[Resenha] Predestinados

Predestinados
Páginas: 320
Formato: 16x23cm
Preço: R$29,90
Onde comprar:
Saraiva
Submarino
Autor: Josephine Angelini
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580572209
Ano: 2012
Gênero: YA, Romance
Nota: ★★★★★
Sinopse:
Helen Hamilton passou a vida inteira tentando disfarçar o fato de que é uma garota diferente, mas agora, aos dezesseis anos, isso está cada vez mais difícil. Não apenas por causa de sua força sobre-humana ou porque às vezes, sem motivo aparente, pessoas estranhas simplesmente a atacam, mas também porque ela teme que seu juízo esteja seriamente comprometido. Pesadelos recorrentes com uma estranha viagem pelo deserto e a visão de três mulheres derramando lágrimas de sangue a tem atormentado noite e dia. Ao mesmo tempo, um impulso inexplicável, incontrolável, passa a dominar seus pensamentos: Helen quer matar Lucas, um dos rapazes da glamorosa e misteriosa família Delos. À medida que descobre mais sobre sua verdadeira origem, ela percebe que a relação dos dois está submetida não só à sua vontade, mas a forças e tradições ancestrais.
Predestinados é inspirado na Ilíada, de Homero. A feliz combinação de mitologia grega e romance faz com que o livro seja imediatamente comparado a Crepúsculo e Percy Jackson e os olimpianos.
Assim que Predestinados foi lançado lá em 2012, fiquei fascinada pela capa, curiosa depois da sinopse e resolvida a ler depois de ver umas resenhas bem positivas. Vejam, levei muito tempo para ler, mas não há arrependimentos: Predestinados é muito bom. E para quebrarmos um pouco o padrão das resenhas, hoje teremos uma lista do porque o livro é bom.

1. Temos mitologia grega para esbanjar
Não li Percy Jackson, mas sempre gostei muito da mitologia grega, na verdade, de quase toda mitologia. A história está baseada nos descendentes de vários heróis e vilões dos mitos gregos, não só sobre os Deuses do Olímpio. Helen, nossa protagonista, tem 16 anos e é bem diferente, coisa que ela sempre tenta esconder. Tudo está no controle até que a família Delos surge na cidade e Helen começa a ter sonhos estranhos com mulheres chorando sangue, que são as Fúrias. Essas Fúrias fazem com que Helen, sem explicação ou mesmo controle, assim que vê alguém da família Delos, principalmente Lucas, o desejo de matar. E quando digo matar, é matar mesmo. Tudo porque Helen e Lucas são descendentes de heróis gregos e a família Delos acaba se tornando a fonte de respostas para Helen entender o quanto é diferente, o quanto é poderosa.

2. A narração te sequestra
Quanto temos uma história fortemente baseada em mitologia, existem dois caminhos: você conta as narrações mitológicas bem ou conta mal e a história perde aquele poder de seduzir. Na época em que estava cursando Letras, certas aulas de literatura foram sobre literatura grega, lemos um pouco de a Odisseia, Ilíada e afins; para minha surpresa, descobrir uma mitologia grega para lá de grande e a literatura totalmente cheia de links. De volta a Predestinados, devo alertá-los de que não existe a intenção de contar as histórias, apenas de nos situar, o que foi feita muito bem, de forma leve e sem deixar confusa. Então foi bem legal encontrar uma narração fluida e envolvente.

3. Os personagens são envolventes
Gostei muito da Helen e do Lucas, assim como me encantei por uma série de personagens da família Delos. Há uma relação de camaradagem entre eles que foi bem divertida e legal.

