada. Mas voltando para Min, gostei muito dela, da forma inteligente da qual ela fala o que pensa. Ela conseguiu ser como toda garota de 16 e também foi original e diferente, mas se apaixonou por Ed.

Ed é o popular jogador de basquete que se apaixona pela Min, mas não sabe muito bem como lidar com ela. Ele é o típico cara popular e, por causa disso, em alguns momentos gostei dele, já em outros não.
Mas eu quero assim mesmo, Ed, quero o que não tem como acontecer, e foi por isso que a gente acabou.
O livro é narrado pela Min, contando por meio de uma carta, entregue numa caixa com outros objetos, o motivo pelo termino. A história em si é clichê, mas a narração, sagaz e irônica, deu um novo gás a toda a história. Sendo assim, a narração foi a coisa mais importante, pelo menos para mim. E só achei o livro incrível porque a narração foi fluida e envolvente. A linguagem é fácil, os dialogo do cotidiano e é difícil não se inserir na trama. Mas devo confessar que no começo foi difícil se acostumar, porque, por exemplo: as falas do Ed são descritas como você falou. Sem querer querendo, foi estranho, mas rapidinho me acostumei.
Além de toda a narração maravilhosa, o livro é composto de várias ilustrações lindas, que ajudam a visualizar as coisas e nossa imaginação corre à solta. Como dizem que uma imagem vale mais que mil palavras e completo dizendo que com 500 dá para descrevê-la perfeitamente, juntos foi muito bom e visualmente lido.

Recomendo o livro para todos, adultos e adolescentes, que gostem de boas histórias. Recomendo principalmente para os fãs de Desventura em Série, já que Lemony Snicket é pseudônimo de Daniel Handler. Recomendo para todos, mas não vou deixar de citar que se você gosta de romance como eu, talvez seja de apertar o coração ver as coisas não dando tão certo, mas vale cada página a experiência.

Leiam e se divirtam! Beijos!

8 comentários:

  1. Pela capa eu acredito que nao interessaria pela historia, mas com a sua resenha fiquei curiosa.
    Não sou muito fã de historias clichês, mas as vezes elas são boas, se tiverem uma boa condução. As vezes a forma como o autor escreve é o que faz de um livro um sucesso ou nao.
    Um beijo Cris

    baianaliteral.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A condução faz toda a diferença em histórias clichês, Tarcila. A condução de Daniel é perfeita e bacana, pegando um clichê e desconstruindo.
      Beijos

      Excluir
  2. Obrigada pela dica! Gostei da premissa do livro e achei bem legal ele ser ilustrado. Não conhecia esse livro, é a primeira resenha que leio de Por Isso a Gente Acabou e o livro realmente chamou a minha atenção. Pq a minha lista de desejados só cresce? :/ Enfim, preciso arranjar mais tempo para ler mais, espero poder ler esse livro em breve, e já estou com o pé atrás com ele pois adoro romance e esse parece irei encontrar o oposto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Andréia, esse talvez seja o ponto em cima do muro. Sou louca por romance, me apaixono pelos personagens e torço por ele, mas gostei do livro, muito mesmo. Nos livros de romances em que tudo dá certo é o nosso desejo, que tudo dê certo, que o casal termine junto. Em livros como Por isso a gente acabou, as coisas parecem reais, mas não menos envolventes. Recomendaria você dar uma chance à trama.

      Excluir
  3. Oláa, to doida pra ler esse livro, fiquei muito curiosa pra saber mais da história *-*
    beeeijos
    http://keetring.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Bom, primeiramente, esse é o primeiro livro que eu leio do Daniel Handler, e me surpreendi, pois eu realmente detestei essa capa, achei ela tão simples, eu sempre gosto daquelas capas que chamam muito a atenção. Vi esse livro na Saraiva, e apenas quando eu li a sinopse que me interessei… Estava completamente louca para lê-lo, e não me arrependi.
    Daniel consegue compreender e demonstrar muito bem o sentimento e a cabeça feminina, cheia de inseguranças, medos, fragilidades, angústias e até mesmo uma pitada de vingança… Passagens como “E a verdade é que, porra, eu te amei demais” ; “Vou largar essa caixa na sua varanda, Ed, mas é você, Ed, quem está sendo largado.” e “[...] seu lindo filho da puta [...]“ demonstram essas incertezas do mundo feminino. Com uma boa dose de humor, inteligência e alguns palavrões, Handler, com certeza fez com que eu perdesse as horas e até mesmo o sono, em busca da tão esperada resposta: Afinal porque eles acabaram? Foi um dos melhores livros que li esse ano!

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo visto tivemos a mesmo opinião sobre a história, mas discordo com a da capa, porque achei simples e perfeita.

      Excluir
  5. Quero muito ler, mas o preço é bem salgado e nunca encontro em promoção.
    Tenho certeza que vou me emocionar e gostar da Min, porque amo filmes!
    Surper bacana sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir

Antes de comentar:

Adoraria saber a sua opinião, então não deixe de expor sobre o post! Mesmo querendo muito saber da sua opinião, os comentários precisam ser aprovados, para evitar comentários ofensivos e desrespeitosos.
E peço também que não peça parceria nem divulgue explicitamente o seu blog, pois temos o formulário de contato que serve para tudo isso.
E se você tem um blog, coloca um link para que eu possa visitar e deixar um comentário, mas nem sempre será possível, porém tentarei ao máximo.

Então, agora, deixe-me ouvir você :)

Perfil Perfil Image Map

 
Copyright © 2016 | Junto com Cris Lima | Layout e codificação por Cris Lima | Hospedado pelo Blogger