[Resenha] Voos e Sinos e Misteriosos Destinos

Voos e Sinos e Misteriosos Destinos
Páginas: 312
Formato: 14 x 21cm
Preço: R$ 29,90
Onde comprar:
Saraiva
Submarino
Autor: Emma Trevayne
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765435
Ano: 2014
Gênero: Infantojuvenil
Nota: ★★☆☆☆
Sinopse:
Nesta fábula moderna, com gosto das aventuras clássicas que encantam os jovens leitores há tantos anos, conhecemos a história de Jack Foster, um garoto de dez anos que, como qualquer um da sua idade, sonhava viver grandes aventuras. Ele morava em Londres mas estudava em um colégio interno, voltando para casa apenas nas férias, quando ficava completamente entediado.
Mas, um certo dia, Jack atravessa uma porta mágica e, do outro lado, encontra uma cidade ao mesmo tempo muito parecida e muito diferente daquela que conhecia. Em Londinium, apesar de reconhecer as ruas e prédios, ele encontra um cenário steampunk, com engrenagens e fuligem por todos os lados. Por ali era raro encontrar alguém que não tivesse nenhuma parte do corpo feita de metal. E era justamente isso que a Senhora - uma mulher rígida e temperamental que governava a cidade desde sempre - buscava: um filho de carne e osso.
Jack logo descobre que aquele lugar era extremamente perigoso, e que voltar para casa não seria tão fácil quanto tinha sido chegar até ali...
Juntando Steampunk, um gênero da ficção cientifica que ocorre na época vitoriana, numa sociedade muito desenvolvida tecnologicamente para a época, com fantasia infantojuvenil, aguardei o lançamento de Voos e Sinos e Misteriosos Destinos ansiosamente. Vejam, eram dois estilos que curto muito e, obviamente, quis conferir essa interação.

A história começa na grande Londres do século XIX ou XX, nos apresentando Jack Froster, filhos de pais ricos e distantes, que passa boa parte do tempo na escola e quando em casa, recebe mais atenção dos criados, mas nem toda atenção é carinhosa. Sua mãe o considera estranho, com sua paixão por engrenagens e viver uma grande aventura. Logo no começo somos apresentados ao Lorcan Havelock, um feiticeiro que está a procura de um novo filho para a Senhora. Haverlock encontra Jack e percebe que ele é o que estava procurando. Por meio de uma fiçura numa das paredes do Big Bem, Jack conhecerá Londinium, uma cidade tão parecido com Londres, mais ao mesmo tempo tão diferente. Fantástica. Então Jack está com a Senhora, recebendo tudo aquilo que nunca recebeu em casa. Mas as coisas não duram para sempre e para voltar para casa, Jack terá que encontrar o pássaro mecânico, que está quebrado, morto. Mas nem tudo fica morto para sempre.

Vejam, a premissa promete muito aventura, numa fantasia rica e de tirar o folego. E realmente a fantasia foi maravilhosa. Londinium é cheia de coisas diferentes: pessoas que são pessoas, mas não normais; autômatos, fadas e dragões. Ótimo local para uma grande aventura. Contudo, infelizmente, me decepcionei com o livro. Levei um bom tempo me perguntei por que a leitura se tornou maçante, o que faltava. Bom, depois de analisar, percebi que faltou magia.

A narração é em terceira pessoa feita por um narrador onisciente, frio e distante. Há muitas descrições maçantes, que me fizeram pular de parágrafos, porque houve certa enrolação que foi desnecessária. E numa história Steampunk para o público infantojuvenil, é preciso ter uma narração empolgante e mágica.

Jack apesar de tudo foi um bom personagem. Ele tem 11 anos, muito inteligente e corajoso, com muito desejo de ter uma grande aventura. Facilmente me apeguei com ele e torci para que as coisas acabassem bem. Outros personagens até me fizeram simpatizar com eles.

O livro também nos apresentou uma grande reviravolta que não esperava e até deu uma empolgação, mas foi lá para as últimas páginas, então a empolgação acabou chegando tarde.

Na edição da Seguinte, além de contar com uma capa maravilhosa, também temos algumas ilustrações bem legais.
Para concluir, o livro tem sim uma ótima fantasia, muito bem elaborada, mas a narração deixou a desejar e tirou o brilho da história, tornando-a chata. Por isso, não recomendarei o livro nem para o público adulto que busque uma história divertida, muito menos para o infantil. Como sempre neste caso, deixo por conta e risco de vocês.

Beijos :)

2 comentários:

  1. Nunca li nada steampunk e realmente não sei se faz meu estilo, mas esta história me chamou atenção, porém duvidosa. Lerei outras resenhas para ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo, Mari. A fantasia, o mundo criado, é muito bom. Você também pode ler algumas partes do livro antes.
      Beijos.

      Excluir

Antes de comentar:

Adoraria saber a sua opinião, então não deixe de expor sobre o post! Mesmo querendo muito saber da sua opinião, os comentários precisam ser aprovados, para evitar comentários ofensivos e desrespeitosos.
E peço também que não peça parceria nem divulgue explicitamente o seu blog, pois temos o formulário de contato que serve para tudo isso.
E se você tem um blog, coloca um link para que eu possa visitar e deixar um comentário, mas nem sempre será possível, porém tentarei ao máximo.

Então, agora, deixe-me ouvir você :)

Perfil Perfil Image Map

 
Copyright © 2016 | Junto com Cris Lima | Layout e codificação por Cris Lima | Hospedado pelo Blogger