[Resenha] Tabuleiro dos Deuses

Tabuleiro dos Deuses - A Era de X
Páginas: 424
Formato: 16x 23cm
Preço: R$24,90
Onde comprar:
Submarino
Saraiva
Autor: Richelle Mead
Editora: Paralela
ISBN: 9788565530514
Ano: 2014
Gênero: Jovem adulto, Distopia
Nota:
Sinopse:
Justin March, um investigador de religiões charmoso e traiçoeiro, volta para a República Unida da América do Norte (RUAN, após um misterioso exílio. Sua missão é encontrar os responsáveis por uma série de assassinatos relacionados com seitas clandestinas. Sua guarda-costas, Mae Koskinen, é linda, mas fatal. Membro da tropa de elite do exército, ela irá acompanhar e proteger Justin nessa caçada. Aos poucos, os dois descobrem que humanos são meras peças no tabuleiro de poderes inimagináveis.

Como eu não li esse livro antes? É claro que eu não esperava nada menos do que um bom livro da Richelle, mas esse livro superou as minhas expectativas.
Nessa nova série da autora nós conhecemos Mae e Justin, duas pessoas totalmente diferentes. Mae, serve na força de elite da RANU (nação formada depois do denominado declínio da forma de mundo que conhecemos hoje) e acredita fielmente na sua nação e nos princípios doutrinados pela mesma sem contestar. Justin já é um irresponsável ex-servidor da RANU que foi exilado por um motivo misterioso e que não liga muito para a vida e está entregue ao vício de drogas e álcool. Normalmente, seus mundos nunca se cruzariam, mas isso muda quando Mae se descontrola no velório de um petroriano (nome dado aos super soldados da RANU )e ela é designada a uma tarefa totalmente diferente a qual não estava acostumada e preparada: encontrar um servidor exilado em uma das províncias inóspito fora da sua nação, traze-lo de volta e virar sua guarda- costa. E é a partir dai que a aventura começa.
Nesse primeiro livro a morte de patrícios (como são chamados os grupos étnicos que se apegaram a características físicas específicas para formação da sua "tribo" e que apesar de viverem na RANU seguem reclusos no seu território)deixa as autoridades desesperadas, pois não havia uma explicação e nem pistas de como e quem estaria fazendo aquilo. E é ai que entra nosso casal para tentar desvendar o mistério antes que a próxima pessoa morra.

Como vocês já devem ter percebido, esse livro se trata de uma distopia (governo controlador, falta de liberdade religiosa e ideológica, falta de liberdade de "ir e vir" e etc.). Só que essa distopia trouxe uma abordagem totalmente nova.
Os protagonistas nessa série não estão insatisfeitos com o governo ou o sistema, pelo contrário, se orgulham e adoram sua nação. O foco aqui é o sobrenatural e o mistério acerca da manutenção do Estado, com questões religiosas e morais e o sobrenatural que dá o "algo a mais" da história.
O mistério foi muito bem construído e deu para perceber que ela fez uma pesquisa sobre antigas crenças e religiões para montar o livro, digo o mesmo em relação a estrutura desse novo mundo, apesar de não ter tido explicações mais concretas sobre o governo e como tudo mudou, dá para perceber que aos poucos ela vai aprofundar mais a questão nos próximos livros. A construção dos personagens também foi divina, os dois trouxeram conteúdo e dinamismo a trama, com muitas falas ácidas entre os dois. Tessa, uma personagem secundária, também se mostrou com grande potencial e agregou mais a história. Resumindo, Richelle só acertou na composição dos personagens e da história em si.
Contudo, apesar de ter gostado do mistério, da investigação e de como tudo se desenrolou o final deixou a desejar. Eu esperei muito mais do que li e isso me frustou, depois de várias páginas de expectativa e investigação a revelação de quem matou aquelas pessoas foi muito fraca para tudo que foi apresentado. E apesar de saber que é uma série o gancho para o próximo livro foi bem sutil.
Bom, apesar do final um pouco desanimador eu adorei a história, e espero que no próximo livro da série ela dê um gás a mais. Recomendado muito a leitura.

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar:

Adoraria saber a sua opinião, então não deixe de expor sobre o post! Mesmo querendo muito saber da sua opinião, os comentários precisam ser aprovados, para evitar comentários ofensivos e desrespeitosos.
E peço também que não peça parceria nem divulgue explicitamente o seu blog, pois temos o formulário de contato que serve para tudo isso.
E se você tem um blog, coloca um link para que eu possa visitar e deixar um comentário, mas nem sempre será possível, porém tentarei ao máximo.

Então, agora, deixe-me ouvir você :)

Perfil Perfil Image Map

 
Copyright © 2016 | Junto com Cris Lima | Layout e codificação por Cris Lima | Hospedado pelo Blogger