[Resenha] O Teste

O Teste: Seu Tempo Está Acabando...
Páginas: 320
Formato: 14 x 21cm
Preço: R$ 34,50
Onde comprar:
Saraiva
Submarino
Autor: Joelle Charbonneau
Editora: Única
ISBN: 9788567028231
Ano: 2014
Gênero: Distopia, Ficção Científica
Nota: ★★★★★
Sinopse:
No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam.
Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?“
É muito bom quando um livro te surpreende, principalmente quando é uma leitura que você não espera tanto. E foi justamente o que aconteceu. Depois de Jogos Vorazes, não deixei de me referenciar com ele. Apesar de não deixar de lado esta referência, vou confessar que gostei mais de O Teste. É um thriller, cheio de tensão, com ação, autoconhecimento e reflexão. Não sei como não tive um ataque cardíaco.

No livro, vamos conhecer a Malencia, mais conhecida como Cia, que quer ser escolhida para O Teste, programa para formação de líder, entrar na universidade e tudo mais. Para isso, ela passou todos os anos escolar se dedicando para ser melhor e mais brilhante. As coisas começam a mudar depois que, após ser selecionada, seu pai, que já tinha participado do Teste, parece preocupado. Talvez Cia tenha que ser inteligente o suficiente para sair de lá com vida. Para isso, ela vai contar com Tomas e mais alguns amigos. Mas será que ela pode confiar em alguém?

Ao decorrer das páginas, conhecemos o resto do que sobrou do mundo depois de uma guerra. Cidades devastadas, animais que sofreram mutações, água contaminada, várias plantas venenosas e pessoas se adaptando e tentando viver. Caso passe, Cia talvez tenha que liderar um mundo caótico. Mas primeiro, ela terá que ser testada, com provas de que vão de habilidade lógica à sobrevivência.

A premissa foi essa e não podemos negar que ela é ótima. Mas ela não seria nada se o desenvolvimento não fosse espetacular. Narrado em primeira pessoa, Joelle conseguiu nos deixar num clima de tensão. Depois de alertada pelo pai, Cia se questiona sobre tudo, cada pequena coisa, e esses questionamentos também seriam os meus, então o sentimento de tensão é quase palpável. Como se não pudesse ser melhor, a narração fluiu e no outro dia eu já estava desesperada esperando pela continuação.

A trama é bem arquitetada e complexa. O mundo é caótico, mas as coisas fazem sentido, então não temos pontas soltas, excesso ou falta de sentido, tirando uma coisa outra que tenho quase certeza de que teremos mais informações nos próximos livros. Mas nada atrapalhou o entendimento e visualização do espaço.

Os personagens foram bem constituídos. Cia é inteligente, com compaixão e esperta. Em nenhum momento eu pensei “Eu não acredito que você fez isso. É tão obvio que vai acabar em m* ou coisa do tipo. Tudo porque a Cia é madura e pensa nas suas ações. E o Tomas não é muito diferente, tirando a parte que em um momento ou outro eu tive um desses pensamentos para ele.

E se você questiona sobre um romance... Tem, mas é tão pouco que quase não tem. Não fiquei com expetativa com o romance, mas isso não quer dizer que não torci. Entretanto, torci primeiro que eles sobrevivessem.

O melhor de tudo é que a trilogia foi comprada para o cinema e possivelmente teremos uma superprodução, que tem tudo para ter muito sucesso. Vamos cruzar os dedos.

Enfim, como vocês puderam ler, eu amei o livro, estou ansiosa para ler a continuação. Também gostei da capa, que é conivente com a história e que a Única caprichou em alguns detalhes. Porém encontrei alguns erros de digitação, mas nada muito grande ou que atrapalhe. Sendo assim, recomendo O Teste para quem gosta de uma boa distopia ou apenas um bom livro, para adolescentes e adultos.

Beijos

Um comentário:

  1. Gentee acabei de compra o box desse livro, nunca li Maze Runner ou Jogos Vorazes mas esse confesso estou supperr ansiosa pra ler. Bjinhos.

    http://yuugracindo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Antes de comentar:

Adoraria saber a sua opinião, então não deixe de expor sobre o post! Mesmo querendo muito saber da sua opinião, os comentários precisam ser aprovados, para evitar comentários ofensivos e desrespeitosos.
E peço também que não peça parceria nem divulgue explicitamente o seu blog, pois temos o formulário de contato que serve para tudo isso.
E se você tem um blog, coloca um link para que eu possa visitar e deixar um comentário, mas nem sempre será possível, porém tentarei ao máximo.

Então, agora, deixe-me ouvir você :)

Perfil Perfil Image Map

 
Copyright © 2016 | Junto com Cris Lima | Layout e codificação por Cris Lima | Hospedado pelo Blogger