[Resenha] Carta de Amor aos Mortos

Carta de Amor aos Mortos
Páginas: 344
Formato: 13,7x 21cm
Preço: R$22,41
Onde comprar:
Submarino
Saraiva
Autor: Ava Dellaira
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765411
Ano: 2014
Gênero: Juvenil
Nota:
Sinopse:
Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… Apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky.
Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.

Carta de Amor aos Mortos da Ava Dellaira é o livro resenhado dessa semana, um esperado lançamento da editora Seguinte e que eu tive a oportunidade de conferir antes do lançamento oficial da editora.
O livro conta a história da Laurel, uma menina que vivia uma vida tranquila entre a casa dos pais com sua irmã mais velha May. Até que uma grande tragédia acontece e a nossa protagonista perde sua irmã cedo demais, depois de passado o luto inicial pela irmã ela luta para se reconhecer sem a sua grande amiga e referência e ao mesmo tempo tenta entender porque sua mãe foi para longe e a deixou com a tia e o pai, além de ter de sobreviver ao ensino médio com suas dúvidas e inseguranças.

Basicamente esse é um livro legal que levanta questões sobre um pouco do que é passar por essa época tão complicada entre a infância e a adolescência em formato de cartas para artista que já morreram (pessoas como Kurt Cobain, Judy Garland, Amy Winehouse, River Phoenix e etc.) e durante as cartas, ela conta sobre sua vida e sentimentos e explicava o motivo de ter escrito para esse artista. Bom, eu já falei na resenha de O Diário de Bridget Jones que eu não curti muito a leitura de um livro em formato de carta e, infelizmente, nesse livro não foi diferente. Quanto ao conteúdo, eu até acho que a autora levanta questões bem diversas sobre homossexualidade, violência e até um tema mais pesado que foi abordado mais para o final do livro, só que ela levanta questões demais e trabalha muito poucas, mais da metade do livro ela passa focada só nos sentimentos da Laurel, ai no final ela quer resolver tudo de uma vez. Só que isso não convence ninguém a tempos. Acredito que questões demais deixaram a autora meio perdida narrando, ela não sabia se focava no romance com o cara misterioso ou nos dilemas existenciais.
Outra aspecto é a forma de narrar, preciso dizer que a autora é muito boa em passar sentimentos para o leitor, com certeza se ela buscar outros gêneros literários essa vai ser uma característica muito positiva para ela, só que por esse ser um livro que trazia muitas questões existências e culpa ele ficou pesado para quem lê. Ele traz um sentimento de angústia que me impossibilitava de ler muitos capítulos por dia.

Infelizmente esse livro não funcionou para mim, mas eu sei que tem gente que adora ler sobre questões sentimentais e sobre a vida, para esses esse livro é um prato cheio.

Um comentário:

  1. Poxa, esse livro parece tão legal. Depois da sua resenha, vou pensar se vou ler.

    ResponderExcluir

Antes de comentar:

Adoraria saber a sua opinião, então não deixe de expor sobre o post! Mesmo querendo muito saber da sua opinião, os comentários precisam ser aprovados, para evitar comentários ofensivos e desrespeitosos.
E peço também que não peça parceria nem divulgue explicitamente o seu blog, pois temos o formulário de contato que serve para tudo isso.
E se você tem um blog, coloca um link para que eu possa visitar e deixar um comentário, mas nem sempre será possível, porém tentarei ao máximo.

Então, agora, deixe-me ouvir você :)

Perfil Perfil Image Map

 
Copyright © 2016 | Junto com Cris Lima | Layout e codificação por Cris Lima | Hospedado pelo Blogger