4. Temos um romance proibido
As coisas para Helen e Lucas não começam muito bem com um querendo matar o outro, mas de alguma forma eles vão desenvolvendo sentimento um pelo outro. E como se as coisas já não estivessem ruins, um romance entre os dois pode ser o desencadeador de uma disputa que começou na Grécia Antiga.
— Essa é a coisa engraçada de ser um Descendente — disse Lucas sorrindo no ar cor-de-rosa do frio amanhecer. — Nossas lutas podem destruir o mundo inteiro, mas para nós são apenas brigas de família. E ninguém jamais age de forma racional quando envolve a família.
5. O livro surpreendeu
Em boa parte dos livros que leio, tenho muitos bons palpites sobre o desenrolar da trama e até do final. Não que seja ruim prever, mas nada melhor do que se surpreender um pouco, para deixar nosso coração na mão sem saber como as coisas iam acabar. Aconteceram muita coisa que não esperava, pessoas importantes e segredos surgem e ainda prometeu muito mais do mesmo.

6. Não tem como não desejar a sequência
Muitas coisas aconteceram, no primeiro livro algumas coisas foram solucionadas, mas há toda promessa de muita tensão para o próximo livro, que quero muito ler.

Como puderam ver, gostei muito de Predestinados e recomendo a leitura paraquem curte um bom YA.

Beijos :)

8 comentários:

  1. Oiiê, nossa eu ainda não tinha visto falar nesse livro, kkk
    Mas a capa é bem legal mesmo, espero poder ler o livro um dia, kkk,
    acho que vou gostar, pela sua critica acho que o livro deve ser bom
    Bjks

    Passa No Meu Blog : http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie Cris
    li o livro assim que lançou, e até cheguei a entrevistar a autora. But, o romance não me prendeu. Infelizmente. Achei o casal muito sem sal, e a mitologia poderia ter sido melhor explorada. Infelizmente a intrínseca ainda não publicou a continuação, e pelos meus cálculos nem devem publicar, o que é uma pena.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  3. Cris!
    Adoro mitologia e não apenas a Grega, toda ela, vem sempre com muitos significados e aprendizado.
    Gosto de livros YA, tem sempre aventura, algumas risadas e um romance, que aqui no caso é quase moral...
    A capa realmente é belíssima!
    Gostaria de ler.
    “Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.” (Clarice Lispector)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olha amiga eu já tive muita curiosidade de comprar esse livro, mas acabei desistindo, porque eu não sabia o que esperar e estava com medo de ser de terror =x
    Mas pelo que você escreveu ai eu gostei bastante e achei legal a forma como você desenvolveu a sua resenha. Muito interessante. Meus parabéns =]

    Continue assim

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-miley-cyrus-she-cant-stop.html

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro, gostei muito de saber que trata sobre mitologia e que é um YA dos bons. Gostei desse estilo de resenha.
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ser bem legal e o livro tem uma capa linda. Já ele em bons descontos ;)
    Gostei dessa forma de resenha, Cris.

    ResponderExcluir
  7. Olá Cris!
    Adorei o jeito como vocês fez a resenha, ficou bem rápido e melhor de ler, deveria fazer assim mais vezes rs. Nunca tinha visto esse livro antes mas achei interessante, também gosto de mitologias e é sempre bom quando um autor acerta nesse ponto na história. A capa é muito bonita mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Realmente a capa é muito linda!! Gostei desse estilo de resenha, fica mais claro, mais fluído. E quanto ao livro, fiquei com vontade de ler, adoro quando o final me surpreende, acho um pouco chato quando o desenrolar é muito previsível.

    ResponderExcluir

Antes de comentar:

Adoraria saber a sua opinião, então não deixe de expor sobre o post! Mesmo querendo muito saber da sua opinião, os comentários precisam ser aprovados, para evitar comentários ofensivos e desrespeitosos.
E peço também que não peça parceria nem divulgue explicitamente o seu blog, pois temos o formulário de contato que serve para tudo isso.
E se você tem um blog, coloca um link para que eu possa visitar e deixar um comentário, mas nem sempre será possível, porém tentarei ao máximo.

Então, agora, deixe-me ouvir você :)

Perfil Perfil Image Map

 
Copyright © 2016 | Junto com Cris Lima | Layout e codificação por Cris Lima | Hospedado pelo Blogger