[Resenha] Enfeitiçadas

Enfeitiçadas - As Crõnicas das Irmãs Bruxas
Páginas: 272
Formato: 16x23cm
Preço: R$ 29,90
Onde comprar:
Submarino
Saraiva
Autor: Jessica Spotswood
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580412307
Ano: 2014
Gênero: Romance, Fantasia
Nota: ★★★★☆
Sinopse:
Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror. Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual será a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos Caçadores de Bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido?
Prepare-se para se encantar com os jovens pretendentes de Cate, abominar o ódio e a repulsa que os Irmãos dedicam a meninas e mulheres, e aguardar ansiosamente pela sequência de As Crônicas das Irmãs Bruxas.
Enfeitiçadas é mais um livro que entrou na minha lista de desejo por causa da capa, que é linda e tem uma diagramação simples, mas a altura. Desde o seu lançamento nos EUA e reforçado pelo anuncio da compra pela a Arqueiro, eu sabia que tinha que ler esse livro. Obviamente, criei expectativas, que foram superadas e frustradas.

A protagonista de Enfeitiçadas é Cate, uma jovem bruxa, que tem duas irmãs mais jovens que, depois da morte da mãe, precisa cuidar de suas irmãs para que ninguém descubra que elas são bruxas, já que o livro se passa num momento depois da caça as bruxas, mais ou menos. Essa responsabilidade cobra vários preços de Cate e suas irmãs, Maura e Tess. E o tempo de Cate está próximo de acabar: antes de completar 17 anos, ela precisa fazer uma difícil escolha entre se casar provavelmente com seu grande amigo de infância, Paul, ou entrar para a Irmandade e ficar longe de suas irmãs. Mas e se Cate quiser outra coisa que pode colocar não apenas ela, mas suas irmãs em perigo, como se casar por amor?

A premissa do livro é essa, mas ela só fica bem mais clara quando pensamos um pouco mais na sociedade da época, antes do fim do século XIX. Na época, é aquele ditado: a mulher é feita para ser vista, não ouvida. As mulheres devem ser dóceis, obediente e não muito inteligentes. Em Enfeitiçadas temos alguns adicionais da fantasia, como os Irmãos e as Irmãs, que caçam as bruxas e fazem de tudo para elas não voltarem ao poder.

Logo no princípio, tive uma antipatia com a Cate e gostei bastante de Maura e Tess. No começo, Cate me pareceu bem monótona, um tanto paranóica. Com o passar das páginas, as atitudes de Maura me pareceram inconsequentes, mesmo com o desejo de liberdade que ela tem, já Cate foi me parecendo mais sensata e menos monótona. Agora, de todos os personagens, quem mais gostei foi Tess, que é uma criança esperta, observadora e bem sábia para a idade de 12 anos.

Com relação aos dois personagens masculinos no livro, Paul, o amigo de infância de Cate que retorna para a cidade depois de algum tempo fora, e Fill, um garoto muito inteligente que vai trabalhar no jardim de Cate para ajudar no orçamento da família. Paul me pareceu bem falso e realmente não gostei dele. Já Fill foi me conquistando com o passar das páginas com sua inteligência e sensibilidade.

A fantasia do livro é muito intrigante, principalmente a parte da profecia, que mesmo fazendo uma previsão lógica, o final me surpreendeu e me deixou ansiosamente na espera do segundo livro, Amaldiçoadas, ainda sem previsão.

Se a fantasia foi maravilhosa, o romance me deixou bem frustrada. Então, eu passei a gostar mais da Cate, gosto do Fill, mas a autora infelizmente fez a coisa num passe de mágica. Apesar de ter química entre os personagens, achei que tudo ocorreu num passe de mágica, do nada os dois estavam apaixonados.

Já sobre a narração de Jessica Spotswood, não tenho nada negativo a falar. O livro é narrado em primeira pessoa sobre o ponto de vista de Cate e conseguiu me deixa curiosa, com medo, incerta, com raiva e muitas outras emoções junto com ela.

Como já citei lá em cima, o final me deixou com um aperto no estomago e terminou terrivelmente bem. Se o primeiro livro me frustrou um pouco, tenho certeza que o segundo livro tem um potencial muito grande para dar uma grande reviravolta e fazer a história ainda mais emocionante.

Sendo assim, recomendo o livro, principalmente para que gosta de fantasias, livros passados no passado e YA
Beijos :)

2 comentários:

  1. Oi Cris, de início eu não estava muito interessada neste livro, apesar de ter achado a capa muito bonita. Mas conforme as resenhas começaram a sair, mudei de ideia.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  2. Eu amei o livro! Muito envolvente , li em apenas 24hrs
    bjs
    Andressa

    ResponderExcluir

Antes de comentar:

Adoraria saber a sua opinião, então não deixe de expor sobre o post! Mesmo querendo muito saber da sua opinião, os comentários precisam ser aprovados, para evitar comentários ofensivos e desrespeitosos.
E peço também que não peça parceria nem divulgue explicitamente o seu blog, pois temos o formulário de contato que serve para tudo isso.
E se você tem um blog, coloca um link para que eu possa visitar e deixar um comentário, mas nem sempre será possível, porém tentarei ao máximo.

Então, agora, deixe-me ouvir você :)

Perfil Perfil Image Map

 
Copyright © 2016 | Junto com Cris Lima | Layout e codificação por Cris Lima | Hospedado pelo Blogger