[Resenha] Feios

Feios - Trilogia Feios
Páginas: 416
Formato: 21x14cm
Preço: R$15,90
Onde comprar:
Submarino
Saraiva
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera
ISBN: 9788501083708
Ano: 2010
Gênero: Distopia, Romance
Nota:
Sinopse:
Em uma sociedade futurística, todos os adolescentes esperam ansiosos o aniversário de 16 anos, pois então serão submetidos a uma inacreditável cirurgia plástica, que corrigirá todas as suas imperfeições físicas, transformando-os em perfeitos. Tally, porém, acaba se envolvendo em uma conspiração e descobrirá que, por trás de tanta perfeição, se esconde um terrível segredo.

Olá pessoal, Mais uma quarta, e mais uma resenha aqui no Bibliotecando com a Cris. O livro da vez hoje é o Feios do Scott Westerfeld, o primeiro livro de uma trilogia que conquistou várias pessoas e que rendeu ótimas críticas ao Scott, então nada melhor do que eu ler para crer se essa trilogia é tudo isso que falam. E sabe, eu ainda não li os outros dois livros da trilogia, mas eu gostei do que li no primeiro é pelo que tudo indica as críticas boas fazem valer a obra.

Para começar essa resenha preciso dizer que esse livro se passa em um futuro distópico, onde as pessoas são consideradas feias até completarem 16 anos, que é quando suas vidas mudam completamente ao realizarem uma operação as tornam perfeitas. Tally é uma dessas feias que vivem em um alojamento a espera do seu 16º aniversário quando, enfim, irão realizar a operação que as transformará em seres humanos perfeitos.

Como em todo regime opressivo sempre tem aquele grupo de pessoas que não fica muito contente com isso e se rebela, geralmente a protagonista. Contudo, não é bem assim que acontece no caso de Feios. Tally, como todas as garotas e garotos do alojamento quer ser tornar uma perfeita, e não vê a hora disso acontecer para se juntar a seu melhor amigo Peris, que já havia se tornado um perfeito três messes antes dela. Mas algo inesperado acontece e em sua agonizante espera pela operação Tally conhece a Shay, uma feia que não está muito feliz em ter que sofrer uma operação e se torna uma perfeita como todos os outros, ela quer fugir, e quer que Tally vá com ela e é ai que as coisas começam a ficar complicadas para nossa protagonista.

Ao refletir um pouco sobre a história achei muito interessante e fiel essa visão futurista que o autor colocou de nós. Por exemplo, as pessoas no futuro nos vem, como atrasados e burros, e você consegue perceber que isso é um círculo vicioso. Achamos isso das gerações anteriores e as gerações anteriores acham isso das gerações anteriores a elas. Gostei também do mundo que o Scott criou, um mundo que parece que pode desmoronar a qualquer momento, um mundo em que a tecnologia é como o oxigênio, e é assim como mais ou menos eu imagino o futuro, um mundo que parece tão seguro como um cofre, mas tão instável e quebradiço como vidro. As pessoas virando escravas da tecnologia acontece já hoje e a alienação mental está a um passo de acontecer (se já não acontece), mas não aquela alienação sutil, mas aquela tão escancarada que ninguém percebe.

Como qualquer livro tem seu lado negativo, não posso deixar de citar o que me incomodou nesse: a protagonista. No começo do livro, ela era chata e cheia de mimimi, que isso dificultou muito para eu começar a engrenar no livro, porem no começo da metade do livro a Tally se transformou e comecei a me simpatizar mais com ela. O personagem que eu mais me identifiquei foi o David, o ‘namoradinho’ da Tally, que é diferente de todos os personagens do livro, já que ele nunca viveu nas cidades e sim no meio da natureza e a aparição dele nos deu uma visão mais ampla e perspicaz do mundo que o Scott criou. Adorei também o mistério a cerca dos Especiais, a elite da sociedade de Feios...

Acho que vocês já perceberam que eu gostei o livro né? E super recomendo a leitura, ainda mais pela série já ter sido toda lançada aqui no Brasil e ninguém ter de ficar morrendo com a espera da continuação.

3 comentários:

  1. Feios é uma das séries de que mais gostei e que me fez querer ler tudo o que pudesse do Westerfeld (apesar de até agora ainda não ter lido mais nada dele). Se você curtiu Feios, acredito que irá gostar ainda mais de Perfeitos, na minha opinião o melhor de todos.

    Um beijão, Livro Lab

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris, este foi meu primeiro distópico e gostei muito. Pena que ainda não conclui a serie, falta ler Extras.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Eu já me interessei muito em ler esta saga, hoje nem tanto.
    Mas acho que é um dos nomes mais expressivos no tema Distopia.
    Ótima resenha

    www.baianaliteral.com

    ResponderExcluir

Antes de comentar:

Adoraria saber a sua opinião, então não deixe de expor sobre o post! Mesmo querendo muito saber da sua opinião, os comentários precisam ser aprovados, para evitar comentários ofensivos e desrespeitosos.
E peço também que não peça parceria nem divulgue explicitamente o seu blog, pois temos o formulário de contato que serve para tudo isso.
E se você tem um blog, coloca um link para que eu possa visitar e deixar um comentário, mas nem sempre será possível, porém tentarei ao máximo.

Então, agora, deixe-me ouvir você :)

Perfil Perfil Image Map

 
Copyright © 2016 | Junto com Cris Lima | Layout e codificação por Cris Lima | Hospedado pelo Blogger