Falando sobre estantes/livreiros

Ter um canto especial para os livros é o sonho de muita gente. O velho desejo de ter uma biblioteca particular. É praticamente unânime, você começa a ler, compra um livro, depois o número sobe para dois, três, dez livros ao mês. Pronto, você acumulou livros. Então você começa a visualizar uma estante cheia de livros, bem organizada e decorando algum ambiente. Veja que legal, tudo está correndo bem, até que você pode sair pela sua cidade e não encontrar estantes resistentes (vejam, um livro é leve, mas 30 não) para livros e se encontrar, prepara bem o bolso, porque não é bagatela. Muitos recorrem à marcenaria e encomenda sua própria estante, que, em muitos momentos, é a opção mais econômica e há a possibilidade de ser toda moldada por você. Porém algumas pessoas preferem uma opção mais rápida, que se pesquisar bastante, dá para ter um preço bom. Por isso, trago indicações de estantes para todo tipo de acumulador: os só vou ter em média de 100 livros, os estou apenas começando e não sei onde irei parar e os quero ter 1000 livros.

Antes de começar, vou mostrar os dois modelos de estantes que tenho e o preço que paguei em cada uma. Minha primeira estante foi o livreiro BL 01-06 com 4 prateleiras da BRV que custou em média R$270,00, numa promoção na Americanas. Ela é bem bonita, dá para colocar em média uns 250 livros (dá para ver um envergamento sutil nas prateleiras com o passar do tempo), mas não quis comprar do mesmo modelo na segunda para juntá-las por causa do acabamento. Como vocês podem ver na foto, ela tem um acabendo nas laterais que esconde o encontro das prateleiras com as laterais de sustentação, dando a impressão de que a lateral é bem grossa. Não gostei da ideia de juntar duas do mesmo modelo e ficar esse excesso de madeira junto.
Então na minha segunda estante eu quis brincar um pouco e resolvi comprar uma que não suporta muitos livros, para cada prateleira é recomendado ter 2kg, peso maior enverga notavelmente. Eu já comprei a estante regular BE 08-06 com 5 prateleiras da BRV, que custou R$200,00 no Extra, sabendo que não poderia colocar muitos livros e então foi para ser bem decorativa mesmo. E hoje tenho um pouco mais que 360 livros, talvez
uns 380 e já preciso de outra estante (na verdade, eu sempre preciso de uma nova estante) e a próxima será igual a da primeira. Mas num futuro tenho pretensão de encomendar uma big estante que até já tenho orçamento, que beirou ao R$1800,00 com vidro de correr.

Agora vamos para as indicações e vou começar fazendo um alerta: observe a espessura das prateleiras se não quer que elas enverguem. Minhas prateleiras tem 1,5 cm de espessura e muito peso inevitavelmente faz com que enverguem. Como livros são bem pesados se amontoados, recomendo que para não envergar, opte para prateleiras que tenhas espessura entre 2 a 3cm se há a pretensão de lotar.

Para quem tem poucos livros
Estante 4 Prateleiras - Branca - Politorno, com faixa de preço de R$200.

Livreiro BL 13 5 Prateleiras Branco - BRV com faixa de preço entre R$200 a R$300.

Para quem tem boa quantidade de livros
Livreiro BL 14 5 Prateleiras Branco com faixa de preço entre R$250 a R$380.

Estante Caracol 10 Prateleiras e 12 Nichos - Branca - Politorno com faixa de preço de R$400.

Para quem quer montar uma biblioteca
A BRV tem uma coleção de livreiros BL de várias larguras que juntas, pode ser uma boa opção. Outra opção é com a estante Caracol, que pode ir comprando e juntando.

Beijos e até mais :)

9 comentários:

  1. caramba, gostei bastante, ainda nao tenho muitos livros pra poder preencher uma estante por isso, ainda nao vale a pena comprar, mas eu quero muito uma, por enquanto vou esperar mais aquisiçoes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também esperei, Emanoelle! Ver uma estante vazia é de doer o coração, não é? E fico feliz que tenha gostado do post.

      Excluir
  2. Ah, gostei muito das indicações! Eu só tenho uma prateleira onde ponho os meus livros, então ando pensando em comprar uma até o fim de ano. Então, vai ser bem ultil sua dica sobre a espessura das prateleiras.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Mariana! Nem sempre achamos essas informações, para estantes de livros realmente tem que ter a estrutura reforçada. E espero que a sua estante fique linda :)

      Excluir
  3. Gostei dos modelos. Eu tenho uma estante bem simples que comprei aqui na minha cidade. Ela não é bem para livros, mas o preço não foi muito caro... acho que foi em média 350.

    ResponderExcluir
  4. Ahh, quando fui procurar algo para por meus livros, 3 fatores complicaram:
    - Preço. Tudo tão simples e caro.
    - Tamanho e espaço. O que eu achava legal era muito grande ou não tinha como por no meu quarto.
    - Quantidade de livros. Os meus livros cabem no momento em um nicho, mas a coleção aumenta e vou precisar de mais alguma prateleira.

    ResponderExcluir
  5. Minha estante/livreiro foi adaptado do escritório da minha mãe, ele tem portas e até prefiro assim pois consigo esconder a baguncinha que fica lá às vezes, mesmo porque aproveito para guardar outras coisas além de livros, como dvds e cadernos. Mas esses dias vi promoção de livreiro por R$160,00 na americanas, mas o que mata é o frete!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    A última estante cheia de livros é um sonho de consumo!!!
    As dicas foram ótimas e consegui visualizar melhor as estantes.

    ResponderExcluir
  7. prefiro a prateleira de biblioteca kkkk dá mais espaço e você não precisa ficar comprando várias vezes um novo livreiro

    ResponderExcluir

Antes de comentar:

Adoraria saber a sua opinião, então não deixe de expor sobre o post! Mesmo querendo muito saber da sua opinião, os comentários precisam ser aprovados, para evitar comentários ofensivos e desrespeitosos.
E peço também que não peça parceria nem divulgue explicitamente o seu blog, pois temos o formulário de contato que serve para tudo isso.
E se você tem um blog, coloca um link para que eu possa visitar e deixar um comentário, mas nem sempre será possível, porém tentarei ao máximo.

Então, agora, deixe-me ouvir você :)

Perfil Perfil Image Map

 
Copyright © 2016 | Junto com Cris Lima | Layout e codificação por Cris Lima | Hospedado pelo Blogger